LIVE | SEMPRE VALE A PENA VIVER (Parceria @FEDFTV)
TV Comunhão - Inscreva-se no nosso canal, deixe seu like e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que acontece na Comunhão Espírita de Brasília. Canais de Mídias e Redes Sociais da Comunhão Espírita de Brasília: HomePage: http://www.comunhaoespirita.org.br Rádio Comunhão: http://www.radiocomunhao.com.br TV Comunhão: http://www.tvcomunhao.com.br Facebook: http://www.facebook.com/comunhaoespirita Instagram: http://www.instragram.com/comunhaoespirita Twitter: http://twitter.com/ComunhaoOficial COMUNHÃO ESPÍRITA DE BRASÍLIA Missão: Promover o Ser Humano, facilitando-lhe o acesso ao Conhecimento da Doutrina Espírita, amparando-o e ofertando-lhe os meios para vivência cristã. Visão do Futuro: Ser uma Casa Espírita de excelência na sua organização, na geração de conhecimento, na educação, na difusão doutrinária, na assistência espiritual e social , com estímulo a vivência cristã. ESPIRITISMO O termo "Espiritismo" é sinônimo de Doutrina Espírita, porém, frequentemente, é utilizado erroneamente para designar qualquer prática do mediunismo (comunicação com os Espíritos), ou confundido com cultos afro-brasileiros (Umbanda, Candomblé, entre outros). O Espiritismo é uma doutrina que trata da natureza, da origem e do destino dos Espíritos e de suas relações com a vida material. Traz em si três faces: filosofia, ciência e religião (moral). Os adeptos da Doutrina Espírita são os espíritas e suas práticas se baseiam no estudo das obras básicas da Codificação e na assistência material e espiritual aos necessitados. Quando Surgiu? Foi revelada por Espíritos Superiores e codificada (organizada) em 1857 por um professor francês conhecido como Allan Kardec. Surgiu, pois, na França, há mais de um século. Porque estudá-lo? Em João 8:32, Jesus disse: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará ." Para sermos, verdadeiramente, espíritas – porque é impossível compreender e viver uma Doutrina tão complexa e abrangente sem dominar seus conhecimentos básicos.
a cada ano que passa traz consigo um novo tempo como vento o tempo leva e traz vida e com ela se alternam diferentes momentos é por isso que precisamos de pausas para dar espaço ao silêncio e meio e consolidar o que aprendemos e podemos escutar dos mais sábios e benevolentes o espiritismo é caminho da palavra do Silêncio do sentimento e da imagem é ação como um canal de prática de amor e difusão de conhecimento a febre TV existe para transmitir os postulados do espiritismo e oferecer roteiros que permitam avançar nesta trilha que é a vida Agradecemos muito a vocês por fazerem parte da corrente Graças às doações podemos realizar nossa missão de estar perto e propagar a doutrina espírita e vamos seguir juntos plantando e colhendo a paz seja você também um investidor do bem colabore com a febre TV juntos podemos mais febre tv.com.br O olá boa noite a todos uma alegria imensa estamos aqui de volta e nós com muito carinho com muito respeito a tentando aí na casa de todos os anos acompanhar as terças-feiras na verdade da casa às vezes no carro às vezes no escritório e fico que as pessoas estão nos mais variados lugares né esse mundo virtual nos permite isso E hoje nós estamos muito felizes porque nós temos convidado pra lá de especial Doutor Décio iandoli Júnior Boa noite não pudesse Boa noite Marcilene Boa noite Regina Boa noite todo mundo que tá ouvindo a gente aí é muito obrigado a tua pela sua presença já já nós vamos falar um pouquinho mais mas antes Nós gostaríamos de falar também corrigindo aqui a diretora da área mediúnica da Federação Espírita do Distrito Federal está aqui conosco Boa noite Regina Boa noite Marcilene Boa noite Décio uma alegria sempre poder participar dessa atividade um grande aprendizado para todos nós verdade Regina grande aprendizado para todos nós Lembrando que nós estamos no ar pela PDF TV pela feptv pela comunhão TV e deve ter aí outro pessoal reproduzido o que nós estamos aqui transmitido hoje então boas-vindas a todas as pessoas Lembrando
s Lembrando que nós estamos no ar pela PDF TV pela feptv pela comunhão TV e deve ter aí outro pessoal reproduzido o que nós estamos aqui transmitido hoje então boas-vindas a todas as pessoas Lembrando que a nossa Live da terça-feira é sempre com a participação daquelas pessoas que nos acompanham então eu tô desce vai falar um pouco a respeito de um tema muito interessante sempre a viver depois da fala dele aí nós abrimos para as participações mas antes de iniciarmos atividade eu vou pedir a Regina para fazer Nossa prece Inicial Regina por favor não vamos todos juntos Oi aqui é tão dos Monstros corações é levando o nosso pensamento a Deus buscando todo Amparo de Jesus e dos benfeitores amigos para que possamos na noite de hoje refletir um pouco sobre esse tema sempre vale a pena viver e que o Mestre Jesus cada dia a cada instante nos dê essa certeza fortaleça em nós essa certeza e que tenhamos um excelente trabalho na noite de hoje tão envolvemos descem de muita luz de muita paz para que ele possa trazer essa mensagem com muita tranquilidade sempre com muito amor no coração de Jesus permaneça conosco e é assim seja que Jesus permaneça conosco então queridos amigos e amigas nós estamos aqui com Dr Décio iandoli Júnior ele é o atual presidente da ame do Mato Grosso do Sul e eu vice presidente da ami e Internacional e olha só o tema que tem tudo a ver com o Setembro estamos no Setembro amarelo é o mês em que nós falamos a respeito do quanto a vida é importante não é é o mês de prevenção ao suicídio e o Doutor Décio vai conversar conosco sobre o tema sempre vale a pena viver o Nordeste sempre vale a pena viver sempre a gente tá na oportunidade da nada aqui não pode jogar fora né tem que aproveitar e é esse é o que que eu queria começar essa reflexão fazendo uma diferenciação e para nós espíritas é bastante evidente que a diferença entre viver e existir porque a gente pode considerar dizer esse espaço entre o nascimento e o desencarne Né o reencarne e o desencarne é esse ciclo em que nós existimos é como
evidente que a diferença entre viver e existir porque a gente pode considerar dizer esse espaço entre o nascimento e o desencarne Né o reencarne e o desencarne é esse ciclo em que nós existimos é como se ele citrinos se eles é o princípio inteligente perispírito eo corpo físico né em que nós nós estamos é habitando várias dimensões ao mesmo tempo e nós estamos habitando o operacionalizando o esse Avatar que é o nosso corpo biológico e esse essa essa trajetória que a gente pode chamar de vida né que tem o nascimento a infância a a empresa a velhice e o desencarne o a morte ela ela forma um ciclo para ciclo de aprendizado psicopedagógico não é e o existir que a partir do momento que nós fomos criados por Deus simples e ignorantes em que o princípio inteligente cientes do alisou e nós nos tornamos seres indivíduos né permanentemente individualizados mesmo como seres animais e depois como seres ominais a caminho dos seres crísticos né que é a nossa próximo estágio a gente tentar dentro desse processo de viver e morrer diz ele morrer eles ele morrer mas é nós existimos e o existir ele ele é ele é constante é a partir do momento que fomos criados por Deus até a eternidade nós somos é a Raquel sim então o que muitas vezes nós percebemos É principalmente nos quadros de depressão né e aqui eu eu posso trazer um dado da Medicina né que a maior imensa maioria das pessoas que se suicidaram que tirou a própria vida são pessoas que estão em quadros depressivos que são estados patológicos né a todas as quatro psíquicos e os quadros emocionais eles podem ter origem na alma mas eles eles acabam gerando alterações funcionais no nosso cérebro e isso daí pode levar a atitudes né que a gente é conscientemente não não tomaria mas sob a influência do problema físico que está Copa o problema espiritual muitas vezes nós não resisti É mas o que nós percebemos do depressivos Graves é que naqueles que querem morrer eles querem não existir eles querem parar de sentir a dor do vazio não é E isso não não acontece com
