Papo Espírita | #245 - A BUSCA DO MELHOR

Comunhão Espírita de Brasília 24/11/2022 (há 3 anos) 44:55 373 visualizações

O Programa PAPO ESPÍRITA, é uma produção da Comunhão Espírita de Brasília, através da TV Comunhão. Em bate papo leve e descontraído, diversos temas da vida cotidiana e da espiritualidade são debatidos à luz da Doutrina Espírita. Uma nova edição do programa Papo Espírita vai ao ar toda quinta, às 19 horas, no canal da Comunhão Espírita, no Youtube! #PapoEspirita #comunhãoespírita TV Comunhão - Inscreva-se no nosso canal, deixe seu like e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que acontece na Comunhão Espírita de Brasília. Canais de Mídias e Redes Sociais da Comunhão Espírita de Brasília: HomePage: http://www.comunhaoespirita.org.br Rádio Comunhão: http://www.radiocomunhao.com.br TV Comunhão: http://www.tvcomunhao.com.br Facebook: http://www.facebook.com/comunhaoespirita Instagram: http://www.instragram.com/comunhaoespirita Twitter: http://twitter.com/ComunhaoOficial COMUNHÃO ESPÍRITA DE BRASÍLIA Missão: Promover o Ser Humano, facilitando-lhe o acesso ao Conhecimento da Doutrina Espírita, amparando-o e ofertando-lhe os meios para vivência cristã. Visão do Futuro: Ser uma Casa Espírita de excelência na sua organização, na geração de conhecimento, na educação, na difusão doutrinária, na assistência espiritual e social , com estímulo a vivência cristã. ESPIRITISMO O termo "Espiritismo" é sinônimo de Doutrina Espírita, porém, frequentemente, é utilizado erroneamente para designar qualquer prática do mediunismo (comunicação com os Espíritos), ou confundido com cultos afro-brasileiros (Umbanda, Candomblé, entre outros). O Espiritismo é uma doutrina que trata da natureza, da origem e do destino dos Espíritos e de suas relações com a vida material. Traz em si três faces: filosofia, ciência e religião (moral). Os adeptos da Doutrina Espírita são os espíritas e suas práticas se baseiam no estudo das obras básicas da Codificação e na assistência material e espiritual aos necessitados. Quando Surgiu? Foi revelada por Espíritos Superiores e codificada (organizada) em 1857 por um professor francês conhecido como Allan Kardec. Surgiu, pois, na França, há mais de um século. Porque estudá-lo? Em João 8:32, Jesus disse: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará ." Para sermos, verdadeiramente, espíritas – porque é impossível compreender e viver uma Doutrina tão complexa e abrangente sem dominar seus conhecimentos básicos.

Transcrição

bem-vindo ao Papa Espírita A espiritualidade na sua vida Olá seja bem-vindo seja bem-vinda a mais um papo Espírita da Comunhão Espírita de Brasília hoje eu merendo os anjos estou aqui com as minhas colegas é uma Alves com a Luciene Batista tudo bem Telma tudo bem graças a Deus tudo bem Luciene tudo bem Miriam tudo bem Telma hoje nós vamos conversar sobre um texto que se chama a busca do melhor que está no livro renovando atitudes de remédio né que a gente adorar NET né que no programa e Esse livro foi psicografado por Francisco do Espírito Santo Neto para iniciar o nosso conversa de hoje então trouxemos um trechinho desse texto de ramed para esquentar a nossa conversa a média nos dias que nenhum ser humano deseja ser infeliz intencionalmente pois nenhuma criatura ousa fazer coisa de propósito a fim de que venha a sofrer ou a se tornar derrotada da mesma forma complementando essa fala de remédio Sócrates também nos diz que ninguém que saiba ou acredite que haja coisas melhores do que as que fazem ou que está seu alcance continua a fazê-las quando conhece a possibilidade de outras melhores em síntese todos nós buscamos o melhor né ninguém intencionalmente busca sofrer e nem se tornar derrotado como justiça como também a gente não desiste de qualquer coisa que nós é Tomamos o conhecimento de que seja melhor e que nos traga possibilidade de oportunidades melhores não é sendo assim é uma e também você se todos nós criaturas humanas né buscamos o melhor como é que nós vamos podemos entender que dentro desse universo de pessoas existem tantos diferentes matizes de melhores né então vou pedir para Telma que hoje está nos revisitando né que ela começa o bate-papo e depois a gente continua junto com você e aí Telma como é que a gente vai entender isso é importante colocar novamente eu sempre coloco né A questão da maturidade de cada um né Nós estamos aqui nessa biodiversidade humana também além da diversidade de animais plantas e tudo nós estamos também a nossa biodiversidade de humanos que estamos

