Papo Espírita | #242 - COMO ACOLHER CRIANÇAS E JOVENS EM SOFRIMENTO?

Comunhão Espírita de Brasília 03/11/2022 (há 3 anos) 45:04 355 visualizações

Papo Espírita | #242 - COMO ACOLHER CRIANÇAS E JOVENS EM SOFRIMENTO? O Programa PAPO ESPÍRITA, é uma produção da Comunhão Espírita de Brasília, através da TV Comunhão. Em bate papo leve e descontraído, diversos temas da vida cotidiana e da espiritualidade são debatidos à luz da Doutrina Espírita. Uma nova edição do programa Papo Espírita vai ao ar toda quinta, às 19 horas, no canal da Comunhão Espírita, no Youtube! #PapoEspirita #comunhãoespírita TV Comunhão - Inscreva-se no nosso canal, deixe seu like e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que acontece na Comunhão Espírita de Brasília. Canais de Mídias e Redes Sociais da Comunhão Espírita de Brasília: HomePage: http://www.comunhaoespirita.org.br Rádio Comunhão: http://www.radiocomunhao.com.br TV Comunhão: http://www.tvcomunhao.com.br Facebook: http://www.facebook.com/comunhaoespirita Instagram: http://www.instragram.com/comunhaoespirita Twitter: http://twitter.com/ComunhaoOficial COMUNHÃO ESPÍRITA DE BRASÍLIA Missão: Promover o Ser Humano, facilitando-lhe o acesso ao Conhecimento da Doutrina Espírita, amparando-o e ofertando-lhe os meios para vivência cristã. Visão do Futuro: Ser uma Casa Espírita de excelência na sua organização, na geração de conhecimento, na educação, na difusão doutrinária, na assistência espiritual e social , com estímulo a vivência cristã. ESPIRITISMO O termo "Espiritismo" é sinônimo de Doutrina Espírita, porém, frequentemente, é utilizado erroneamente para designar qualquer prática do mediunismo (comunicação com os Espíritos), ou confundido com cultos afro-brasileiros (Umbanda, Candomblé, entre outros). O Espiritismo é uma doutrina que trata da natureza, da origem e do destino dos Espíritos e de suas relações com a vida material. Traz em si três faces: filosofia, ciência e religião (moral). Os adeptos da Doutrina Espírita são os espíritas e suas práticas se baseiam no estudo das obras básicas da Codificação e na assistência material e espiritual aos necessitados. Quando Surgiu? Foi revelada por Espíritos Superiores e codificada (organizada) em 1857 por um professor francês conhecido como Allan Kardec. Surgiu, pois, na França, há mais de um século. Porque estudá-lo? Em João 8:32, Jesus disse: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará ." Para sermos, verdadeiramente, espíritas – porque é impossível compreender e viver uma Doutrina tão complexa e abrangente sem dominar seus conhecimentos básicos.

Transcrição

bem-vindo ao papo Espírita A espiritualidade na sua vida sejam todos bem-vindos mais um papo espírita no ar hoje nós estamos com uma convidada muito especial que a gente gosta muito de trazer aqui finalmente ela retornou aqui pro nosso novo estúdio Daniela migliari que é jornalista escritora palestrante Espírita consteladora familiar né Daniela autora de livros a gente já trouxe você aqui para falar do seu primeiro livro que foi o abraço à sombra e hoje a gente te trouxe de novo para falar sobre esse livro aqui tô aqui com você que trata de nove posturas do acolhimento às crianças e jovens em sofrimento exato Miriam bem-vinda também então Daniela conta para nós como surgiu a ideia desse livro e sobre o que ele trata bom primeiro agradecer a o convite de vocês né pra gente estar aqui juntas de novo houve tantos papos espíritas já né Sim já fizemos vários exato então assim esse é um livro que surgiu mesmo de eh inspirações né que eu fui entrando em contato sempre com esses temas de criança ferida de adolescente ferido e dentro do da nossa psiquê das experiências que a gente vive no nosso dia a dia e mais ou menos em outubro do ano passado eu fui entrando também nesses lugares interiores meus e entrando em contato também com aspectos de de de trauma que todos nós vivemos traumas e movimentos interrompidos em direção à mãe em direção ao pai em situações diversas da vida né e ao viver essa experiência que foi profundamente silenciosa interna minha essas frases foram chegando como movimentos de solução e a cada frase que chegava eu escrevia uma explicação dessa frase né e obviamente Eu também sou casada e sou mãe de três adolescentes e eu vivi essa experiência de colocar em prática porque a gente vem aí saindo de pandemia com toda essa questão de saúde mental envolvida né no nosso país e acho que no mundo inteiro também eh muitos e muitos relatos de crianças e adolescentes em sofrimento eu fui experimentando também essas posturas com o dia a dia mesmo né na lida ali com mãe com três adolescentes e

