Comunhão no Lar | - #185 - DIVERSOS CAMINHOS
Você está enfrentando momentos difíceis e sentindo-se desanimado? Gostaria de encontrar uma fonte de inspiração e paz para enfrentar os desafios da vida? Então você precisa conhecer o projeto Comunhão no Lar! Desenvolvido pela TV Comunhão em parceria com a Diretoria de Estudos Doutrinários da Comunhão Espírita de Brasília, este projeto tem como objetivo levar até você, por meio da Doutrina Espírita, mensagens de enlevo que vão renovar suas energias e trazer esperança nesse momento de crise que estamos vivendo. As mensagens são cuidadosamente preparadas pelos membros da DED, que dedicam seus esforços em transmitir ensinamentos de amor, solidariedade e paz diretamente para o seu lar. Não perca a oportunidade de experimentar a força e a beleza da Doutrina Espírita no conforto da sua casa. Siga as nossas redes sociais e acompanhe o Comunhão no Lar! #ComunhaoNoLar #comunhaoespirita #tvcomunhao TV Comunhão - Inscreva-se no nosso canal, deixe seu like e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que acontece na Comunhão Espírita de Brasília. Canais de Mídias e Redes Sociais da Comunhão Espírita de Brasília: HomePage: http://www.comunhaoespirita.org.br Rádio Comunhão: http://www.radiocomunhao.com.br TV Comunhão: http://www.tvcomunhao.com.br Facebook: http://www.facebook.com/comunhaoespirita Instagram: http://www.instragram.com/comunhaoespirita Twitter: http://twitter.com/ComunhaoOficial COMUNHÃO ESPÍRITA DE BRASÍLIA Missão: Promover o Ser Humano, facilitando-lhe o acesso ao Conhecimento da Doutrina Espírita, amparando-o e ofertando-lhe os meios para vivência cristã. Visão do Futuro: Ser uma Casa Espírita de excelência na sua organização, na geração de conhecimento, na educação, na difusão doutrinária, na assistência espiritual e social , com estímulo a vivência cristã. ESPIRITISMO O termo "Espiritismo" é sinônimo de Doutrina Espírita, porém, frequentemente, é utilizado erroneamente para designar qualquer prática do mediunismo (comunicação com os Espíritos), ou confundido com cultos afro-brasileiros (Umbanda, Candomblé, entre outros). O Espiritismo é uma doutrina que trata da natureza, da origem e do destino dos Espíritos e de suas relações com a vida material. Traz em si três faces: filosofia, ciência e religião (moral). Os adeptos da Doutrina Espírita são os espíritas e suas práticas se baseiam no estudo das obras básicas da Codificação e na assistência material e espiritual aos necessitados. Quando Surgiu? Foi revelada por Espíritos Superiores e codificada (organizada) em 1857 por um professor francês conhecido como Allan Kardec. Surgiu, pois, na França, há mais de um século. Porque estudá-lo? Em João 8:32, Jesus disse: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará ." Para sermos, verdadeiramente, espíritas – porque é impossível compreender e viver uma Doutrina tão complexa e abrangente sem dominar seus conhecimentos básicos.
Olá meus amigos estamos aqui mais uma vez para conversar sobre a doutrina espírita essa doutrina que é luz que é amor que é caridade essa doutrina que vem nos consolar e nos convidar a uma nova forma de ver de ouvir de sentir e de agir são esses momentos em que nós saímos do senso comum procuramos digerir o consolador prometido por Jesus hoje eu quero comentar especialmente um artigo que está neste livro chamado Vinha de Luz da coleção fonte viva é uma coleção em que o nosso querido Chico Xavier vai nos trazendo lições acerca do Evangelho trazidas pelo nosso querido Emanuel logo logo aqui no início Emmanuel nos lembra logo no prefácio Emmanuel nos lembra daquele momento em que Jesus nos incentivou a fazer brilhar a nossa luz nisso devemos nos concentrar tantas vezes estivemos aqui tantas situações vivemos com o único objetivo de fazer a nossa luz brilhar encarnações anteriores já tínhamos esse objetivo mas ele era ainda normalmente inconsciente agora com a doutrina espírita iluminar as nossas visões essa essa necessidade vai se tornando consciente talvez agora possamos fazer algo além algo melhor do que viemos fazendo esse livro tem mensagens Aliás toda a série tem mensagens maravilhosas tem mensagens que tocam a nossa mente mais especialmente devem tocar os nossos orações e eu escolhi para falar hoje da lição de número 99 cujo título é nos diversos caminhos ela começa essa mensagem com uma citação da segunda carta de Paulo aos Coríntios quando ele diz examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé provai-vos a vós mesmos então um convite uma convocação de Paulo esse exemplo de homem que soube deletar o homem velho que nele residia e construir com determinação o homem novo esse caminho que nós todos precisamos trilhar Emmanuel então tomando isso como o começo como índice começa a nos dizer que diversas atitudes caracterizam Os estudantes da Revelação nova os que permanecem na periferia dos ensinamentos e que exigem sempre demonstrações de fenômenos sem qualquer propósito de renovação