A questão da maturidade de cada um né Nós estamos aqui nessa biodiversidade humana também além da diversidade de animais plantas e tudo nós estamos também a nossa biodiversidade de humanos que estamos estamos na fase da fase a qual estamos como humanos e Isso é para quem é Deus proporciona essa essa diferença cada um tem a sua o seu contexto de vida a sua maturidade por isso nós também estamos aqui para aprender a crescermos maturar na questão de maturidade de sermos de fatores humanos né então isso é cada um tem o seu tempo seu momento Então Deus proporciona essa diversidade para que buscamos através de nós mesmos e da conversa com o nosso próximo e buscando esse saber o que que eu estou aqui o que que eu estou fazendo para que quem serve eu passar por determinada situação porque geralmente a gente tá naquela no contexto de manada ainda né então esse despertar é individual ele não acontece de uma forma coletiva ele afeta o coletivo a partir do momento que as pessoas vão também trabalhando essa questão individual e envolvendo um coletivo mais proporcionando também essa evolução né vou passar a bola para você eu acho que é Exatamente exatamente isso Telma você contou uma coisa que é muito importante né A Evolução ela é um processo que se dá no coletivo Obrigatoriamente Mas ela é um processo que acontece de forma individual a gente evolui é individualmente a partir dessa participação no coletivo e quando a Miriam coloca para a gente essa questão desses diversos melhores né Eu acho que é sempre bom a gente pensar que a gente não só nessa vida né mas em termos de espíritos eternos e pensando na jornada evolutiva a gente caminha é sem mapa né sem roteiro sem programa porque é aquela história o caminho ele é feito ele não existe pronto porque como esse processo é individual cada um vai a sua maneira no seu Ritmo no seu tempo e vivendo as experiências nas quais vai se envolvendo Então como a gente não tem um gabarito Pronto né como a gente não tem um manual de evolução que vai dando a

sua maneira no seu Ritmo no seu tempo e vivendo as experiências nas quais vai se envolvendo Então como a gente não tem um gabarito Pronto né como a gente não tem um manual de evolução que vai dando a gente o passo a passo a gente nunca sabe qual é o passo seguinte a gente vive e assim foi que Deus quis que fosse que a evolução fosse esse processo de experimentação para que a gente fosse se apropriando das leis divinas para que a gente fosse se ampliando de quem a gente é para que a gente fosse se apropriando principalmente dessa dinâmica Universal da coletividade é aprender o que que é viver no coletivo porque em termos de evolução quando a gente fala que a evolução se dá no coletivo a gente sabe que nós fomos feitos para essa vivência em produtor a gente conhece a nosso lugar a gente entende a nossa individualidade mas a gente encontra exatamente a nossa função cooperativa porque esse é o processo os espíritos que atingem a perfeição só que eles espíritos que estão tão integrados com isso que eles vivem dedicados a esse trabalho constante de colaboração com Deus de qual criação de colaboração com todo e portanto de auxílio né a todos nós então até chegar lá a gente precisa ir se apropriando disso precisa entender como é que isso funciona e a gente só entende vivendo e como não tem guia fatalmente a gente vai fazer uma escolha em algum momento que é uma escolha que a gente vai descobrir que não era melhor como a gente pensava porque trazendo aqui para nossa para nossa experiência atual né Para nossa Encarnação a gente tem mais ou menos uns parâmetros para identificar o melhor e o pior em muitas situações né quando a gente se se propõe a seguir a orientação de Jesus que a gente quer ser cristão a gente já tem ali um roteiro com várias referências do que são as escolhas melhores que são aquelas alinhadas né sempre com o amor mas a nossa vida é feita de infinitas escolhas em não é em toda a situação que a gente consegue perceber a escolha amorosa Às vezes a gente acha