undo inteiro também eh muitos e muitos relatos de crianças e adolescentes em sofrimento eu fui experimentando também essas posturas com o dia a dia mesmo né na lida ali com mãe com três adolescentes e eu fui vendo a efetividade que isso tinha para mim como adulta me sentir segura para poder fazer uso desses dessas posturas quando eu falo de postura é uma postura interna eu tô aqui sentada eu tô com a minha coluna ereta Isso é uma postura física né Essa postura interna é algo que eu treino em mim para que eu possa eh eh promover aquela assistência aquela criança e o adolescente em sofrimento né então eu fui testando isso no dia a dia utilizando e fui percebendo Quanto isso me deixava mais e mais tempo na adulta porque quando nós estamos bem equilibrados a gente consegue conduzir filhos alunos pacientes né pessoas que estão em sofrimento do nosso lado que a gente ama muito e a gente consegue permanecer aqui porque em geral o que que acontece a gente entra em sofrimento a gente entra num num processo de ansiedade de desespero né de ver alguém que a gente ama tanto sofrendo e aí a gente sai desse lugar daqui e começa a se desesperar junto é como se a gente entrasse nesse processo da criança interior ferida desse adolescente interior ferido então um exemplo Ah o filho entra em surto eu vou e surto junto certo a filha começa a chorar eu vou e oro junto e eu fico ou negando ou eh exigindo que saia logo daquilo que às vezes você não consegue lidar com a dor daquela criança né exatamente a gente fica sem saber qualquer pessoa que entra num processo depressivo ou de ansiedade e ultimamente muitos casos de automutilação de ideações Suicidas é uma situação difícil de lidar seja de adulto para adulto ou de adulto para criança ou de adulto para adolescente é difícil lidar com isso né então eu eu fui percebendo que essas posturas me aliviaram demais porque quando eu estou aliviada e quando eu estou com combustível é É como se eu passasse num tanque de gasolina no num postinho de

né então eu eu fui percebendo que essas posturas me aliviaram demais porque quando eu estou aliviada e quando eu estou com combustível é É como se eu passasse num tanque de gasolina no num postinho de gasolina e enchesse o meu tanque de gasolina de recursos para eu poder lidar com aquilo então quando eu estou bem quando eu estou equilibrada eu consigo promover um espaço de cuidado muito mais eficiente É lógico que quem vai receber os efeitos disso é a criança e o adolescente mas a começar em nós que precisamos nos harmonizar acolher a própria criança ferida própria adolescente ferido para que a gente possa eh eh chegar junto de uma maneira eficiente efetiva né e e promover essa assistência E também como terapeuta da área de constelação familiar eu pude acompanhar alguns casos assim e a gente vê também professores utilizando essas posturas da área de de saúde mental também com muitos sucesso as pessoas eh entram num estado de equilíbrio para poder promover esses essa assistência Nossa esse tema é tão importante tão relevante né atualmente porque eh reconhecer né Essa esses esses desafios né vindo de crianças e vindo de adolescente nós enquanto mães né quanto avós né dessa nova geração nós também não vivemos eh eh eh essa esse desafio então a gente também não tem nada nenhum manual né vamos dizer assim que nos ensinasse como lidar Então acho que esse tema é extremamente importante porque também exige como você falou ter uma postura penso que Daniela que também exige de nós adultos um uma uma ressignificação de uma série de valores nossos internos para que a gente possa realmente assumir essa postura diferenciada né de equilíbrio de Harmonia vejo que como você falou né Em algum momento que também nós adultos temos as nossas crianças feridas nãoé a nossa criança ferida com dificuldades como você falou a gente sempre tem um caminho que é interrompido né que a gente não assimilou bem e talvez essa é então talvez essa esse nivelamento na hora de tratar com a criança e o

om dificuldades como você falou a gente sempre tem um caminho que é interrompido né que a gente não assimilou bem e talvez essa é então talvez essa esse nivelamento na hora de tratar com a criança e o adolescente o adolescente grita e a gente grita né naquela disputa de quem é mais criança quem tá em mais sofrimento do que o outro né exatamente e assim essa já é uma fase delicada na vida de qualquer pessoa adolescência é uma fase de transição onde eu tô saindo daquela daquele lugar da tese digamos assim eu vou lá pra antítese eu vou aqueles véus que eu tinha de tudo que eu sempre imaginei da minha mãe do meu pai né eles começam aair Air e não é não quer dizer que você vai desfazer a imagem dos seus pais né você vai ver o também que está ali e começar a ir pro mundo para encontrar o seu próprio grupo seus próprios amigos então é uma fase assim né que a gente se tem a tese e aqui é antítese na adolescência lá na frente vai encontrar essa síntese né na na maturidade mas é natural a a a adolescência vir também com esses movimentos de de uma certa oposi ou de uma busca de algo diferente para expandir né eu vou pro mundo então isso já é natural e já é bastante conturbado naturalmente as pessoas falam da adolescência muitas vezes como uma fase delicada né com muitos conflitos agora acrescente-se a isso pandemia quarentena que nessa fase em que eu preciso buscar essa diferenciação eu fico preso em casa altamente exposto a Telas que aumenta a ansiedade né ficando fechado dentro de casa que aum depressão existe toda uma uma pandemia de de histórias diversas de automutilação até mesmo de canais ensinando a fazer isso né E isso acaba culminando em deações Suicidas né Dani eh Desculpe te interromper mas também num momento em que eh aprender a lidar com frustração também tem sido muito difícil de ser repassado para essas crianças esses adolescentes não ou isso não tem não sei se a nossa geração chegou perto de passar por uma frustração tão grande quanto a pandemia E quanto a quarentena assim sabe eu eu