s nós não resisti É mas o que nós percebemos do depressivos Graves é que naqueles que querem morrer eles querem não existir eles querem parar de sentir a dor do vazio não é E isso não não acontece com a morte ao contrário que hora né porque ele vai acrescentar essa dificuldade que ele tem essa essa dor que ele tá sentindo de existir ele vai acrescentar um ato infeliz que traz consequências nestas dolorosas para ele como espírito então é como a gente não consegue não existir melhor a gente dizer deveria existir para que a gente possa aproveitar essa oportunidade de estar vivo este ciclo de vida para conquistar possibilidades né um futuro para a angariar recursos psíquicos Morais emocionais no futuro não é é eu vou me permitir dar um exemplo um exemplo pessoal eu decidi esse médico bastante cedo e eu sou meu pai funcionário público o já aposentado e a gente tem uma vida a tranquila nós modesta e para fazer medicina eu teria algumas alguns obstáculos né a vencer um entrar faculdade eu vou fazer escola pública eu não tinha condições limpa gente acontecer gente pagar uma escola particular e por aí vai então desde cedo eu decidi É que eu queria ser médico e eu tomei algumas atitudes na minha vida então por exemplo eu sempre fui eu decidi que eu ia ser o melhor aluno da escola pública porque essa escola E se eu fosse o melhor da ruim Talvez eu fosse suficientemente bom para entrar na faculdade e aí Eu sempre estudei muito quando chegou perto do vestibular eu parei eu não tinha namorada os meus amigos passavam em casa para gente Para sair para ir em bailinho para ir em festa é hoje o pessoal chama de balada né eu não ia é porque eu tava Abrindo mão de um momento interessante da minha vida que era minha pré-adolescência a adolescência e sacrificando esse momento porque eu tava pensando no futuro que eu queria ser médico aí eu consegui entrar na faculdade e as coisas pioraram em vez de melhorar porque era aula de manhã e de tarde eu tinha que estudar à noite mais uma vez eu não podia reprovar eu tinha
ueria ser médico aí eu consegui entrar na faculdade e as coisas pioraram em vez de melhorar porque era aula de manhã e de tarde eu tinha que estudar à noite mais uma vez eu não podia reprovar eu tinha que passar por que meu pai eu entrei no interior meu pai estava tendo dificuldade de me manter interior São Paulo Então eu trabalho eu estudava eu assistir aula de manhã e de tarde Estudava à noite e final de semana era o dia era um final de semana que eu tinha para estudar para poder passar nas provas e aí eu consegui me informar e eu Realizei um sonho mas aí eu descobri que somente por um médico não funcionava eu precisava eu queria ser cirurgião E aí consegue entrar na residência e só trinta por cento dos formados no Brasil e medicina conseguir uma vaga em residência aí eu vou estudar de novo e eu tinha que trabalhar porque eu precisava sair das costas do meu pai então eu trabalhava no plantão noturno ou estudava de manhã e aí eu consegui entrar na residência cifra três anos de residência em que eu não entendi eu só trabalhei e aí eu sair da residência lá agora vai começar uma vida melhor não eu demorei cinco anos para conseguir ter Natal ou Ano Novo com a minha família porque eu sempre tava de plantão tentando recuperar um pouquinho do prejuízo que eu dei para o meu pai e tentando juntar algum recurso para eu conseguir e em é a minha profissão Olha gente eu não tô reclamando eu tô mostrando que eu abrir mão de algumas coisas para ter o que eu tenho hoje porque eu me realizei profissionalmente eu sou médico feliz eu gosto que eu faço né as razoavelmente bem e tu neste momento g****** de algum conforto financeiro que eu conquistei ao longo de 33 anos de formado Então veja bem muita gente naquela época os meus amigos e eu pra balada eles hoje ele tem a vida dele estão felizes cada um escolhe o seu caminho mas eles devem ter feito algum sacrifício também para conquistar o que eles têm onde ninguém Conquista nada sem esforço Ah é Então qual é a conclusão dessa história conclusão dessa história é que
inho mas eles devem ter feito algum sacrifício também para conquistar o que eles têm onde ninguém Conquista nada sem esforço Ah é Então qual é a conclusão dessa história conclusão dessa história é que se eu tiver um objetivo Claro na minha vida se eu souber para que e porque eu estou vivo Quais são os objetivos Quais são as minhas motivações é o como sempre vai valer a pena o sacrifício ele sempre vale a pena se você sabe qual é o prêmio no final e se você quer que você vai fazer o sacrifício mais forte mais importante quanto mais valioso para você por o prêmio no final alguém que não quisesse ser médico e assim é inútil fazer o que eu fiz mas para mim que queria fez toda a diferença eu me realizei profissionalmente me realizei emocionalmente me realizei financeiramente né eu tinha me falado que eu era privilegiado porque era médico eu fiquei muito bravo porque eu tive todo mundo Todos nós temos o nosso privilégio mas eu me esforcei bastante e abrir mão de muita coisa na minha vida para conseguir as coisas que eu consegui a vida é assim é a vida é a primão de algumas coisas para conquistar outras e toda vez que você escolhe algo você tá abrindo mão de todo o resto se você escolhe fazer uma profissão eu escolhi esse médico então eu abrir mão que você dentista eu abrir mão se advogado vão ser veterinário abrir mão de ser psicólogo Quero outras coisas que me atraíam também mas não dá para fazer as duas coisas vou fazer uma vou fazer a outra se você escolhe na tuas férias viajar para o Nordeste você abre mão de viajar para Argentina você abre mão de viajar para Europa do Sétimo Dia Japão Estados Unidos e assim por diante não tem como você escolher tudo eu e nessa caminhada as escolhas elas vão sempre exigir algum sacrifício de você e esse sacrifício tem que ser é pesado por você na medida do desejo da Vontade que você tem de atingir o objetivo é para isso que a gente vive a gente vive para conquistar objetivos a gente vive para ter realizações Esse é o primeiro passo primeiro. Segundo ponto
sejo da Vontade que você tem de atingir o objetivo é para isso que a gente vive a gente vive para conquistar objetivos a gente vive para ter realizações Esse é o primeiro passo primeiro. Segundo ponto que eu queria chamar atenção é que muita gente se ilude achando que o objetivo é ficar rico objetivo é muito dinheiro objetivo andar de carro importado objetivo é até uma casa enorme e esses objetivos materiais eles podem te motivar principalmente ir conduzir por um tempo mas a partir do momento que você alcance seu objetivo ele se esvazia como se fosse gelo na hora que você segura na mão ele vai derretendo chega uma hora que não tem mais nada na sua mão é muito diferente das conquistas é que estão Acima das conquistas materiais o exemplo que eu dei né a minha profissão eu queria ser médico absor meio médico eu sou médico e eu me esforço para ser um bom médico isso é uma coisa que é independe de quanto eu tô ganhando e eu fui médico e ganhei mal durante muitos anos da minha carreira e eu era já feliz já era muito feliz porque porque quando eu ia fazer o que eu tava fazendo quando eu ia por uma cirurgia me senti a realizado o nosso né que eu consegui eu sou capaz de operar uma pessoa é quando eu entrei para faculdade comecei a dar aula eu me realizei porque é eu podia passar para os alunos ainda faço isso O prazer de ser um médico médico realizado isso não tem dinheiro que pague e esse não esse é uma conquista essa é uma toxina vocês vazia na sua mão não é como um cubo de gelo e ela vai estar lá sempre então é quando a gente busca um sentido para as nossas vidas e cada pessoa tem o céu O Idealista alguém que luta por um ideal alguém que luta por uma causa alguém que luta por uma tem uma determinada profissão ou para desenvolver determinada habilidade alguém que quer ser um bom pianista alguém que quer nadar só que sendo nadador tem ser um jogador de futebol essas pessoas elas elas se dedicam é claro que muitas vezes ligada à profissão tem a questão do dinheiro nos fizemos Precisamos do