melhores que são aquelas alinhadas né sempre com o amor mas a nossa vida é feita de infinitas escolhas em não é em toda a situação que a gente consegue perceber a escolha amorosa Às vezes a gente acha que tá fazendo uma escolha que ela tá alinhada com amor mas a gente não percebe as motivações ocultas que a gente traz às vezes de culpa às vezes de medo e movidos por essas por essas motivações ocultas a gente acha que tá fazendo uma escolha que é melhor porque tá alinhada com amor mas elas atendendo uma outra questão que a gente não percebe então Miriam eu acho que que a além de nós não conhecermos ainda bastante sobre sobre as leis universais sobre o universo a gente não conhece também muito de nós mesmos agora que a gente começa a a conversar a partir dos estudos de Freud essa coisa vem caminhando mas ainda temos que avançar muito para entender esse inconsciente com o qual a gente vive e convive que a gente sabe dentro da perspectiva Espírita que é ali o repositório das experiências de todas as encarnações passadas Então isso é um conteúdo que nos afeta e em muitas situações determina o nosso comportamento sem que a gente se dê conta então eu acho que a partir daí que a gente vai se deparar com muitos melhores que existem né é e que muitas vezes acabam se mostrando não serem tão melhores assim né E essa fala de vocês é interessante porque a gente vai percebendo né pensando aqui pensando ali no que vocês estão dizendo que de fato né é essa construção do melhor ele a gente não tem um roteiro né ainda pré-determinada a gente nasce com propósitos né com uma linha mecha de experiência que a gente deve viver mas o roteiro de fato somos nós que vamos cada dia escrevendo mas existe uma uma referência como você disse né Nós temos o evangelho né é Cristo nos deixou como guia a nossa o nosso roteiro né E esse roteiro tá baseado nessas leis Morais e quando a gente tá aqui nesse mundo material encarnado é muito fácil a gente perceber a nossa aonde nós estamos na nossa linha evolutiva quando a gente faz

esse roteiro tá baseado nessas leis Morais e quando a gente tá aqui nesse mundo material encarnado é muito fácil a gente perceber a nossa aonde nós estamos na nossa linha evolutiva quando a gente faz os nossos melhores um olhar da questão material que o melhor em geral é o melhor para mim é o melhor para os meus não é verdade e às vezes se exclui um pouco do que seja o melhor pela coletividade né E esse inconsciente é importante porque a gente faz muita coisa no automático e esse automático ele tem uma força propulsora por trás dela que são os valores são aquelas verdades que a gente recebeu ou pela cultura ou pela nossa família ou pela religião que praticamos sem que a gente tenha feito qualquer tipo de análise né poxa isso me cabe isso cabe nesse momento né E a gente vai da vida dessa forma automática e quando o remédio me chama aqui para a busca do melhor é esse caminho de balancear né é o aprendizado Nas questões das leis Morais que a gente está engatinhando mesmo concordo contigo como isso é isso só será possível em outra situação Nossa que nós também enquanto criaturas humanas aqui na terra Estamos também começando a caminhar né caminhar não tentar fazer os primeiros passos ainda muito tímidamente que é o autoconhecimento então se eu não me conheço como é que eu posso dizer que aplico essa leis universais e trazendo um pouquinho para o texto de remédio ele vai dizendo que nós somos agora o melhor que nós poderíamos ser ou seja nós estamos nesse exato momento né nós aqui no parque Espírita os que nos assistem na nossa melhor versão segundo a nossa interpretação como vemos a vida como entendemos a vida e tem tudo a ver com o nosso nível evolutivo também né como tema trouxe da mesma forma a gente recebe conhecimento instrução e aí eu acho tão interessante que às vezes a gente vê uma certa resistência na questão do estudo né as pessoas às vezes para que que eu preciso estudar não é a vida vai me ensinar não a vida vai ensinar conforme a experiência do outro que te ensina não é a sua experiência

cia na questão do estudo né as pessoas às vezes para que que eu preciso estudar não é a vida vai me ensinar não a vida vai ensinar conforme a experiência do outro que te ensina não é a sua experiência pessoal né então ele vem nos dizendo o quanto nessa formação dessa interpretação da maneira como eu vejo a vida e portanto como é que eu qualifica o melhor né nessa visão o quanto instrução que as informações especialmente né a bagagem que a gente vai trazendo contra vivência humana é constrói isso como é que vocês duas bem essa questão da utilização dessa da instrução como é que a gente vai formando uma melhor visão para as escolhas mais acertadas eu acho que agora a Luciane pode começar então eu eu tenho sempre uma suspeita de que às vezes a gente se ilude um pouco com essa posição de que a instrução e a informação vão nos conferir capacidade porque veja Então veja o que que vocês acham dessa desse ponto de vista como o nosso nossa caminhada como Nossa nosso amadurecimento ele é calcado na experimentação na vivência das experiências eu acho que existe um componente aí que é talvez até anterior a instrução e anterior a informação que é exatamente aquilo que a gente poderia dizer que é a atenção em relação a nossa vida porque você mesmo disse Miriam a gente vive muito no automatismo eu posso acumular muita informação e eu posso acumular muita instrução Espírita é tem uma uma bagagem de informação à disposição dele que é algo assim considerável no entanto a gente sabe que isso não torna o Espírita melhor do que ninguém e falando particularmente né eu vou dar a minha falando de mim mesmo tudo que eu sei não é o que determina certas situações de novo em momentos assim mais mais padrão mais mais padronizados mais comuns em que o bem e o mal estão bem Claros né certas condutas essa informação é a minha referência ela que eu uso mas eu falo nesse dia a dia da nossa vida nessa nossa colocação daquilo que nós somos na convivência com os outros nem sempre ou quase nunca eu tenho a