sado para essas crianças esses adolescentes não ou isso não tem não sei se a nossa geração chegou perto de passar por uma frustração tão grande quanto a pandemia E quanto a quarentena assim sabe eu eu não sei eu não sei se se é muito por aí eu acho que a a quarentena e a pandemia foi uma prova para toda a população mundial foi muito desafiador porque todos nós tivemos que entrar em sentimentos de medo medo de adoecer medo de morrer medo de de perder a a a a parte financeira Ah será que eu vou continuar empregado Será que eu não vou as pessoas começaram a trabalhar três vezes mais a mistura entre esse público e privado né que eu tô em casa tô trabalhando na ponta de uma mesa o marido tá trabalhando na ponta de outra é a criança ali né a criança correndo em volta da mesa então gente foi um tempo estressante e duradouro porque durou aí a parte principal quase um ano né até que chegou chegaram as vacinações E aí a gente pode começar aos pouquinhos né ter um pouquinho de liberdade e óbvio que toda essa atenção Ela atinge a família como um todo no aspecto inconsciente também é consciente a gente tem noção Poxa eu tô com medo eu tô usando máscara eu tô usando álcool em gel então tem esse movimento Consciente e o não dito o inconsciente a pressão que fica ali de fundo aquele medo que não tá aparecendo às vezes da mãe do pai muitas vezes vai manifestar como um sintoma na criança eu sempre faço essa analogia eu tenho feito isso nas lives que eu tô fazendo de lançamento no meu canal no Instagram onde uma caixa d'água vai vai enchendo vai enchendo vai enchendo E aí tem o ladrão que quando ela quase encheu vaza então assim quando a gente encheu digamos assim essa caixa da água de Emoções da família muitas vezes a criança adolescente é esse ladrão que que tá saind indo esse excesso de água e denunciando que ali naquele sistema existe um grande sofrimento existe uma uma grande pressão emocional e quando existe essa grande pressão emocional isso muitas vezes sai em forma de sintoma pode ser um toque né pode ser a

uele sistema existe um grande sofrimento existe uma uma grande pressão emocional e quando existe essa grande pressão emocional isso muitas vezes sai em forma de sintoma pode ser um toque né pode ser a automutilação pode ser a depressão um processo depressivo prolongado E aí o que que a gente faz né quando você é mãe pai e se depara com um quadro desse dentro de casa em geral a gente entra dentro de uma espiral de conflito de medo Nossa e se meu filho né se machucar isso aquilo de desespero negação muitas vezes vem de primeira negação vem uma raiva ah levanta daí menino para com isso você é sua gera de criança isso é a sua geração não sabe de nada sua geração é nutela você não sabe o que que eu passei deixa de pedir vocês T tudo é tem tudo e e você não sabe o que que eu vivi então assim existe uma desqualificação dessa desse sofrimento né aí a coisa vai se agravando vai se agravando vai se agravando precisa procurar psicólogo algumas vezes precisa procurar o psiquiatra E aí vem o medão o desespero onde começa assim meu Deus e aí que que eu faço com isso agora e aí começa a chorar começa a ter né surtos também por quê Porque os adultos que são responsáveis por essas crianças e adolescentes também t a sua criança e seu adolescente ferido também tão em sofrimento assustado também tão em sofrimento e aí como são os responsáveis a gente natural a gente descer em alguns momentos e ficar como você falou batendo boca brigando ou Chorando ou desesperando juntos mas assim nós somos os responsáveis quem é que tem 7 anos 10 anos e 15 anos ali né é a adolescente nós adultos precisamos nos manter aqui a maior parte do tempo e ir treinando para cada vez mais rápido a gente voltar para nosso lugar de adulto responsável e nesse lugar o que que eu vou fazer eu vou me cuidar eu vou né a gente vai lá pro pedir obtereis a gente tem que fazer a prece fazer toda essa higiene espiritual da gente tá fazendo o evangelho a gente pode buscar um psicólogo um psiquiatra para criar toda uma existência né em todos os corpos

eis a gente tem que fazer a prece fazer toda essa higiene espiritual da gente tá fazendo o evangelho a gente pode buscar um psicólogo um psiquiatra para criar toda uma existência né em todos os corpos corpo físico mental emocional e espiritual para conseguir conjugar essas forças e ouvir o que que esse sintoma tá trazendo porque é sempre uma mensagem então normalmente Qual é a nossa reação de todos nós humanos comuns e imperfeitos né nascemos simples ignorantes estamos todos a caminho somos terracos eu falo que quem sentir isso é ter né então assim nós eh eh eh sentimos isso né e a gente poder olhar para esse sintoma e dizer sim agora eu consigo ver você agora eu escuto você porque tudo que a gente nega exclui e julga cresce cresce tende a se avolumar ou vira sintoma e o sintoma vai ficando muito forte Então essa não é uma questão da criança não é uma questão do Adolescente uma dinâmica é uma dinâmica familiar que tá encontrando uma expressão ali é lógico que tem um espírito ali ligado àquele corpinho aquele ser que Como diz Chico Xavier não chegou à toa né não tem endereço errado Encarnação Chico diz isso né então assim a gente sabe que nós não estamos rifados aí Deus não deixou ninguém rifado por aí a gente chegou exatamente onde a gente precisava para que eh tem até uma frase muito linda do André luí eu não consigo citar mas como um quisto né ele vai aglomerando em torno de si as almas que estão ligadas àquele processo para que ele possa ir se depurando de forma conjunta o conjunto vai se trabalhando e se rearmonizando para poder se curar sistemicamente então é um sistêmico espiritual também né então assim não é fácil liar mas é Posses né tô lendo aqui o teu livro aliás muito bonito o livro eh é bem ele é um livro curto porém eu imagino que seja bem reflexivo né nove frases para acolher crianças e adolescentes inclusive os interiores aí dentro de você já gostei tem a primeira frase né Agora eu estou aqui com você sinto muito pela sua dor né Uhum Qual é uma frase aí aí você vai seguindo aqui