uém que quer nadar só que sendo nadador tem ser um jogador de futebol essas pessoas elas elas se dedicam é claro que muitas vezes ligada à profissão tem a questão do dinheiro nos fizemos Precisamos do dinheiro mas ele não pode ser foco central da nossa atenção Qual que é centrada na atenção tem que ser a a gente se sentir realizado diante das coisas que a gente faz né é esse a gente mesmo que seja uma meta distante aparentemente e se atingida ainda assim ela vale a pena porque mesmo que você não atingir essa meta agora nessa Encarnação você continua existindo você vai ter outras vidas e aquilo que você fez nessa vida para atingir o objetivo real objetivo é aquele que não é material é um objetivo que é espiritual objetivo que é é sentimental ele esse esforço que você faz nessa vida ele não ele não vai embora e não evapora na próxima você continuar de onde você parou é tão grande problema é quando a gente é não sabe porque a gente vive quando a gente não tem um porque eu nem tinham tem um objetivo e quando a gente não tem o porque nenhum como serve Qualquer meio qualquer motivo qualquer passagem é insuportável porque não tenho prémio no final e os teus sacrifícios as dificuldades que a vida te oferece elas precisam ter uma recompensa no final Oi e essa recompensa lá com essa ser uma recompensa real não pode ser material que a material dura pouco você se sente enganado depois e na Então esse sentido da vida ele tem que ser alguma coisa ligada à espiritualidade e esse eu acho que o grande problema do nosso tempo a espiritualidade foi arrancada foi amputada da vida das pessoas principalmente os países mais desenvolvidos eles misturam a espiritualidade com a religião EA religião como tem um passado bastante difícil na humanidade como as religiões de uma maneira geral provocaram muita dor e muito sofrimento para a humanidade e quando as pessoas que têm sua religião Elas Pensam no mal que foi feito pela religião elas não pensam na espiritualidade que é o bem que a religião pode fazer por nós
to sofrimento para a humanidade e quando as pessoas que têm sua religião Elas Pensam no mal que foi feito pela religião elas não pensam na espiritualidade que é o bem que a religião pode fazer por nós e eu sempre digo que ele já uma é uma ferramenta e toda a ferramenta é neutra ela pode ser usada para o bem ou para o mal tem define isso é quem usa a ferramenta e não a ferramenta em si martelo ele não é bom nem mal já é um martelo se você para conseguir uma casa ele é bom se eu uso para matar uma pessoa ele é mal então a religião é Esse instrumento e nós nos acostumamos a usar Esse instrumento para aquisição de poder para aquisição de propriedades e Bens Materiais de influência isso são objetivos falsos são ilusões que vão derreter nas nossas mãos para a gente conseguir conquistá-las e por outro lado se eu usar a religião para alcançar os objetivos espirituais Então o que vai acontecer é que ela vai ser um excelente trampolim para que eu consiga conquistar perceber em mim que é valioso na minha vida o que eu não tô falando de você fazer se dedicar a espiritualidade em algum ramo da religião não a espiritualidade tá na minha vontade de ser médico quase totalidade tá na minha vocação no prazer que eu sinto de ir trabalhar a espiritualidade ela tá na vontade que a gente tem de espalhar uma boa nova Como é o espiritismo uma ideia que a gente percebe que é tão importante tão valiosa tão útil que a gente quer que outras pessoas Ouçam também e divulgar essas idéias né Não precisa conquistar as pessoas para casa sejam espíritas isso é conquistar as pessoas ficaram pensem nas ideias do Espiritismo mesmo que ela nem saibam essas ideias são espiritismo além do que as ideias espiritismo não são do Espiritismo são as ideias da doutrina Cristã Onde estão aqui no planeta mais de dois mil anos não é uma novidade e a novidade é a caminho que o espiritismo nos apresenta para chegar lá é o caminho da racionalidade é o caminho científico é o caminho filosófico é um caminho que não dá margens a o erro como
ovidade e a novidade é a caminho que o espiritismo nos apresenta para chegar lá é o caminho da racionalidade é o caminho científico é o caminho filosófico é um caminho que não dá margens a o erro como a fé cega vocês conosco no passado né então eu preciso buscar essa e esse objetivo esse motivo para eu estar vivo porque senão a minha vida se esvazia se eu não sei o porque eu não aceito como se eu não sei onde eu quero chegar para que me movimentar eu não tenho objetivo otar pelo que e nós precisamos nós necessitamos de um de uma orientação de um sentido e esse é o sentido da vida é isso que está sendo é inescrupulosamente Roubados das novas gerações o que a espiritualidade a própria ciência estudando espiritualidade e mostrando isso hoje já é bastante Evidente nos trabalhos científicos que a espiritualidade aumenta diminui a depressão A espiritualidade aumenta o tempo de vida aumenta diminui o número de doenças a espiritualidade faz com que as pessoas sejam mais felizes vivam melhor quando adoecem ela se recupera mais rápido porque porque elas têm objetivo ela tem sentido ela tem propósito E se ela tem propósito elas topam sacrifício o que ela sabem que depois vai ter alguma coisa boa que o sacrifício de hoje a construção de um futuro feliz bom e isso é algo que nós precisamos de divulgar para as pessoas principalmente para os jovens os jovens que estão nascendo na sociedade que materialmente acolhe mas espiritualmente rejeita uma sociedade que ainda é secretária que ainda nos dividir por grupos ou categorias o gênero e é eu eu posso até estar errado mas muitas vezes a mesma revolta que eu sentia quando eu vi a um preconceito contra homossexual contra um negro hoje eu sinto quando eu vejo o conceitual em ao contrário o homossexual sendo preconceituoso com o heterossexual o movimento pendular nessa que só saem do sistema para ir para o outro isso me entristece entristece porque as pessoas não entenderam que nós somos os mesmos e as nossas cascas mudam mas a nossa essência é Benfica que não há nenhuma
ó saem do sistema para ir para o outro isso me entristece entristece porque as pessoas não entenderam que nós somos os mesmos e as nossas cascas mudam mas a nossa essência é Benfica que não há nenhuma diferença entre nós isso eu tô falando literalmente não é representativamente e é quantas vezes nós já fomos hetero homo bi pretos brancos amarelos vermelhos quantas vezes nas nossas vidas nosso currículo olhando para trás já passou por muita coisa e olha gente eu sempre brinco mas é verdade a versão 2020 a sua versão 2020 a melhor desde que você foi criado como espelho porque a gente evolui ninguém anda para trás e se hoje você é o que você é daqui para trás só piorou não é isso que eu nunca aqui saber muito do meu passado nas minhas encarnações anteriores e quando soube Só pude contar com os da tarde que que era melhor não ter sabido né porque esse processo já quisição de conhecimento percepção do mundo de evolução é isso é inexorável para todos os seres que existem e as nossas vidas elas são momentos em que esse aprendizado acelerado é potencializado e ele traz um preço pressão desse conforto Então quando você tem uma pessoa que não consegue enxergar o transcendente ela não consegue ver o que venha além e quando dizem para ela que a morte é o fim e que depois da morte é o nada é né O que é que sobra para essa pessoa quando ela tem que se sacrificar por alguma coisa na vida dela o que é que sobra para essa pessoa quando ela rejeitada quando ela não consegue atingir Algum objetivo que ela planejou quando ela se vê menor que outras pessoas quando ela se vê com menos possibilidades que outras pessoas sejam possibilidades habilidades sejam possibilidades materiais que sobra para essa pessoa não sobrar nada então esse é o sentido da vida e é isso que nós precisamos em curtir para as pessoas e último ponto que eu queria a colocar é sobre essa questão do prazer de viver né então a gente já falou aqui das dificuldades né eu falei aqui tá as vicissitudes que a vida traz e de como
as pessoas e último ponto que eu queria a colocar é sobre essa questão do prazer de viver né então a gente já falou aqui das dificuldades né eu falei aqui tá as vicissitudes que a vida traz e de como se você tem um objetivo você consegue aguentar o como se você tiver o porquê mas será que é só isso A vida é só dificuldade não é não é o problema é que muitas vezes nós não focamos a nossa atenção nas coisas que realmente valem a pena serem focadas principalmente hoje em que nós estamos com os nossos olhos na telinha preta a gente ver a vida através de uma tela de poucos centímetros enquanto você tem um cinemas coope4 de acontecendo ao seu redor você se restringe voluntariamente a ver o mundo através o projeto tão miserável tão pequeno tão Raso começa aqui e na E aí eu comecei a me dar conta de que a gente eleva muito as nossas expectativas O que que é uma expectativa alguma coisa que você espera que aconteça não alguma coisa que você luta para que aconteça essa diferença entre meta expectativa a expectativa é expectar olhar eu sento e espero porque não depende de mim ou porque eu não faço nada para que aquilo aconteça então a expectativa é um caminho mais curto e certo para a frustração e agora a meta né objetivo é quando você trabalha para que aquilo aconteça você faz alguma coisa despende energia pensa é faz uma estratégia busca Aí sim você nunca vai se frustrar Porque mesmo que você não conquiste o objetivo final que você idealizou inicialmente que estava lá na sua no seu no seu plano de trabalho de luta com certeza você vai caminhar muitos degraus e agora quando a gente já era essa expectativa o que que acontece você cria uma ilusão de que a sua vida tem que ser indeterminado o jeito você cria uma ilusão de que as pessoas têm que ser alguma coisa que você imaginou que elas deveriam ser sem respeitar o que elas realmente são isso acontece muito nas nossas relações pessoais marido mulher pais cílio mãe e filho mãe e filha e assim por diante a gente projeta no outro as nossas ilusões as nossas