a informação é a minha referência ela que eu uso mas eu falo nesse dia a dia da nossa vida nessa nossa colocação daquilo que nós somos na convivência com os outros nem sempre ou quase nunca eu tenho a clareza né na situação de usar essa instrução e usar essa informação e fazer a escolha certa porque às vezes eu nem tô prestando atenção no meu comportamento eu não tô prestando atenção na minha reação eu não tô atenta a reação do outro eu não tô atenta aos impactos das minhas escolhas aqui nesse meu mundinho a gente vive muito com atenção no futuro e no passado né O que se diz que a gente vive pouco no presente então a informação a instrução elas não vão nos ajudar se nós não tivermos essa disposição de viver o presente aí sim ok saber que a gente precisa estar o presente viver o presente muitas vezes é uma algo que a gente apreende como uma informação que chega até nós então de novo a informação a instrução eu acho que podem colaborar Podem sim Podem enriquecer Mas eu acredito que existe essa necessidade que é de nós termos essa atenção essa conexão com a vida para que Então essas informações valem alguma coisa a gente possa usar que que você acha Telma exatamente que a luz estava falando achei eu tava lembrando assim porque o que vale a gente buscar esse conhecimento se a gente não tem essa maturidade essa sabedoria para aplicá-lo de nada ao contrário se você se você adquirir esses conhecimentos esse aprender somar com egoísmo e orgulho vai ser uma destruição para você para as pessoas que estão em sua volta Olha só como é que a gente pode gerar um complicador na nossa vida e adquirir compromissos Tais que a gente não vai ter ideia do quanto isso vai ser vai ser agravar no nosso contexto de vida né buscando essa toda essa esses conhecimentos Então até o cuidado de absorver o conhecimento é necessário através da maturidade que vai de fato a sabedoria eu acho que essa importância de nos assim esse autoconhecimento se ela buscar né e eu vejo se a nossa referência maior Quem é Jesus

mento é necessário através da maturidade que vai de fato a sabedoria eu acho que essa importância de nos assim esse autoconhecimento se ela buscar né e eu vejo se a nossa referência maior Quem é Jesus Jesus ele falou faça o que eu me faço não faço o que eu digo não faça o que eu tô escrevendo até dois escrevia foram as Apóstolos as pessoas as quais estudaram Jesus mas ele falava assim faça o que eu faço é diferente totalmente em cima do que Jesus nos colocou E aí isso é que vai levando o nosso processo de autoconhecimento E assim a gente vai trabalhar as duas coisas que são tão importantes que é o conhecimento e a sabedoria somado com a nossa maturidade não isso a gente for pensar também é só mais complementando um pouquinho ainda nessa linha que a gente tá é o conhecimento Ele tem ele tem níveis ele tem graus ele tem visões né assim onde que tá a verdade existe uma verdade absoluta se essa verdade absoluta existir até a gente chegar lá por quantas verdades nós vamos ter que passar né quantas verdades nós vamos defender e como é que a gente vai discernir a gente vai discernir exatamente assim escolhendo e observando a consequência né então eu acho que que é essa esse entendimento de que a experiência é que é o importante momento do aprendizado e do crescimento todo o resto vem como como auxiliar né E aí até uma falou de Jesus e quando Jesus diz assim olha se for para deixar um mandamento só então que vocês se Amem façam Tudo com amor nos pelos outros e quando ele diz isso né vamos nos amar Puxa vida e ele complicou Exatamente porque o amor é o final de um processo longo de desenvolvimento dessa capacidade de você se descolar da sua individualidade para poder olhar para individualidade do outro então o amor é o final desse processo Você vai passar por estágios né e mais ainda a gente não não desenvolve a nossa capacidade de amar de forma uniforme Ou seja eu não amo do mesmo jeito todas as situações e todo mundo eu vou eu avanço em certos terrenos em certas relações eu vou avançando no Amor