s e adolescentes inclusive os interiores aí dentro de você já gostei tem a primeira frase né Agora eu estou aqui com você sinto muito pela sua dor né Uhum Qual é uma frase aí aí você vai seguindo aqui né eu te vejo e eu te escuto Uhum E você narra E você tem um espaço aqui para fazer alguma reflexão não é isso sim eu quis fazer um livro muito curto de leitura assim de 30 minutos no máximo né mas que ele fosse mais utilizado como eh um processo de experimentação não adianta cada criança cada adolescente tem a mãe e o pai exatos de quem ele precisa né então quando você Experimenta uma postura dessa é para você ser cada vez mais você mesmo mesmo com um novo recurso Então você vai poder experimentar aquilo e ver porque na hora do vamos ver no dia dia ali com a com a criança e com adolescente sofrimento Você vai precisar ampliar os seus recursos mas é você sendo você sentindo o seu filho sentindo o que que ele precisa o que que pode usar que vai auxiliar Às vezes a criança tá muito retraída muito fechada como é que eu vou eh eh me aproximar desse movimento interr como é que eu me coloco com uma nova postura conseguir fazer essa reaproximação então eu vou ensinando essas posturas que vão auxiliando essa reconexão e essa escuta aberta ao sintoma e a o que tá vindo à tona ali então são textos muito curtos porque eu queria que fosse prático e que as pessoas tivessem um espaço para fazer as suas próprias elaborações porque precisa ser de cada um nas suas singularidade de uma forma muito autoral a forma como vai experimentar isso no dia a dia né e assim tem sido muito muito interessante receber o retorno das pessoas porque eu tava comentando com vocês antes de começar qualquer pessoa em sofrimento mesmo que seja um idoso traz dentro dele também um processo de criança e adolescente ferido Então você também se você for acompanhar alguém nesse estado seja na vida adulta ou seja né na na na idade mais avançada você vai est alando dando com essa criança e com esse adolescente ferido também então acho que

ém se você for acompanhar alguém nesse estado seja na vida adulta ou seja né na na na idade mais avançada você vai est alando dando com essa criança e com esse adolescente ferido também então acho que é um livro que é útil para todos nós faix etária to eu não sei se as pessoas que chegam a esse livro Elas já estão mais abertas a algumas posturas aqui por exemplo eh eu achei olha que lindo isso aqui de que forma você imagina resolver isso porque a gente quando tem filhos a gente quer impor a nossa visão de como a gente resolve né Olha você tem que fazer desse jeito eu fiz assim e sei lá as maneiras como a gente passa isso PR os filhos né mas quando você chega com essa postura de eu questionar a criança né quer dizer eu vou abrir um campo para ouvi-la saber dela Como ela imagina que ela vai resolver aquilo eu acho isso aqui revolucionário Dani é que que você acha que como é que tem sido o retorno de quem lê isso eh sei lá uma pessoa mais que não tem entrado em contato com toda essa realidade ou escutar os filhos prestar atenção e ouvir deles O que é que vem deles né porque muitas vezes a gente tá tão ocupado você não tá prestando atenção você tá cobrando eu ouço uma frase assim que são as famílias funcionais né aquela que você come você vai pra escola né Você estuda eh você vai ao médico mas a interação a criação do vínculo que vai permitir que eu me expresse dessa forma e que meu filho tem essa abertura para comigo né muitas vezes não é construída eu queria que você falasse sobre isso exato então assim você sabe que vocês já conhecem muito a minha obra a minha minha vibração ela passa muito pelo alto amor porque eu levo muito assim a sério dentro de mim e percebi de formas muito sofridas né que a autocrítica muitas vezes el é muito destruidora né então quando Jesus nos fala ao próximo como a ti mesmo eu acredito que ele sempre nos convida a focar nesse como a ti mesmo capricha bastante para que seja bom porque se você é extremamente Rude e grosseiro com você mesmo talvez Isso vá

mo como a ti mesmo eu acredito que ele sempre nos convida a focar nesse como a ti mesmo capricha bastante para que seja bom porque se você é extremamente Rude e grosseiro com você mesmo talvez Isso vá também transbordar paraas suas relações muito Possivelmente muito rígido né muita rigidez muita rigidez Especialmente nos momentos em que a sombra vem à tona por isso que eu falo que é quando ela vem à tona que eu tenho chance de trabalhar que eu tenho chance de me observar ao invés de eu ficar me me me açoitando e me criticando por eu ter tido um deslize assim né a culpa ela tem uma ação rápida né que é uma ação de eh pedagógica mesmo de mostrar onde aconteceu aquele excesso E aí eu posso depois no botão de volume ajustar isso daí Porque sempre tem amor envolvido tem sempre muita muito interesse em ver os filhos bem então isso que você falou Poxa a gente quer né Colocar para cima deles a nossa forma impor a nossa forma como a gente se defendeu até hoje e a grande verdade é que poxa é a que eu conheço ela deu certo para mim só que aquele ser Não sou eu é um outro ser Então como que eu consig a diferenciação é um processo é um não é um processo histórico da vida e é importante porque eu acho que o compartilhamento é muito saudável a gente poder compartilhar o que deu certo com a gente agora quando vira imposição uhum e uma imposição insistente exigente a gente vai entrando no campo da violência que a minha mãe sempre fala que é violar em si a própria Essência a gente vai eh eh forçando demais exigindo demais e aí a criança e o adolescente se sentem cobrados e inadequados justamente por aqueles que eles mais precisam a quem a sua vulnerabilidade está totalmente exposta de quem eles dependem para sobr viver né para poder se sentir Amado se sentir aprovado então é algo que que significa né para ele uma questão de vida ou morte eu dependo desses dois eu preciso agradar eu quero ver a minha mãe bem meu pai bem felizes comigo né e assim assim cam a minha a humanidade a gente sabe