eitar o que elas realmente são isso acontece muito nas nossas relações pessoais marido mulher pais cílio mãe e filho mãe e filha e assim por diante a gente projeta no outro as nossas ilusões as nossas expectativas e fica esperando que o outro fica espectando que o outro atenda os nossos nossos desejos em cima deles isso também é sempre frustrante ou então a gente fica olhando Como disse coçando uma vez eu nunca vi ninguém triste pobre ou frustrado no Facebook Ah tá todo mundo sempre feliz todo mundo sempre muito com tudo dando certo na vida dele e aí o menos avisado pega aqui falando só eu que estou infeliz só minha vida que dá coisa errada dos outros tá o tempo tudo também e não é porque você não tá vendo a vida real Oi e aí o que acontece quando você vai olhar se é que você olha as coisas boas estão passando no seu lado e você não tá vendo e quando você olha se é que você olha você vê tudo em preto e branco se você não consegue ver a cor das coisas você não consegue ver os detalhes você não consegue sentir os cheiros você não consegue sentir os gostos o e estudando sobre a fisiologia do prazer né os nossos centros é neurológico do Prazer isso com mais claro para mim porque a gente tem dois tipos de prazer trazer apetitivo e o consultivo o prazer apetitivo é um prazer do ato aminérgico ele é ligado a uma substância dopamina que é excitatória Então aquela eu vou dar um exemplo assim de você pensar tô com fome tô com fome mas eu quero comer um prato específico quero comer uma pizza aí Eu começo imagem na pizza e o meu cérebro vai produzir dopamina eu fico naquela naquela ansiedade mesmo porque o prazer apetitivo da caminhonete que ele ansiogénico ele gera uma expectativa então eu vou comer a pizza eu vou comer a pizza e aí você fica naquela coisa e seu cérebro se mudando de dopamina aí você e na pizzaria você pede a pizza e ela vem você foi no prato e você vai comer a pizza como é que você vai comer essa pizza se você já vai comer a pizza pensando na sobremesa você vai comer a pizza
você e na pizzaria você pede a pizza e ela vem você foi no prato e você vai comer a pizza como é que você vai comer essa pizza se você já vai comer a pizza pensando na sobremesa você vai comer a pizza pensando que você tem que ir dormir porque amanhã tem que trabalhar você vai comer a pizza pensando no Quanto vai pagar pela pizza o que que vai acontecer nada a dopamina vai baixar vai ficar um vazio enorme e você não vai sentir o prazer que acalma até o prazer consultivo agora se você senta você pede a pizza escolhe o garçom traz você olha a pizza Fumegando você você sente o cheiro antes você põe a pizza no prato Você comenta como ela tá bonita você corta um pedaço você põe o primeiro pedaço da boca você degusta você engole devagar sim você sente o prazer de estar comendo aí o seu cérebro deixa de produzir dopamina começa a produzir endorfinas serotonina oxitocina que são outros neurotransmissores que vão te trazer o prazer com subjetivo que a contrário dopaminérgico que as eugênico ele é um calmante ele é ansiolítico e ele te deixa mais feliz tranquilo e quando você termina de comer o primeiro pedaço eu não vou comer a pizza interna não você terminou o primeiro pedaço você falar nossa que delícia essa pizza e eu não sei se tá dando para vocês entender onde eu quero chegar tem gente que tem que ficar só não dá para mina ele nunca atingir a serotonina porque e quer o que ele não tem e quando ele Conquista já não serve mais quando ele conquista o que ele não tinha e agora ele tem não serve mais e as pessoas fazem isso normalmente para as coisas materiais Master gente faz isso também para as coisas emocionais quer porque quer namorar aquela menina porque quer porque todo mundo quer namorar a menina porque a menina mais bonita da escola o dia que ele conquista a menina ele descobre que não acho ela tão legal ele não queria tá namorando com ela você já ele nunca com sobra ele nunca resolve e nunca realiza o prazer Oi e aí ele vai ser um ansioso e a vida dele vai ser um buraco vazio e ele vai
ela tão legal ele não queria tá namorando com ela você já ele nunca com sobra ele nunca resolve e nunca realiza o prazer Oi e aí ele vai ser um ansioso e a vida dele vai ser um buraco vazio e ele vai ver tudo preto e branco não vai ver com ele nada bom então a minha proposta e eu procuro fazer isso quando eu estou mais ansioso mas triste mas chateado e a gente tá vendo um momento agora que parece que é um rolo compressor passando em cima da gente tá conversando aqui antes de entrar é que esse ano nós estamos na fila para entrar no ano 2020 e lá na extrema ainda o ano tá acabando né e a gente ainda não entrou no 2020 Talvez não tenha 2020 para entrar né como ser a proposta aqui 2021 seja 2021 seja 2022 a revanche porque 2021 existiu E aí todo mundo lado aqui né nesse Panelão de ansiedade e dizendo um monte de restrições e dificuldades estão deixando a gente triste a gente ansioso a gente deprimido e eu tenho feito um exercício e tem sido muito útil para mim não é eu descobri esse sentimento que o IP é a árvore oficial do Brasil Sempre achei que era o pau-brasil não é o IP e Campo Grande é uma cidade que é cheia de três e ter pé amarelo tem tem Rosa Tem ipê roxo ipê branco e eles vão Florindo em tempos diferentes estão entrando na primavera e outro dia eu saí de manhã atrasado para ir trabalhar e eu entrei no carro já tava indo sem pensar muito pensando que eu tava atrasado aí a hora que eu entrei na Avenida Afonso Pena time tem amarelo na minha frente é lindo oroso tá lotado de flores amarelas lindas de morrer e eu tive que parar no meu carro fazer uma foto agradecer porque eu estava ali naquele momento vendo aquela árvore maravilhosa ali na minha frente né se eu descesse do carro porque eu abaixei o vidro e eu senti uma brisa entrando e aquela brisa minha cara esse ou gosto eu falei nossa que brisa gostosa e essa cor que a vida te dá que você é legal você não percebe você me nos preza Por que você tá olhando para tu expectativa você está olhando para ilusão você não tá vivendo a vida como
brisa gostosa e essa cor que a vida te dá que você é legal você não percebe você me nos preza Por que você tá olhando para tu expectativa você está olhando para ilusão você não tá vivendo a vida como você não tá comendo a pizza que você queria comer você tá engolindo e é como você não tá curtindo o momento você está tanto final de semana e a hora que vem o final de semana você não sabe nem o que fazer vai dar uma volta vai olhar o céu azul que tal você ver como é que tá a lua hoje que tal você ver as estrelas E que tal você prestar atenção nos cachorrinhos que estão passando ou se você tiver algum na sua casa que ele vem quando você chega de fazer festinha dizer oito aqui gosto de você gente esses Prazeres eles são Prazeres é que produzem serotonina Eles produzem endorfina eles são consultivos eles nos deixam em paz eles nos trazem Harmonia serenidade e é isso a gente tem que ir atrás disso Isso tá ao nosso redor não tá dentro do celular não tá no computador estão ao seu redor tá na tá dentro da sua casa e não é para gente Está dentro tá no seu trabalho tá no caminho para o seu trabalho Oi gente quando a gente começar a degustar esses detalhes que a vida nos dá um dia e é recheado de tantos Prazeres que não tem como você chegar no final do dia sentar feliz sem achar que valeu a pena viver aquele dia se você achar que você é uma fortunado de estar encarnado aqui neste planeta Neste País neste tempo veja tá somos brasileiros espíritas é só os privilegiados em uma galera querendo entrar na comissão que a gente tá E agora que a gente tá aqui para a gente acha que não é nada disso que não é tão importante bom então a minha proposta para que a gente pegou este a nossa vida como encarnados para que a gente Deguste os detalhes desse planeta lindo que foi preparado com tanto amor pelo nosso mestre Jesus com tantas oportunidades nas pernas estar aqui mas que essa Com certeza é a melhor de todas é porque o planeta nunca teve tão bem já teve muito pior Nós não somos nenhuma