esenvolve a nossa capacidade de amar de forma uniforme Ou seja eu não amo do mesmo jeito todas as situações e todo mundo eu vou eu avanço em certos terrenos em certas relações eu vou avançando no Amor em outras eu não consigo avançar então é tudo muito complexo e por isso que a gente diz né não tem a fórmula não tem um manual então eu acho que é sempre bom sabe Miriam a gente considerar isso principalmente porque como nós temos muito acesso à informação na doutrina espírita E por que existe muito essa esse estímulo ao estudo como uma coisa muito importante dentro do Espiritismo a gente não tem essa prerrogativa de ter alguém à frente interpretando os textos dizendo como pensar o que é que tá ali é isso é uma prerrogativa de todo mundo nós temos grupos de estudo as nossas palestras públicas são de diversos vamos falar em cada caso Espírita né são sempre vários palestrantes para trazer uma visão bem multifacetada bem diferenciada Então dentro desse ambiente em que se estimula tanto que o indivíduo estude por si só que ele se dedica a estudar é importante que a gente traga esse contraponto que Justamente a gente não caia nessa ilusão de achar porque eu tô sabendo tanto eu tô conhecendo tanto eu tô tão informado e que isso vai só simplesmente isso vai me levar a fazer escolhas as escolhas melhores as escolhas acertadas as escolhas que eu acho que eu tô fazendo né que a gente acha e remédio traz aqui né numa parte desse texto ele fala mesmo que a gente deve estar bem atento pela diferença que há entre instrução que é essa nossa enchermos né de informações que fica na nossa parte intelectual Então muitos acessos as informações necessárias né então fica só no intelectual né mas ele disse que há uma uma a um saber né que ele fala que é muito diferente disso e que é o saber que nós vamos diferenciando é o que vocês trouxeram né que ele coloca que o saber é toda essa instrução essa informação que eu trouxe analisar aprender mas sair da questão exclusivamente intelectual por uma

s vamos diferenciando é o que vocês trouxeram né que ele coloca que o saber é toda essa instrução essa informação que eu trouxe analisar aprender mas sair da questão exclusivamente intelectual por uma questão de assimilar esse conhecimento na nossa prática porque a gente trabalha muito na atualidade né para a gente formar referências né a gente tem sempre os dois contrapontos então se eu tenho uma informação de determinada atitude me traz uma melhor melhor resultado em determinada situação eu posso aplicar e muitas vezes eu vou descobrir que aplicando aquela aquela orientação naquela situação desde que baseada no amor né eu vou ter resultados melhores não só para mim como para os outros e também me lembrei que quando você estava falando que nem não necessariamente a gente precisa experienciar determinadas situações a convivência ou compartilhamento de experiências do outro né em determinadas situações também nos trazem informações que a gente também pode depois assimilar né e tornar o nosso saber né também porque graças a Deus a gente não precisa para saber das coisas viver todas as situações não é não seria já é uma experiência então quem sabe a pro a experiência da convivência não precisa muitas vezes viver determinadas situações porque pela vivência do outro você é capaz de fazer um de ser discernir ali e pegar para você e falar bom tô vendo aquilo ali eu já entendi o que aquele caminho não foi bom pro Fulano acredito que não vai ser bom para mim e é isso que a gente ganha estando atento né porque se você tá de olho e aí aquele olhar para o outro se você tá ali no olhar só para você mesmo você perde a oportunidade de aprender a partir das experiências de felicidade ou de infelicidade do outro né então e você economiza muito sofrimento se você puder aproveitar essa experiência da convivência dessa forma né Eu queria até colocar porque você essa questão é tão interessante que você monta a sua receita você vai montar de fato a sua receita e você vai botar o medicamento