nifica né para ele uma questão de vida ou morte eu dependo desses dois eu preciso agradar eu quero ver a minha mãe bem meu pai bem felizes comigo né e assim assim cam a minha a humanidade a gente sabe que é dessa forma obviamente a gente né Eh pode até se culpar mas a grande verdade é que culpa não vai adiantar de nada o que que a gente faz quando quando a gente percebe um excesso em nós como educadores né É começar inclusive esse esse livro faz parte do selo que tá aí na capa que é um selo que eu tô criando Esse vai ser o primeiro de uma série de muitos livros que eu tô querendo fazer chamado consciência ensaio e prática Esse é o primeiro tem aqui esse é o primeiro que é o seguinte eu tomo consciência de uma questão eu posso ensaiar por meio dessas posturas eu posso imaginar poxa será que eu posso experimentar chegar no quarto do meu filho e perguntar de que forma você imagina resolver isso ou simplesmente estar junto sem ficar impondo nada ou ou criticando ou negando ou exigindo levanta vamos embora vamos embora sabe esa fica lá junto às vezes é uma criança que gosta muito de uma massagem você põe fazer uma massagem você comprei um creme aqui tarará e começar devagarzinho um carinho um carinho um cafon tin um filme que gosta cada mãe e pai sabe o caminho né ou simplesmente tá ali porque às vezes a criança tá muito zangada tá muito desconectada esperar o tempo dela eu tenho feito lives de aprofundamento em cada uma das nove posturas que estão no canal do YouTube e a gente tem passado dicas muito práticas sobre como promover esse espaço de espera e escuta aguardando o tempo de reconexão que é do outro né Porque se houve um movimento interrompido e essa criança e esse adolescente perderam a confiança no vínculo precisa de um tempinho para construir esse caminho de volta né E aí assim que se reconstrói a gente consegue eh começar aos pouquinhos a apoiar mas não do jeito que eu tô querendo impor de um jeito que passa por uma construção conjunta né são nove temas muito

né E aí assim que se reconstrói a gente consegue eh começar aos pouquinhos a apoiar mas não do jeito que eu tô querendo impor de um jeito que passa por uma construção conjunta né são nove temas muito profundos que a gente tem explorado também nas lives e e que né eu espero que possam auxiliar as famílias a perceber que o remédio tá na própria questão sonho em fazer o que te traz alegria Eh qual é uma postura aqui Dani que você acha que tem as nove aí onde você tá com a mão da direita a mão da direita isso né Agora eu estou aqui com você sinto muito pela sua dor eu te vejo e eu te escuto tudo bem se sentir assim às vezes eu também sinto medo raiva e dor é é é lindo isso né porque você tem que mostrar sua vulnerabilidade também e nós não tivemos esse aprendizado né digamos assim nós não tivemos pais que Se mostraram vulneráveis para a gente então pra gente se mostrar vulnerável para um filho tem que ter uma construção interna também né é eu até eh sinto que é um é um luxo da nossa geração né do nosso tempo ter esse espaço né Que bom que que as coisas chegaram nesse ponto que a gente tá tendo acesso a esse esses conhecimentos nesse tempo né que que o planeta tá tá tá pronto para receber tantas coisas como a psicologia positiva né falou uma coisa muito importante é o momento né é um momento e é um momento que tá justamente precisando disso tem alguma postura que você acha que eh que é muito difícil ou muito importante muito especial que você destacaria que a gente deve ter mais atenção exato Olha acho que a gente já falou de Muitas delas né mas essa de estar verdadeiramente ao lado e a primeira que diz agora eu estou aqui com você não é que eu não estivesse antes mas para que haja um ancoramento no momento presente agora eu estou aqui com você eu sinto muito pela sua dor e veja há uma diferença entre sentir muito pela sua dor e sofrer junto Porque quando a gente sofre junto a gente se mistura e entra em desespero e entra em surto e entra em depressão junto esse sofrer junto ele vira um