amor pelo nosso mestre Jesus com tantas oportunidades nas pernas estar aqui mas que essa Com certeza é a melhor de todas é porque o planeta nunca teve tão bem já teve muito pior Nós não somos nenhuma maravilha mas nós estamos em transição e já fomos muito pior nós como espíritos nunca fomos tão bons como nós somos agora E por que não degustar isso porque não aproveitar isso não é isso só depende de nós ninguém precisa é de uma requisição para olhar uma flor ninguém precisa de um memorando para sentir o vento na Face ninguém precisa de nada para olhar a beleza que todos os dias o mundo tem razão nas sobre os nossos olhos sobre o nosso nariz sobre a nossa boca sobre nossos ouvidos e assim por diante se você ainda não percebeu perceba vale a pena viver vale a pena estar dentro das experiências e se não tá valendo se você acha que não tá valendo reajuste os seus parâmetros desliga o celular e para de assistir televisão e vai viver a vida vai viver a experiência de estar vivo encarnado e vai buscar objetivos reais Larga mão de ficar correndo atrás de dinheiro de objetos corra atrás de objetivos conquistas Heads e você vai ver como de repente aquele mundo preto e branco fica colorido ficar bonito e atrativos e eu espero que essa reflexão tenha sido útil que de alguma maneira eu tenha trazido alguma ferramenta é útil para que vocês possam reavaliar momento que nós estamos vivendo e os objetivos para o nosso futuro agradeço muito a atenção de vocês que estou à disposição se tiver alguma pergunta só disposição É sim nós já temos pergunta em antes da pergunta quero ler um comentário aqui no Ramone Lucena está nos assistindo pela feptv a hora que ele disse Dr Décio sempre cirúrgico nas colocações abraço paraibano que ligar o celular garoto ainda fazer você tava falando aí né Do ipê-amarelo outros epis também e aliás o ipê-amarelo até 15 aqui do Distrito Federal e nós temos também vários e pesos aqui que vão Florindo ao longo do ano mas estou falando a respeito do Ipê Amarelo é nós nos lembramos aqui né eu
e aliás o ipê-amarelo até 15 aqui do Distrito Federal e nós temos também vários e pesos aqui que vão Florindo ao longo do ano mas estou falando a respeito do Ipê Amarelo é nós nos lembramos aqui né eu lembrei que da do momento que a Ana Tereza Camasmie esteve conosco e ela contou de uma planta que ela comprou e que a princípio ela não sabia qual era a cor da planta e aí só quando já saiu o Arthur que ela descobriu né qual era a cor e ela ficou muito feliz e um sentimento de gratidão muito grande né nasceu dentro dela dizer que ela porta bonita ela foi presenteada com aquela flor e assim e para viver é preciso tanto sentido né Assim não tem um propósito e é possível descobrir o sentido da vida nas coisas mais simples como o ipê amarelo que se eu tava dizendo como a Ana Teresa estava falando da flor infini e as pessoas às vezes ficam procurando razões né grandiosas para continuarem vivendo e às vezes as coisas mais simples né Podem ela vende verdade você fala Marcilene porque é assim sabe qual é a visão que eu tenho as vezes que a gente está diante de um elefante de sei lá 15 metros de altura e a gente tava procurando um bicho não tem nenhum bicho aqui tem um elefante cinco metros na sua frente então às vezes as pessoas elas ficam iludidas elas acho que elas tem que ter um objetivo um sentido é Hollywood ano e não né Às vezes eu quantas pessoas a gente conheceu que eram super humildes e às vezes você nem sabe o nome mas que elas marcaram a gente profundamente se escreve Olha eu tô me lembrando agora quando eu fiz faculdade tinha um faxineiro quero um Senhorzinho ele já era idoso e ele cuidava do banheiro ele varre o pátio tudo o gostava daquele cara tanto que nós nós homenageamos ele na nossa formatura e e ele tinha uma vida simples eu não sabe eu não sei se era casado se ele não era mas ele levantava todo dia ele pegava Hoje ele leva faculdade para limpar o banheiro quantas vezes ele esse homem fez o meu dia mais legal porque eu encontrava a ele ele tava sempre sorrindo e aquele sorriso dele me
va todo dia ele pegava Hoje ele leva faculdade para limpar o banheiro quantas vezes ele esse homem fez o meu dia mais legal porque eu encontrava a ele ele tava sempre sorrindo e aquele sorriso dele me contagiava tá aí o sentido da vida dele fazer as outras pessoas felizes porque não uma mãe que cuida de um filho uma avó que cuida do né um pai que que se esforça para dar um certo conforto para família dele isso não é o suficiente Isso não é um sentido não pode ser um sentido não é você cuidar do seu gato você cuidar do seu cachorro você procurar um bom profissional tudo isso faz sentido Não é é desde que a gente identifique isso como algo importante desde que a gente não fique hierarquizando isso a gente achar que não é o O ar é mais importante que o b não tem isso não penso e eu ficava pensando né é eu vou fazer uma cirurgia é o décimo cirurgião ele é o cara mais importante mas se se a faxineira é que é responsável pela limpeza no entrou naquela sala antes de mim e fez uma faxina bem feita meu para sofrer e morrer de infecção então quê que é mais importante ela ou eu' os dois porque não adianta eu sem ela e no dia tá ela Senhor o paciente não vai ficar bem se eu e ela não fizemos um bom trabalho isso vale para a enfermeira para anestesista para todo mundo está envolvido ali naquele processo Entendi então não tenho mais e um menos até porque hoje eu sou cirurgião Amanhã eu vou ser o cara que fazer a limpeza bom E se eu se eu perceber que aquilo é importante eu vou continuar sendo uma pessoa feliz realizada é bem o que você falou Dá para olhar os detalhes e buscar o sentido da vida nesses detalhes estão aí disponíveis para gente não é a gente também não tem que ter o sentido da vida né as vezes a gente tem tantas coisas que nos motivam que nos fazem felizes e é só e degustando cada uma delas como se você fosse almoçar e não peço um prato só tivesse vários para você falar um pouquinho de cada um melhor ainda mais divertido mais gostoso não é então eu acho que a gente tem que prestar atenção
omo se você fosse almoçar e não peço um prato só tivesse vários para você falar um pouquinho de cada um melhor ainda mais divertido mais gostoso não é então eu acho que a gente tem que prestar atenção mesmo em vez de procurar o ficar procurando o elefante lá no ao longe Preto para prestar atenção se não tem um bem do seu lado e você nem deu conta disso a missa tá bom Regina Diga aí vamos lá e saiu aqui e nós temos uma pergunta que da Maria e a Maria diz o seguinte meu ex-namorado se suicidou e a culpa está me corroendo e fiz a culpa sabe que culpa não serve para nada culpa não serve para nada a culpa é fruto do nosso egoísmo nosso orgulho não é coisa da sua orgulho o que se você se culpa é porque você acha que você é responsável por ele ter tirado a própria vida e o único responsável é ele mesmo e se você descobrir que você tinha podia ter feito alguma coisa você pode até se arrepender mas nunca se culpa Oi e a culpa faz com que você se martirize é isso não vai ajudar nem você nem ele se livra da culpa você não é culpada você não pode ser culpado do ato alheio mesmo que tenha tido até uma oportunidade que você falar com ele sobre isso você não falou ainda assim o Ato é dele não é seu então você não pode se sentir culpada não tem como né agora se você se sentiu responsável de alguma maneira use essa responsabilidade para tentar melhorar os dois que você acha que pode ter sido causados aí como ele já se matou Como assim poxa nós somos espírito ele terminou a vida mas não resistência aí ele tá em algum lugar faça pré sintonize ele com amor não com culpa com amor não é é receba ele né agasalho traz para perto do seu coração e e olha eu não não me culpo e não te culpo vamos resolver isso né assumindo a responsabilidade ele tem que assumir a responsabilidade do ato dele e você ainda possível exatos que você possa ter tido que você acha que podem ter provocado isso ou de alguma maneira não um ajudaram ele né de alguma maneira Mas a culpa não é sua não pode ser bom então culpa gente é coisa de