iência da convivência dessa forma né Eu queria até colocar porque você essa questão é tão interessante que você monta a sua receita você vai montar de fato a sua receita e você vai botar o medicamento necessário de acordo com a sua com a sua questão emocional psicológica de saúde porque são é um processo evolutivo de maturidade de crescimento A qual nós temos que aprender a conviver né agora só para deixar a coisa um pouco mais difícil né complicar um pouquinho a vida porque ela é difícil é a gente também tem que lembrar né Miriam que nem sempre aquilo que é melhor para o outro é melhor para mim porque eu sou uma pessoa diferente eu vou reagir diferente a gente pode aprender com a experiência toda mas nem aí a gente tem a garantia do sucesso né e você trouxe uma outra palavrinha também que a gente tem que exercitar muito respeito né o respeito pelo outro né Porque se cada um vê a experiência de uma forma é o que você falou né nem o melhor para o outro não significa ser o melhor para mim mas eu enquanto convivendo com essa pessoa tem que respeitar que aquele é o melhor para ele né e como é difícil esse trajeto né A grande maioria das vezes a gente quer que tudo seja igual a nossa caixinha né que pensa igual que acham igual né se você pensar por exemplo nos relacionamentos né na convivência familiar por exemplo você convive com pessoas E observa que determinar um casal de amigos cria os filhos de uma determinada maneira e você vai vendo que aquilo ali vai atingindo resultados que você julga que são bons e tal aí você vai importar o modelo aqui para sua vida e você vai fazer exatamente como eles fazem mas aí entram todos os componentes diferenciais primeiro que é você não é uma coisa eu estar agindo movido pela minha intuição sendo que eu sou outra coisa é trazer porque às vezes aquele casal tá ali numa linha baseada naquilo que eles são Então quem está à volta tá percebendo que aquilo que está sendo dito cobrado é vivenciado em outras situações quando eu importo um modelo às vezes eu tô

tá ali numa linha baseada naquilo que eles são Então quem está à volta tá percebendo que aquilo que está sendo dito cobrado é vivenciado em outras situações quando eu importo um modelo às vezes eu tô importando um modelo que vira um modelo teórico porque a minha a minha vida não é exatamente aquilo que eu tô que eu tô querendo trazer para cá E além disso Será que os meus filhos são iguais aos filhos desses amigos né de onde eu tô importando o modelo porque aquilo que eu trago às vezes pode provocar algo que eu não imagino e aquilo se torna um problema grande então assim é muito tudo isso que a gente tá falando né traz a gente para esse lugar e aí eu volto a dizer não tem como a vida é experimentação você vai lá Tenta mas você tem que estar aberto para o fracasso né Eu acho que essa é a grande sacada da vida e eu acho que a possibilidade da felicidade do amadurecimento tá muito conectada a esse espaço que a gente dá para os nossos erros o espaço que a gente dá para a gente para nossa imperfeição é e que costuma ser um espaço muito pequeno e eu falo por mim eu acho que isso é claro é transparente mas gente quantas vezes eu me pego me martirizando mas para que que eu fui falar aquilo para que que eu fui fazer aquilo eu mesmo não dou esse espaço que eu digo que é tão bom dar então eu tô exatamente nesse aprendizado porque a gente tem que dar essa abertura porque nada garante que a gente vai acertar de primeira né interessante é que existe um processo de atualização né um processo de cópia né nesse experimentação a gente vai atualizando essas nossas experiências né e Telma quanto ao processo de atualização quais dicas que você nos dá a Telma sempre está atento né a nossa vida se autoconhecimento saber que vai errar que vai acertar e eu vejo muito se esse trabalho de que autoconhecimento não é fácil porque é mais fácil a gente ficar na ignorância né porque a gente vai seguindo e sofre menos eu até coloco se eu coloquei que cresce dói dói mesmo porque a gente tem que sentar buscando o nosso melhor

porque é mais fácil a gente ficar na ignorância né porque a gente vai seguindo e sofre menos eu até coloco se eu coloquei que cresce dói dói mesmo porque a gente tem que sentar buscando o nosso melhor refazer e admitir né através que tá errado que não é assim né porque são os dois males que eu já coloquei aqui que é o egoísmo né e orgulho então esses dois males tá latente nós que vive confitando em nós eu acho que é a receita da gente trabalhar isso é humildade que nós temos que reconhecer que somos impotentes perante a nós mesmo perante Deus perante o próximo que isso a gente tem que ser significar a nossa vida mas isso a gente não vai ficar sem essas referências são referências alguém são amigos são familiares é o filho às vezes é o avô às vezes é se não tiver ninguém é Jesus sabe matérias Irmã Dulce olha elevado Franco então assim a gente tem n referências para a gente trabalhar nossa vida Deus não deixou na igreja católica os santos né então assim a gente não ficou assim feliz Igreja Evangélica tem pastores Então nada para quem não segue nenhuma religião que tem filósofos que tem algumas referências interessantes e importantes o primeiro caminho que a gente vai se trabalhando né nesse processo de vivência mesmo né que para que a gente possa seguir um caminho melhor como diz a Nete Então essa nossa imperfeição É como diz é a luta né Luciene a gente tem que ter a humildade de reconhecer que a gente erra né procurar não nos martirizar que esse é o nosso primeiro passo né mas no final esses erros né Essas inconsistências nosso por causa da imperfeição são nossos Mestres nos ensinando se a gente tiver a atenção como disse você é isso mesmo que você quis dizer A esse respeito é eu acho que sim sabe mini a gente tem essa dificuldade eu eu acho que a gente precisa de muita coragem para encarar essa imperfeição porque é muito duro lidar com as consequências de escolhas erradas que a gente faz né e a gente sempre faz dando o melhor que a gente tem eu acredito nisso né assim a gente dá o que