rença entre sentir muito pela sua dor e sofrer junto Porque quando a gente sofre junto a gente se mistura e entra em desespero e entra em surto e entra em depressão junto esse sofrer junto ele vira um emaranhado né o sentir junto é Eu estou aqui com você e muitas vezes a gente só precisa de ter alguém do lado enquanto a gente tem um tempo e um espaço de elaboração né e eu penso que esse é o passo mais desafiador que é você perceber que você precisa estar íntegro e o maior tempo possível nessa maturidade porque você é o adulto responsável seja Professor seja terapeuta seja da área de de cuidados com saúde mental seja mãe e pai responsável por aquela criança por aquele Adolescente em sofrimento né então a gente não cair nos nossos próprios pontos cegos e pontos de dor é algo que nos custa muito a gente precisa procurar o nosso apoio psicológico o nosso apoio espiritual algumas vezes psiquiátrico Enfim tudo que a gente pode pra gente conseguir ficar bem para se manter o máximo de tempo aqui esse para mim eu acho que é o mais desafiador por isso que o livro todo eu costuro um ir e vir entre a criança interior e a criança lá fora então por exemplo eu peço pra pessoa experimentar a frase dizendo para ela mesma imagina que você tá triste e que tem alguém falando para você eu sinto muito agora eu estou aqui com você eu sinto muito pela sua dor fecha os olhos olhos e pensa nisso Como que você se sente aí a pessoa ah respira seu corpo tá mais leve você tá mais tranquilo é assim que a sua criança e seu adolescente vão se sentir também seus filhos ou seus alunos ou seus pacientes então quando a gente eh pode viver isso Independente de ser o filho ou o aluno ou o paciente a gente conseguir eh encontrar esse lugar interior né pra gente poder promover esse espaço de cuidado uhum Dani eu tô aqui com o livro também Nossa me chamou atenção uma frase Maravilhosa vamos abrir caminhos porque às vezes a gente tá tão eh cego tão rígido na na naqueles caminhos que nos ensinaram anteriormente

tô aqui com o livro também Nossa me chamou atenção uma frase Maravilhosa vamos abrir caminhos porque às vezes a gente tá tão eh cego tão rígido na na naqueles caminhos que nos ensinaram anteriormente né que a gente às vezes não tinha nem espaço para dizer que não concordava né E que Dirá é né expressar sentimentos Ainda sou daquela época não chora engole o choro obedece engole o choro e daquela coisa do olhar você já sabe que a coisa tá f nem precisava falar né Eh essa disponibilidade de abrir caminhos ou seja de fazer novas escolhas né de buscar de buscar se reconhecer como alguém que também está nesse mesmo Caminho das descobertas né quando você fez esse convite provocador desafiador Vamos abrir caminhos era nessa intenção qual era a sua intenção é esse finalzinho aí é de um material complementar que é um livro infantil que eu fiz e lancei durante a pandemia chamado Ravi o espelho que aprendeu a brilhar em que eu faço um caminho de reconstrução do autoamor do processo de eh se descobrir como a gente é né eu me descubro como eu sou e eu posso brilhar a luz de Deus em mim eu posso refletir as coisas lindas do mundo então se chama Ravi o espelho que aprendeu a brilhar ele era muito eh eh fechado ensimesmado na sua própria tristeza ele se considerava um espelho inadequado ele se considerava cheio de dobrinhas e amarelado pelo tempo um pouco áspero ele se autocritica bastante e aí vem toda uma construção acontece né não vou estragar aqui a história uma reviravolta até que ele e percebe que ele pode se abrir para o novo sendo exatamente quem ele é simplesmente trazendo mais e mais consciência mais e mais alto amor paraa sua PR para sua forma de de se expressar no mundo e esse é um livro que é infantil que tem sido lido para crianças e que tem sido utilizado em em tratamentos terapêuticos com a criança interior dos adultos com muito sucesso porque está disponível a abrir caminhos né você tem que est muito disposto aberto né aberto e principalmente se desapegar das narrativas antigas de

com a criança interior dos adultos com muito sucesso porque está disponível a abrir caminhos né você tem que est muito disposto aberto né aberto e principalmente se desapegar das narrativas antigas de muito sofrimento de uma visão engessada e limitada de si mesmo né Jesus já nos dizia brilhai a vossa luz né vós sois deuses e vocês podem né Eh fazer uso dessa herança Divina nós somos filhos de Deus e a gente veio aqui para poder expressar esse amor por que que eu vou ficar me fechando e me encastelado e me me encolhendo e me fechando nessa autocrítica que eu vou criando em torno de mim mesmo né vai virando uma grande teia um grande cansaço e eh enfim a gente perde o vi isso né que foi exatamente a históriaa do Ravi esse livro é lindinho demais e E aí a gente começa a perceber tem um dia que ele percebe né um reflexo diferente nele mesmo assim e ele fala nossa né eu também posso assim exatamente como eu sou brilhar as coisas lindas da vida e aí ele começa a se abrir para o novo a abrir caminhos em si mesmo para o novo com sendo quem ele é mas tendo uma postura um pouco mais Gentil um pouco mais aberta um pouco mais propositiva a a experimentar posturas novas né então é muito lindinho esse livro também eh Dani como é que a gente tá caminhando aqui pro final do programa eu queria que você falasse para quem nos assiste como observar dentro da sua família uhum sinais da criança ou do ou do Adolescente do jovem em sofrimento sim é bem importante observar as dinâmicas que vão se modificando né com o tempo então na pandemia isso ficou muito intenso então fica muito fechado no quarto isso aconteceu demais na pandemia né Eh perda de peso começa a ficar o tempo inteiro no quarto fechado não tem mais interesse em comer e muitas vezes começa a usar as roupas também com mangas compridas para poder cobrir os cortes nos braços nas pernas também esses cortes são feitos e crises de choro muita irritabilidade muitos estouros de raiva enfim a gente começa a observar que tem ali um sintoma