tos que você possa ter tido que você acha que podem ter provocado isso ou de alguma maneira não um ajudaram ele né de alguma maneira Mas a culpa não é sua não pode ser bom então culpa gente é coisa de orgulhoso vaga mão joga fora abraço a responsabilidade e segue em frente que é o melhor caminho muito bem frases para registrar na memória o pai coisa de gostoso usa muito bom eu tenho aqui na Eliane França está nos acompanhando lá na frente diz assim se nós não podemos deixar de existir Onde está o livre arbítrio neste caso neste caso não tem ideia Beach cá eu não tenho idade como não tem ajudado mito ou fato de você não querer ser feliz no final vai ser você querendo ou não você vai ser feliz é uma lei Divina é uma lei Divina agora é o fato da gente não querer existir mostra apenas a nossa incompletude a nossa dificuldade de entender o que é de ver a realidade PC a gente ainda está iludido E por que não tem como não querer existir revoltar Contra isso mas vocês Eliane você falou Você tocou num ponto bastante importante porque se a polícia hábito nesse caso ele não existe né como é que alguém que não existe pode escolher não existir antes de existir concorda comigo só um problema filosófico você só vai ter lido hábito depois que você existir e depois que você existir você já existe você não pode em desistir não é então agora tocar o barco e descobrir que graças a Deus que você existe graças a Deus literalmente Graças a Deus que você existe literalmente Graças a Deus que você tem livre arbítrio e graças a Deus e todas as experiências mesmo as piores possíveis vão no final fazer você é uma pessoa realizada feliz e completo também agora temos o que tem o Pedro Castelhano Ele pergunta como harmonizar aos pensamentos diante de tanta turbulência nossa voz e olhando para dentro de si mesmo né não é uma tarefa fácil em eu te falar eu mesmo eu falo o meu Barco Balança o tempo inteiro né eu tenho dificuldade às vezes eu eu já aprendi assim eu eu parei de ouvir notícia no rádio é porque é
o né não é uma tarefa fácil em eu te falar eu mesmo eu falo o meu Barco Balança o tempo inteiro né eu tenho dificuldade às vezes eu eu já aprendi assim eu eu parei de ouvir notícia no rádio é porque é muito angustiante né e a gente tá vivendo um momento com tanta gente cometendo erros graves sabe falando coisas erradas levando as pessoas a atitudes perigosas né por pura vaidade né Isso me desarmoniza eu gosto eu confesso mas quando ta muito ruim quando eu percebo que que eu faço é olho para dentro é Jesus falou Reino de Deus está dentro de nós então foi você quer olhar com um lugar bom sentir bem olha para dentro e olha para tua fé olha para a figura para imagem que você tem de Jesus dentro de você e isso traz um alívio imediato viu é melhor que Novalgina morfina você quiser na hora que você tá confuso agitado ou irritado você conseguir sintonizar a sua mente seu pensamento com o mestre Jesus é automaticamente você se sente bem você sabe o que esse sentimento eu descobri uma uma ferramenta fazer isso é o é só algumas músicas A música tem esse poder é a Então eu tenho uma tem uma música da Tim e Vanessa Pedro eu ouço essa música imediatamente eu fico bem eu me sinto pense de paz e harmonia Talvez o caminho seja é esse né separar músicas para Emergência se você tá sentindo muito confusos harmonizado toca aquela música lá no seu carro no seu celular bota o fone de ouvido e feche os seus olhos e olha para dentro de você vai conversar com Jesus vai conversar com Deus que está dentro de você e aí melhora melhora É verdade então música para esses momentos mais difíceis música boa leitura bom filme né obrigado mesmo Doutor eu recebi uma aqui a pessoa pediu para não dizer o nome dela mas ela disse o seguinte quando ela está mais atribulada da vida ela tem alguns sonhos constantes ela sonha e enforcando e acorda sem ar e a pergunta dela s Creed Será que eu fui suicida bom então eu vou te fazer outra pergunta é é o último você saber se foi ou não vai te dar algum subsídio eu passei um
nha e enforcando e acorda sem ar e a pergunta dela s Creed Será que eu fui suicida bom então eu vou te fazer outra pergunta é é o último você saber se foi ou não vai te dar algum subsídio eu passei um cara uma vez Eu fiz uma prece Dr Bezerra e eu pedi para ele para me contar o que que eu tinha feito na minha última encarnação ou na minhas últimas encarnações naquela época eu era tão iludido que eu achava que eu tinha feito alguma coisa útil eu tinha sido alguém importante Olha só o nível da prepotência E aí você sabe eu fiz a prece Mas eu me esqueci da prece e não tinha seguinte à noite eu fui no centro e A médium estava lá receber uma psicografia e as cobranças e dizia o seguinte que é o espírito que tava escrevendo é um espírito mensageiro Dr Bezerra de Menezes e que ele tinha uma mensagem para mim que o que eu tinha que saber do meu passado é que ele tinha me colocado onde eu tava hoje e que era para eu trabalhar vou aproveitar a oportunidade de trabalhar então é esse seus sonhos eles podem estar relacionados com tanta coisa eles podem ser lembrança do passado eles podem ser não não de suicídio mais de você ter sido morta assim eles podem sendo são de algumas companhias espirituais que querem te perturbar perturbar o seu sono é quando você tá mais atribulado a hora que você tá mais agitada ela hora que você tá em Menos menor sintonia com Jesus com os espíritos de luz com você mesmo né só o seu íntimo Então não fica perguntando por que que você tem esse sonho o que te levou para esse sonho Pensa numa maneira de transformar esse alguma coisa positiva né ou de se desvincular disso se ela te traz sentimentos desequilibrantes né você acorda com falta de ar sem sufoco se você tem isso é uma coisa que não vai te ajudar não é deixa para lá a gente tem Depois dessa puxão de orelha que eu também Doutor Bezerra eu eu aprendi essa lição valiosa não é é se você caminhou metade do caminho você olha para trás e não tem nenhuma flor no caminho pensa que todas as sementes ainda tá na sua
e eu também Doutor Bezerra eu eu aprendi essa lição valiosa não é é se você caminhou metade do caminho você olha para trás e não tem nenhuma flor no caminho pensa que todas as sementes ainda tá na sua mão começa a plantar agora o Chico falava isso não é ninguém pode começar de novo mas todo mundo pode a partir de agora trabalhar para fazer um final diferente então é esse é esse o essa mensagem é muito bom mais uma mensagem para nos terra a memória né se não tem nenhuma flor no caminho pensa que as sementes estão na mão né começa a passar sim Regina Diga aí ó E Agora Nós temos uma pergunta do João do João Nascimento ele diz assim eu costumo afirmar que estamos também no mundo espiritual embora mais materializar creio que é o desencargo Não vamos deixar de pensar muito diferente de como pensamos hoje se eu concordo eu concordo a diferença básica é que hoje nós enxergamos as coisas de uma maneira muito mais limitada e quando a gente desencanar a gente não vai ter alimentação da matéria a gente vai conseguir ter uma visão mais panorâmico apesar da gente continuar pensando da mesma maneira a gente vai chegar a conclusões diferentes porque nós vamos ter informações diferentes sobre o mundo ao nosso redor Mas é isso que você falou acho Perfeito João a gente não deixa de ser quem a gente é depois que tentar continuar sendo a mesma pessoa Ou pelo menos até a gente encarnar de novo né aí a gente queria a outra personalidade Mas a nossa essência continua a mesma e e os nossos erros eles não mudam só porque a gente morreu né concordo com você a única você não que eu faria isso acho que quando muda muda a amplitude de percepção E aí as você tem no mais informações Você tem uma visão mais clara de como as coisas são você tira a conclusões diferentes usando os mesmos ferramentas que você tem agora o motor best Olha aqui mano uma pergunta é que o solo Soares de Souza é o espírito que ainda no ventre materno desiste de reencarnar pode ser considerado suicida ele é sensível e ver as piscinas O que é a vida encarnada