r essa imperfeição porque é muito duro lidar com as consequências de escolhas erradas que a gente faz né e a gente sempre faz dando o melhor que a gente tem eu acredito nisso né assim a gente dá o que tem dá o que pode o melhor é o que a gente pode fazer Se a gente pudesse fazer diferente Faria diferente mas a gente faz o que pode fazer dentro da nossa imperfeição dentro das nossas imensas limitações dentro desse de todas essas emoções dessas experiências pregressas de tudo que a gente carrega a gente faz o que a gente pode agora esse processo né de experienciar a vida e de se apropriar dessa lei de amor é processo difícil não é fácil porque justamente é muito duro você é lidar com essas consequências quando você faz as escolhas fora dessa linha de amor né E a dor né É duro porque é doído é dolorido dói na gente de diversas maneiras mas a gente sabe que essa dor ela é muito intensificada pela nossa intolerância com a com o erro a nossa intolerância ao fracasso a gente não admite fracassar a gente não admite errar então Isso dificulta ainda mais a gente essa experiência de lidar com as consequências Então eu acho que é muito importante que a gente reflita sobre isso esteja sempre a quando a gente tá nesse processo de de intolerância de porque isso é tão complicado Telma e Miriam a psicologia fala muito disso né diante dessa dessa desse sofrimento tão grande a gente faz o que a gente nega a gente se ausenta e a gente nem percebe E aí nem olha que errou não assume que errou não vê que errou e atrasa demais esse processo de amadurecimento né e nessa questão de da gente olhar né Desse Olhar Porque que a gente tá tão rigoroso conosco mesmo né que a gente também nem percebe esse nível de Rigor que a gente tem né A gente simplesmente não quer sofrer né então às vezes a gente recebe vive uma cultura de eu não quero sofrer eu não vou fazer nada sofreu nego né ignoro eu quero prazer eles né Eu quero as coisas de bem-estar e uma coisa interessante voltando também para o texto de ranete é que ele fala

e eu não quero sofrer eu não vou fazer nada sofreu nego né ignoro eu quero prazer eles né Eu quero as coisas de bem-estar e uma coisa interessante voltando também para o texto de ranete é que ele fala que nessa nossa busca de tentar fazer o melhor todos nós tentamos fazer o melhor né dentro da nossa interpretação mas nesse fazer o melhor existe uma coisa chamada intenção eu só percebo Qual é a intenção desse meu melhor se eu tenho atenção eu tô observando né porque senão vai bater passando batido eu achei tão interessante isso porque às vezes a gente pode ser levado a um pensamento de que se eu estou tentando fazer o meu melhor né eu terei sempre A condescendência Divina né então os espíritos amigos né vão estar sempre dando para mim uma Val ah afinal de contas amigas tá fazendo melhor né E ele vai chamar atenção que não é bem assim a situações e situações então às vezes o meu melhor esbarra no egoísmo no orgulho que leva o prejuízo de outro né então esse meu melhor entre aspas Na verdade eu terei que reparar mais tarde com essas consequências dessa intenção oculta que vem que eu venho dizendo que seria o meu melhor que muitas vezes a gente vê isso né as pessoas atropelando as outras em benefício do Olhar de uma situação que seja melhor para ela então muito pautada no egoísmo Que ele traga às vezes poderes status muito pautado no orgulho mas acha que como é o melhor né esquecendo ignorando essa intenção oculta que é egoísmo que é orgulho é que tá sendo recebendo aval né eu achei interessante eu não sei se vocês tiveram essa mesma percepção quando a média nos chama sobre a questão da intenção e da coincidência espiritual queria ouvir vocês também um pouquinho vai que vocês tiveram uma interpretação ainda melhor né gente cada um tem uma interpretação que enriquece o outro né Sem dúvida é e eu acho que a o segredo Talvez esteja exatamente aí né descobrir a intenção que são as razões reais para a gente fazer as coisas e as razões reais elas carregam aquilo que a gente de verdade é e porque a gente não