para poder cobrir os cortes nos braços nas pernas também esses cortes são feitos e crises de choro muita irritabilidade muitos estouros de raiva enfim a gente começa a observar que tem ali um sintoma psíquico vendo à tona que precisa ser acolhido e é lógico que essas posturas elas são posturas para adultos usarem com crianças e adolescentes que não são passes de mágica tudo isso precisa ser associado a um tratamento sério psicológico psiquiátrico algumas vezes ligado à escola também psicopedagógico esse é um outro ponto que a gente começa a observar que na pandemia aconteceu demais uma desvinculação do processo de estudos a queda das notas uma ansiedade na semana de provas né e a raiva de não querer mais ir pra escola brigas e conflitos né questões de bullying também Então são muitas as sinalizações que eles estão lá justamente também falando do lado deles Ei eu tô aqui olha para mim é uma forma né de de chamar atenção de mostrar que tô sofrendo né is tô sofrendo tô aqui preciso né desse não é frescura né Dan Não não é é um grito né de Socorro né é um grito de socorro muitas vezes esse Grito de Socorro importante que você falou isso miram porque muitas vezes esse Grito de Socorro ele passa por uma expressão muito desagradável por exemplo nos nos adolescentes e algumas crianças também de explosões de raiva eu explodo de raiva né E aí os pais já colocam de castigo já fazem né a toda a contenção e a gente precisa educar a gente precisa colocar limite a questão é que tem um caminho exato pra gente perceber que aquele grito aquela explosão de raiva é um sentimento que a gente chama de secundário por trás dele se eu pudesse ver a raiva como uma máscara eu levantasse essa máscara da raiva o que tá lá no fundo é uma profunda tristeza é um profundo desamparo então normalmente a raiva é esse grito de dor que essa tristeza tá buscando com esse impulso de vida é é uma coisa assim eu vivo eu tô com ódio eu quero eu quero sair disso então a raiva já é uma busca de solução para fora dessa tristeza entende sim e

ssa tristeza tá buscando com esse impulso de vida é é uma coisa assim eu vivo eu tô com ódio eu quero eu quero sair disso então a raiva já é uma busca de solução para fora dessa tristeza entende sim e aí algumas vezes por exemplo a mãe manipulação uhum ah meu filho tá manipulando meu filho tá mentindo a manipulação também é um outro sintoma que é extremamente desagradável e muito reprimido naturalmente pelos pais mas o que que é É também um pedido de socorro É também um mecanismo de defesa psíquica infantil Então como que a gente lida com isso a gente tem que procurar ajuda porque a gente nem todo mundo aqui é psicólogo é formado mas muas Muitos pais acham que basta entregar o filho para o psicólogo acabou né e é aquela criança que está transmitindo aquele sintoma como você explicou né de uma dinâmica ela vira um Bod expiatório então o problema da família é só com ele é só essa el e eu não tenho nada a ver com isso né não existe isso não existe is é muito importante se falar isso Dani sempre familiar é sempre sistêmico é sempre eh como nós somos espíritas e falamos nesses termos aqui eu me sinto muito à vontade para falar nesse programa sobre isso também é sempre uma reunião de almas que tem um processo de aprendizado em conjunto né então isso tudo é com propósito com eh uma guiança espiritual que reuniu essas almas nessa constelação tem algo para ser feito ali né Tem algo para ser MV muito maravilhoso a ser cuidado né só que em geral como que a gente reage a esse tipo de de provas a gente reage de uma forma infantil dizendo Nossa eu devo ter jogado pedra na cruz de Cristo para receber isso na verdade Deus confiou em você para viver esse esse aprendizado e esse processo e a gente não é uma ilha a gente precisa de ajuda a gente precisa se educar espíritas amai-vos instruí-vos né a gente precisa buscar recursos são é um recurso simples né quantos existem por aí Esse é um livro e um milhão de coisas lindas que T surgido no planeta em prol da Regeneração né então Eh eh a

-vos né a gente precisa buscar recursos são é um recurso simples né quantos existem por aí Esse é um livro e um milhão de coisas lindas que T surgido no planeta em prol da Regeneração né então Eh eh a gente buscar auxílio especializado com cuidado com o critério para que a gente possa atravessar essas provas e sair do outro lado delas enriquecidos e Unidos como família né e é uma esse livro pelo pouco que eu vi né porque nós vamos ler Daniela nos nos ofereceu né nos gentilmente nos ofertou nos presenteou Mas é uma expressão de amor né o livro todo nessas nove frases nessas posturas é como eu expresso o meu amor pelos meus filhos porque é um amor gigantesco que a gente tem né e a gente quer vê-los felizes a gente quer uma uma uma família em harmonia quem não quer isso só que às vezes a gente não aprendeu Então a gente tem que obter recursos e esse livro é um deles pra gente eh entender bom mas como é que eu mostro pro meu filho que eu amo mais do que tudo que eu quero vê-lo feliz né Ana é sempre muito amor envolvido e quando tem conflito quando tem briga quando tem raiva é um amor a gente chama dentro das constelações familiares de amor cego né e tem um amor que vê esse amor que adulte que amadurece não é que a gente tá fazendo errado é aquilo que tem para hoje é o que a gente tem possibilidade então a gente primeiro precisa ficar muito amigo da gente mesmo a gente tem que se tratar com muito alto amor e com muito cuidado e pedir esse auxílio para que a gente possa eh eh crescer dentro desse desafio e quando a gente vê esses conflitos espelhados em qualquer pessoa já é difícil mas nos filhos dói demais não tem espelho que dói mais do que o filho então a gente precisa né se amar profundamente trabalhar profundamente com com o evangelho dentro de nós a começar em mim esse amor que eu quero ver no mundo e aí na naturalmente eu vou me instruindo experimentando novas coisas e aí a gente consegue descobrir que que a gente tem uma vastidão para seguir adiante né e é possível uma coisa que eu quero deixar