qui mano uma pergunta é que o solo Soares de Souza é o espírito que ainda no ventre materno desiste de reencarnar pode ser considerado suicida ele é sensível e ver as piscinas O que é a vida encarnada começa na fecundação bom e é qualquer alto mesma maneira que a gente luta contra o aborto em qualquer circunstância porque a interrupção de uma vida não é quando ele próprio faz isso é suicida Ah tá é muito bem Chegou uma outra aqui para mim filho o endereço Então as perguntas que o pessoal pede para a gente não dizer o nome lá no dizer o nome é essa é uma mulher ela está dizendo o seguinte que ela regularmente pensa em suicídio mas ela nunca contou isto para ninguém ela é a pergunta é o senhor me aconselha a cortar para alguém da minha família mas eu não queria que a minha família soubesse posso procurar um médico sem falar com a minha família sim eu acho que impede o médico ou psicólogo é mas ela ela pensa nisso mas ela Pelo que eu entendi ela ela não corre risco ela não tá ela tá pensando em fazer isso mas é uma ideia recorrente né isso pode acontecer porque em outras situações em outras vidas ela pode ter feito isso E cria um reflexo o André Luiz falar disso né a pessoa um determinado idade decimator Uma Vida na Outra Vida quando chega aquela mesma idade Ele tem aquela aquela lembrança que ela fala aquele impulso Mas isso não significa Obrigatoriamente que você vai a termo com a ideia mas de qualquer jeito todos os especialistas falam que é muito importante você dividir isso e acho que você tá certa de um que ele dividir com a família porque não é uma coisa que você acha que corre o risco de fazer mas é uma coisa te incomodando se você conversar com alguém da sua família você vai deixá-lo sem seguro o medo agora se você for procurar um profissional médico teatral ou psicólogo você tá procurando alguém que sabe como te orientar que vai te ajudar para que você é Deixa essa experiência para trás né de uma maneira saudável Então eu acho que é uma boa ideia sim procurar ajuda
o você tá procurando alguém que sabe como te orientar que vai te ajudar para que você é Deixa essa experiência para trás né de uma maneira saudável Então eu acho que é uma boa ideia sim procurar ajuda Ok tem uma e Regina não recebemos aqui no telefone não perguntas que teve um geralmente no atendimento fraterno como lidar e orientar uma pessoa que perdeu a esperança EA perspectiva de vida para ela tá tudo nele você já falou sobre isso no início olha não é tarefa simples porque não depende só de você que tá ajudando isso é muito importante para quem está auxiliando e é isso você saber que não é vos você faz a sua parte mas não é você que vai tirar aquela pessoa daquela situação você pode ajudá-la a ela sair daquela situação né É como eu digo para os meus alunos da faculdade de medicina ninguém cura ninguém Jesus não curava Quando aconteceu uma coisa para lavar tua fé te curou não fui eu foi a tua fé Então quando você está diante de uma pessoa que tá passando por uma situação tão difícil começa aqui você escreveu o que é que você precisa fazer é tentar ajudá-la tentar a motivá-la muito que eu falei da palestra tentar mostrar para ela que tem coisas legais que é a vida dela tem coisas interessantes para tentar motivar ela mas assim é e ela já tiveram uma repercussão bioquímica no cérebro dela vai passar de remédio Então tá fazendo psiquiatra e e ela precisa também querer até oi para ela sair da classificação então não adianta a gente querer forçar uma pessoa a uma coisa que ela se recusa a fazer né Você pode forçar alguém aí no médico pode forçar alguém a tomar uma injeção tomar um remédio mas como é que você vai forçar alguém no psicólogo não é não tem como eu não quero ir não vai se você vai contrariado vai falar bobagem mente engana adianta nada não é então eu acho que o caminho é você untar através da conversa encontrar pontos naquela pessoa que possam ser estimulados para ela redescobrir a alegria de dizer e não é uma coisa simples viu gente não é e de preferência se puder ser um
untar através da conversa encontrar pontos naquela pessoa que possam ser estimulados para ela redescobrir a alegria de dizer e não é uma coisa simples viu gente não é e de preferência se puder ser um orientado para um profissional que tenha prática e tem a técnica para fazer isso a chance da pessoa melhorar né são maiores é que às vezes não têm essa possibilidade né a pessoa tá tão alérgica tá tão parada então largada que você às vezes é o é a única possibilidade dela então haja de boa vontade feze peça precisa ligar de inspirar e procure conhecer bem aquela pessoa e ele está cá para ela os pontos positivos da vida dela quem sabe ela consegue levantar o suficiente para ela ir procurar ajuda profissional é dessa situação é tão complicada que eu me recordo há muitos anos atrás uma reunião mediúnica nós tivemos oportunidade de conversar com suicida desencarnado E aí e a saída encarnado seria complicado E aí ele disse que ele começou falando assim que ele trabalhou ele foi Espírita frequentou A casa Espírita reunião mediúnica por mais de 30 anos e ele foi vencido pela falta de fé e e eu diria é que é falta de vontade né eu digo que vontade é o combustível da alma e alguma coisa que você não pode pegar emprestado você não pode comprar é sua eu tenho que produzir a sua própria vontade só ela que faz você se mover e esses deprimidos graves eles são pessoas que perderam a capacidade de Gerais combustível Av eles não tem vontade e aí se a gente deixar eles sozinhos eles vão para lugar nenhum a gente experimentar ajudar assim porque senão eles vão ser bem simples para essa falta de às vezes não se mata porque não tem nem ânimo para isso é uma vez eu ouvi de um deprimido Espírita ele dizer o seguinte a minha situação é horrível porque é eu sei que nem me matar não adianta porque eu vou continuar existindo eu não quero nunca tinha visto essa perspectiva mas o que tá certo e às vezes por um suicida que não tem essa perspectiva ele pelo menos por alguns instantes Ele acha que ele vai
u continuar existindo eu não quero nunca tinha visto essa perspectiva mas o que tá certo e às vezes por um suicida que não tem essa perspectiva ele pelo menos por alguns instantes Ele acha que ele vai aliviar a dor dele no bairro não vai eu Espírita ele sabe disso mas não é porque a escrito aqui no deprime não é porque a escrita que não tem vontade às vezes de cometer suicídio a diferença que eu acho que o Espírita tem recurso ele quiser usar os recursos ele vai poder resolver essa situação muito mais facilmente do que aqueles que não tem esses mesmos recursos o Uber tempo tá acabando mas olha vamos ver que que é possível dizer para Sílvia oferecer um consolo aqui para ela diz assim domingo vai fazer um ano que meu marido desencarnou ainda choro muito embora saiba que ele teve responsabilidade por pela do e círculo foi fumante e bebeu por muitos anos Eu Sou Espírita mas está difícil e como é que é o nome dela é a Silvia Regina de Lima não sei se você sabe mais uma das pessoas mais importantes da minha Encarnação foi doutora Marlene Marlene Nobre ela desencarnou em janeiro 2015 e no primeiro momento ela tanta coisa acontecendo que eu não me dei conta muito que tava da falta que ela ia me fazer E aí depois de um tempo seis meses eu comecei eu entrei no meu luto e de maneira tão difícil tão dolorosa que quando ela se aproximava de mim espiritualmente quando eu li um texto dela quando eu vi a uma uma palestra dela deu eu fazia com você eu chorar velho e sentia muita dor ela me mandou uma psicografia e dizendo que luto era egoísmo e na porque a a gente que não queria perder a companhia material daquela pessoa e que isso era egoísmo e que se você sente amor de verdade o amor nunca pode trazer dor e só traz bem-estar E se eu realmente amava ela não podia sofrer procurar a mala Oi e aí eu comecei a me lembrar das dos momentos que a gente teve que foram bons momentos felizes e a sorrir vai ficar feliz por ter visita aqueles momentos e aí o luto melhorou eu parei de chorar
ala Oi e aí eu comecei a me lembrar das dos momentos que a gente teve que foram bons momentos felizes e a sorrir vai ficar feliz por ter visita aqueles momentos e aí o luto melhorou eu parei de chorar ela se aproximou de mim e hoje eu sinto a presença dela de uma maneira gostosa saudável eu fico feliz quando ela tá perto de mim não é é e isso parece Cruel você dizer que o luto é é egoísmo né mas é e se você realmente ama ele e eu tenho certeza assim é se lembre use o amor que você tem por Ele para ser feliz é se sentir bem né pegue as fotos quando vocês eram felizes e sorria olhando a foto não choro e toda vez que você chorar pela ausência dele você tá sendo egoísta criança birrenta você quer ele ali do teu lado fisicamente sendo que o momento dele não é mais esse né com certeza ele é tá vivendo uma situação e se não tava boa agora vai ficar né porque o nosso mundo real é o mundo espiritual não nosso mundo físico e aqui a gente sofre mais do que lá então é se você viu para mim o puxão de orelha quem sabe serve para você tem um pouquinho nisso que eu te falei amor de verdade não faz sofrer amor de verdade faz a gente até trazer trazer consultivo trazer ansiolítico fazer que traz paz harmonia e se você realmente ama ele usa esse amor para fazer bem para você mesmo e para ele porque ele também te ama e ele não deve estar feliz de ver você sofrendo tanto tá bom ok acho que a Regina tem mais uma ali mas antes dessa aí rapidinho só fazer uma pergunta aqui a Rosilda Vilarinho lá diz o seguinte quando durmo saio do corpo falo tudo por onde anda e faço e incomodo muito quem dorme comigo o que faço para evitar isso é E ai que pergunta é essa Olha eu sou eu fiz eu sou sonâmbulo né E às vezes acontece isso quando a gente vai dormir muito agitado Às vezes acontece isso eu vou te dar um conselho profissional procura um especialista em sono faz uma polissonografia e vejo que está acontecendo pode ser atividade uma atividade comercial né é que que pode ser tratada é se você sai do corpo