o segredo Talvez esteja exatamente aí né descobrir a intenção que são as razões reais para a gente fazer as coisas e as razões reais elas carregam aquilo que a gente de verdade é e porque a gente não percebe as razões reais a gente repete as experiências e fica muitas vidas para poder superar uma questão porque a gente não percebe né E nessa vida mesmo quantas Quantas vezes a gente recebe muda as circunstância mudam as pessoas mas em Essência a gente tá vivendo a mesma situação e não se dá conta e age do mesmo jeito sempre sem conseguir aprender com as consequências com os resultados porque a gente não percebe é porque que a gente tá fazendo aquilo Qual é a razão e olha tem uma coisa muito difícil que que essa nossa capacidade racional né Aí é outra razão né a nossa razão essa que funciona ela é extremamente obediente e serviu a gente então você faz uma coisa e já tá dizendo para sua razão olhar descobre uma maneira Nobre de justificar isso que eu tô fazendo hein você arranja uma maneira Nobre de justificar e ela arranja então a gente sempre tem uma razão que Nobre mente justifica o que a gente está fazendo e Disfarça aquela razão que é a razão real que vem daquilo que a gente é então se a gente que é o que você tá falando que a média traz que é a intenção e é por isso que os espíritos falam que tudo na nossa vida a intenção é que vai determinar o grau de responsabilidade né a intenção é que vai determinar o peso da sua responsabilidade naquilo que você está fazendo E aí vem esse problema da gente muitas vezes se guiar pelo por essa inconsciente porque não adianta é inconsciente mas é nosso né então a gente vai não dá para transferir a responsabilidade Então eu acho que a intenção é sim ela é muito ela é determinante né meninas Ela é determinante Eu até vou trazer assim Acho que dois ou três exemplos sobre essa questão principalmente no nosso campo da doutrina que aí a pessoa assim é espírita e vai fazer caridade né lá eu tô vindo aqui né para poder ganhar uns pontinhos para ficar no

três exemplos sobre essa questão principalmente no nosso campo da doutrina que aí a pessoa assim é espírita e vai fazer caridade né lá eu tô vindo aqui né para poder ganhar uns pontinhos para ficar no lugar no plano espiritual melhor né olha só a intenção dentro da doutrina ou então pegar convive com um parente com familiar Olha vou ver se é meu karma com essa pessoa para não ficar nem para ela suportar para me livrar para livrar então né ou então chega com outro parente falar assim ó tudo bem tarde na semana outra Encarnação você vai passar por isso e aquilo então você vê que até dentro da nossa doutrina da nossa né com todo o conhecimento que a gente vem dentro das nossas obras e tudo a intenção está em nós não adianta né o primeiro passo é não adianta em nós É verdade gente esse papo tá tão interessante mas infelizmente nós temos tempo né E o nosso tempo está assim no limite do limite né então nós vamos Encerrando o programa agradecendo a Luciene agradecendo a Telma e antes de encerrar uma citação lembrando da citação de Pedro né que ele disse que a cada um a gente recebe segundo As Nossas obras e no comentário de esclarecimento sobre essas obras que remédio traz no finalzinho desse texto gasta interessante que que ele vai dizendo que essas obras a que se referem Pedro são as nossas construções íntimas aquelas que já conquistamos ou conseguimos atingir em todos os sentidos da nossa vida então para encerrar vamos deixar umas perguntinhas de reflexão para aqueles que nos ouvem para nós mesmos né É em Quais aspectos pessoais eu já percebo sendo melhor e o quanto o meu atual melhor também se aplica aos aspectos espirituais da minha vida muitas se pensar né então esse pensar pode nos levar ao nosso próximo programa que no papo Espírita vai ao ar todas as quintas-feiras às 19 horas e nós solicitamos vocês gente dá um like Não esqueça de compartilhe comente que isso vai nos ajudando a construir um programa ainda melhor né um programa que atenda a expectativas né o desejo de vocês que

s solicitamos vocês gente dá um like Não esqueça de compartilhe comente que isso vai nos ajudando a construir um programa ainda melhor né um programa que atenda a expectativas né o desejo de vocês que nos assiste então todas as 19 horas no canal da como é um espírita no YouTube nós seguimos aqui trazendo papos temas do nosso cotidiano esperando né que o nosso nossa conversa que acima de tudo é para nós mesmas possa ajudar vocês com os assistem nessa longa Nossa tinha um dia sermos um pouco melhor e ser mais perfeitos agradecemos a todos Até a próxima quinta

Vídeos relacionados