e aí na naturalmente eu vou me instruindo experimentando novas coisas e aí a gente consegue descobrir que que a gente tem uma vastidão para seguir adiante né e é possível uma coisa que eu quero deixar assim é um estímulo pras famílias acreditem né que vocês vão eh superar esses processos eu tô à disposição nas minhas redes sociais meu Instagram posso falar eu já ia pedir para você falar tudo inclusive as suas lives isso meu Instagram é Daniela P migliari tudo com i e e meu YouTube É só colocar Daniela migliari lá dentro do YouTube tem uma playlist que tem um QR Code aí na penúltima página e onde joga para dentro dessa playlist é um qu code que tem a gente aponta a câmera e já abre a Playlist é exatamente e nessa playlist tem as lives todas do pré-lançamento do livro e eu fiz uma Live para cada uma dessas nove posturas com um convidado muito especial paraa gente conseguir aprofundar as compreensões aí numa Live de uma hora para que a gente possa estudar ter exemplos de dessas posturas de situações que são corriqueiras né nacas práticas né perit exatamente então eu tô à disposição para quem precisar né conversar como é que a gente entra em contato com você pelo Instagram @ migliari e tem meu e-mail também que é e Daniela @mi.com e esse livro onde pode ser comprado ele está dentro do meu perfil no Instagram tem o link onde as pessoas podem adquirir o livro eu acho que em breve vai estar aqui na Comunhão Espírita também e e na livraria Leitura algumas as principais da cidade do Terraço Shopping a do Parque Shopping algumas vão ter também mas seguramente no meu perfil no Instagram e quem eh quiser lê-lo online você tava me dizendo que ele vai ter uma versão já isso ele vai est na hotmart na minha página dentro do da hotmart e vendendo em PDF para poder fazer a leitura para quem tá fora do Brasil e que não tem como pedir tem acesso ao ao livro físico isso isso e é um livro que é uma leitura de 30 minutos muito leve né pra gente estudar na gente mesma essas posturas e com

quem tá fora do Brasil e que não tem como pedir tem acesso ao ao livro físico isso isso e é um livro que é uma leitura de 30 minutos muito leve né pra gente estudar na gente mesma essas posturas e com certeza ele eh se a gente lê-lo e e observar a as nossas posturas interiores as nossas próprias feridas é difícil a gente acessar isso né mas a gente sabe que vai ter uma repercussão na dinâmica familiar ao longo do tempo e é um caminho eh certeiro né que a gente sabe que vai vai dar certo se a gente começar a a aprofundar nisso é a a família muda né a dinâmica da família m com certeza e é lindo porque essa cura vai chegando em conjunto E tem uma última coisa que eu gostaria de dizer eh Cada vez que a gente cuida de uma criança e adolescente em sofrimento a nossa própria criança e adolescente se curam junto e ao cuidar da nossa criança e adolescente interior a gente tem muito mais combustível para poder cuidar de alguém que tá com esse processo de dor aflorado né se não for a criança e o adolescente um adulto Às vezes a pessoa com quem a gente tá casado né às vezes é um irmão então assim é é um processo de amadurecimento espiritual né a codificação quantas vezes fala de crianças espirituais de Infância espiritual que é o objeto do meu primeiro livro O abraço à sombra né então Eh é natural nós estamos a caminho ninguém nasce pronto e essa alta exigência é uma exigência fantasiosa que não tem suporte no chão aqui de hoje né então basta você topar o pé Ali que vem a resposta eh o seu filho virar o seu celular dentro da água o que aconteceu tudo isso traz a tona né então assim é natural a gente olhar para isso para esse processo com naturalidade e perceber que aos pouquinhos a gente vai galgando em companhia da gente mesmo sendo os nossos melhores amigos e podendo transbordar esse amor para as nossas relações né bacana Daniela a gente só tem agradecer mais uma vez a tua presença aqui com a gente né miram também muito obrigada nós vamos dividir o livro agora vamos com certeza nós

mor para as nossas relações né bacana Daniela a gente só tem agradecer mais uma vez a tua presença aqui com a gente né miram também muito obrigada nós vamos dividir o livro agora vamos com certeza nós vamos dividir esse porque a gente tem além de filhos netos né também e Ana a gente sabe que cada parágrafo é um livro que ela disse que é fininho Mas cada parágrafo são horas de reflexão né sim com certeza isso seguramente precisamos dividir mesmo Ana então para todos vocês que nos assistiram ficou a dica aqui da Daniela procurem Daniela migliari nas redes sociais que é a partir das redes que ela entra em contato com a gente o livro fica à disposição para quem tá também quiser adquirir vai est aqui na livraria da comunhão e a todos vocês se vocês gostaram desse conteúdo deem seu like compartilhem se inscrevam no canal da Comunhão Espírita no YouTube Vamos ao ar Todas as quintas às 19 horas te esperamos na próxima semana grande abraço e até lá

Vídeos relacionados