onselho profissional procura um especialista em sono faz uma polissonografia e vejo que está acontecendo pode ser atividade uma atividade comercial né é que que pode ser tratada é se você sai do corpo mediúnico a mente e você percebe que é minha de único e isso tá te atrapalhando Então você tem que fazer alguma coisa a respeito né você tem que procurar orientação no centro espírita para orientar com a mediunidade mas de qualquer jeito que a coisa tá sendo prejudicial a você ou as pessoas que estão ao seu redor uma Providência né é mas procura um especialista em sono neurologista especialista em sono e consulta o pessoal no teu centro para ver se não dá para educar essa tua mediunidade de uma mulher que você consiga controlá-la de maneira mais eficaz o ok tempo tá acabando temos a última pergunta então a última pergunta aí Regina da Lúcia ela diz o seguinte o que provoca o suicídio na terceira idade o índice é alarmante e e olha eu não sou especialista né Eu não sei dizer com certeza mas eu vou dizer alguma coisa que eu sei uma um dos países tem maior índice de suicídio no mundo é a Suíça é um país que tem uma um dos maiores índices de desenvolvimento humano é a Suíça também é lá na Suíça a segunda causa a segunda maior causa de morte é suicídio a primeira acidente tá então uma ideia de como é grave a situação lá e lá eles têm uma coisa Cultural de que o idoso que não consegue mais trabalhar e se suicida ele é visto como um herói para a sociedade que como ele não consegue mais produzir ele se mata para não dar prejuízo entende e essa essa essa cultura aumentou demais 20 suicídio entre os idosos lá e e também paralisou a morte o e provocou também um aumento do índice de suicídio nos jovens Então eu acho que um idoso que se e se suicida ele vai seguir o mesmo caminho de qualquer outro que não tem a transcendência e espiritualidade ou então ele tiver um quadro grave de depressão que também é uma condição muito comum no idoso então assim é muito difícil a gente dar uma
qualquer outro que não tem a transcendência e espiritualidade ou então ele tiver um quadro grave de depressão que também é uma condição muito comum no idoso então assim é muito difícil a gente dar uma receita de bolo né porque a única coisa que nós somos absolutamente iguais Nós seres humanos é que nenhum de nós é igual ao outro é uma coisa que a gente tem que ser melhor só a nossa diferença então em medicina eu eu percebi isso muito cedo o mesmo remédio não serve para a mesma pessoa para duas pessoas diferentes né que tem a mesma doença muitas vezes as pessoas são muito diferentes as condições são muito diferentes as influências são muito diferentes mas o que se a a terceira EA quarta idades elas são as idades do Espírito Isso já é estatístico é o momento em que as pessoas estão frente a frente com a sua finitude e estão sendo obrigados a questionar a sua transcendência e espiritualidade então Se isso for saudável se elas endureceram de maneira saudável e se elas tem como embasamento cultural favorável elas não vão fazer isso mas se a sociedade espremer se elas não tiverem uma convicção trânsito de transcendência e espiritualidade no pé bem resolvida eles totalmente vão pensar bom agora que eu não posso fazer mais nada que eu já perdi o vigor físico que eu não tenho mais vitalidade para quê que eu vou continuar isso sem pensar que eu acho eu acho minha opinião é que a terceira EA quarta idade são as mais produtivas da nossa vida esse é o momento em que a gente tá no limitado fisicamente mas que a nossa mente está repleta de ideias possibilidades de experiências é o momento que a gente pode produzir mais se a gente não se abandona se não puser pijama e jogar dominó na praça né se continuar vivendo a vida porque ela vale a pena ser vivida em São Paulo estamos encerrando Dr Décio E você já falou tantas coisas assim esclarecedoras e consoladoras mas o que que é possível ainda dizer uns minutinhos aí assim para ficar na memória das pessoas para elas buscar em um sentido para a vida e para
falou tantas coisas assim esclarecedoras e consoladoras mas o que que é possível ainda dizer uns minutinhos aí assim para ficar na memória das pessoas para elas buscar em um sentido para a vida e para definitivamente com o criador e sempre vale a pena viver e e olha eu vou falar uma coisa que parece piegas mas é é o que eu acho é a outra Marlene ela falava uma coisa que me sempre meio me amparou muito fazer assim técio Jesus está no Leme né E todas as vezes que as coisas estão muito ruim eu penso Jesus está no Leme e eu tô dentro do carro então é só me agarrar no barco que eu vou chegar eu não tenho que chegar o que o piloto é o melhor então eu acho que o caminho é pensar em Jesus fazer uma leitura evangélica encher o seu coração de amor de boa vontade e e as coisas vão terminar bem se não estão boas aqui que ainda não terminaram elas vão terminar bem o Ok então vamos terminar bem isso me fez lembrar da palestra do José Carlos de Lucca que vai estar conosco no sábado gente às dezoito e trinta dias assim Tenha fé a vida da volta de Luca no sábado bom né Então essa Agradecemos muito pela sua presença aqui conosco é sempre uma alegria muito grande e ouvir porque nós vamos assimilando muitas coisas e assim Afinal nós todos aprendemos é o repetição né então vamos vir ouvindo lendo e estudando estudando um dia saberemos aprender né É isso aí muito obrigado amigo pela sua presença aqui conosco e nós agradecemos as pessoas que costumam nos acompanhe o e pedimos que continuem nos acompanhando E lembramos gente olha nos dias e 28 e 29 nós vamos ter o que mesmo bem mais a 28 29 de Novembro gente quem quiser se inscrever pode se inscrever e aí falou que é para nós um banner que você preparou especial para esse momento antes da prece final da Regina banner bem bonito aí falando do bem mais a e vai acontecer nos dias 28 e 29 de Novembro e quem quiser mais informações Ah tá passando ali no rodapé gente só entrar lá Mandar mensagem para o e-mail bem mais arte@fedeche ponto org.br certo
ais a e vai acontecer nos dias 28 e 29 de Novembro e quem quiser mais informações Ah tá passando ali no rodapé gente só entrar lá Mandar mensagem para o e-mail bem mais arte@fedeche ponto org.br certo faça sua inscrição e é isso pessoal muito obrigada muito obrigada outra desce e nós vamos finalizar com uma peça Regina vai fazer para nós obrigado muito obrigado prazer te ver mais uma vez tu és o que vamos unir os nossos pensamentos buscando Jesus eu e mais uma vez agradecemos apreensão da nossa existência a oportunidade que Deus nos dá para fazermos um novo aprendizado a e nesse momento convidamos a todos para Unidos em pensamentos e sentimentos ela é Barros o nosso amor O nosso carinho o nosso respeito a todos os nossos irmãos e voltaram para Pátria espiritual com vontade de povo que esses companheiros recebo bênçãos demônios de amor de paz de serenidade que cada um pode se encontrar paz tanto necessita e com esse sentimento nós vamos ao grande Jesus por cada um de nós que aqui nos encontramos e vamos encerrando a certeza de que estaremos juntos a próxima semana graças a Deus
Vídeos relacionados
Mayse Braga | RENOVANDO ATITUDES DIANTE DOS DESAFIOS DA VIDA: DEPRESSÃO E A BUSCA PELA PAZ INTERIOR
Comunhão Espírita de Brasília · Mayse Braga
Conversando com Mayse | #197 - QUANDO SOMOS SUICIDAS?
Comunhão Espírita de Brasília · Mayse Braga, Waleska Maux, Leandro Carraro
VAZIO EXISTENCIAL - Claudia Piva (PALESTRA ESPÍRITA)
Comunhão Espírita de Brasília · Claudia Piva
LIVE | AUTOMUTILAÇÃO E IDÉIAS SUICIDAS NA ADOLESCÊNCIA - UMA VISÃO ESPÍRITA (PALESTRA ESPÍRITA)
Comunhão Espírita de Brasília
O Livro dos Espíritos em nossa Vida | #141 - Idiotismo e Loucura - Questões 376 a 378
Comunhão Espírita de Brasília
Papo Espírita | #98 - DESISTIR JAMAIS!
Comunhão Espírita de Brasília · José Carlos de Sousa, Ana Cristina Sampaio, Miriam dos Anjos, Telma Alves
Andréia Gardim | AUTOCURA (PALESTRA ESPÍRITA)
Comunhão Espírita de Brasília · Andréia Gardim
A SAÚDE MENTAL E A REGENERAÇÃO: SINAL DOS TEMPOS - Luciene Silveira (PALESTRA ESPÍRITA)
Comunhão Espírita de Brasília · Luciene Silveira