er que diversas atitudes caracterizam Os estudantes da Revelação nova os que permanecem na periferia dos ensinamentos e que exigem sempre demonstrações de fenômenos sem qualquer propósito de renovação interior essa é uma questão fundamental para nossas reflexões esses estudantes que querem ver fenômenos que pedem por fenômenos seguidos sem lembrar de que o propósito de tudo que nos acontece deve ser a nossa renovação interior em seguida ele fala daqueles que se demoram na região da letra e que estimam longas discussões todos também desses ele também lembra os que dormitam nos pedindo entendaveis adiando a solução dos próprios problemas espirituais de problemas espirituais que viemos alimentando e muitas encarnações fala dos que se retardam nos desvarios passionais os que se atiram a correntes de tristeza quantos se prendem apenas a curiosidade crônica borboleteando aqui ali longe do trabalho sério e necessário lembrar sempre longe muitas vezes nos conservamos longe do trabalho sério e necessário os que vivem na fé com tudo conclui o mentor querido acompanham o Cristo examinam a si próprios experimentam a si mesmos convertendo assim refletores da Vontade Divina cumprindo a fielmente no caminho da própria Redenção eu li então eu li então agora alguns pequenos trechos dessa mensagem convido a todos a ler inclusive toda a série fonte Viva Cada mensagem dessa série nos traz essas reflexões que precisam ser feitas por todo nós para que façamos realmente o necessário o nome da mensagem é nos diversos caminhos então emano eu lembrando de Pedro nos fala dos diversos caminhos que nós Benditos pela doutrina espírita tomamos e que esses caminhos precisam ser pensados nós precisamos refletir sobre eles para que possamos aproveitar um pouco mais essa Bendita doutrina Allan Kardec o nosso mestre maior esse nosso mestre que doou essa reencarnação Para nos trazer tanto bem para melhorar tanto a nossa Encarnação no ano de 1863 pública um estudo falando ele das diversas fases pelas quais o espiritismo
esse nosso mestre que doou essa reencarnação Para nos trazer tanto bem para melhorar tanto a nossa Encarnação no ano de 1863 pública um estudo falando ele das diversas fases pelas quais o espiritismo passaria em consequência pelos diversos tipos de espíritas lembra ele que o primeiro período foi o da curiosidade esse período que todos nós já devemos ter tido contato quando em 1848 as irmãs foxy lá no estado de Nova York começaram a produzir fenômenos físicos e todo aquele desdobramento Esse foi o primeiro período da curiosidade é importante que a curiosidade fosse despertada nas pessoas que viviam no momento mergulhadas na presunção e no materialismo em seguida Kardec nos lembra que com a chegada do Livro dos Espíritos o primeiro livro do pentateuco Kardec ano entrou-se num outro momento o momento filosófico passado aquela primeira explosão de curiosidade entramos no período filosófico com este bendito livro que nos traz explicações sérias coerentes que vão nos fazendo avançar um pouco além tempo depois no ano de 1861 em outubro de 1861 nós ficamos sabendo do alto de fé de Barcelona onde mais ou menos 300 volumes da obra são queimados em praça pública esse acontecimento faz com que Kardec nos lembre que aí começaram o período da luta e quando a luta houve quanto o ataque ouve não é esse era o período da luta mas Kardec não se detém nesse momento ele lembra ele pensa ele formula outros momentos da nossa querida doutrina dizerem que após o período da luta viria o período religioso após esse período religioso viveriamos um período intermediário onde faríamos outras hipóteses outras outras sínteses já baseados já calcados por toda essa vivência por todo esse conhecimento e Kardec via no futuro no futuro que chegará a etapa da Renovação social depois de tanta curiosidade depois das Explicações filosóficas depois da luta Depois da nossa ascensão ao período religioso o intermediário viria e teríamos então a renovação social quando renovado intimamente seríamos capazes de fazer uma renovação
s filosóficas depois da luta Depois da nossa ascensão ao período religioso o intermediário viria e teríamos então a renovação social quando renovado intimamente seríamos capazes de fazer uma renovação social mas Kardec nesse seu pensamento lembra sempre em todos os momentos que o caminhar é diferente para cada um de nós Deus Deus nos deu o livre arbítrio esse livro é arbítrio que vai crescendo conforme a nossa evolução vai fazendo também com que esses caminhos sejam diversos como o título da mensagem em que patamar estamos porque patamares já passamos em que patamar estamos Emmanuel nessa mensagem lembra que a maioria de nós estacionou pelo caminho a maioria de nós teve acesso a uma série de conhecimentos de consolações a maioria de nós entendeu que o espiritismo matou a morte que o espiritismo não mostra todos como filhos amados de Deus mas que nos nossos diversos caminhos fomos estacionando e o que Emmanuel nos recomenda o auto exame para que possamos fazer a tão falada e tão pouco realizada a Reforma Íntima precisamos nos altos aminar deixar de examinar aos outros deixar de pensar em qualquer coisa exterior a nós nos concentrar nas nossas dificuldades que precisam ser a cada dia trabalhadas depois de desse alto exame que vai nos ajudar nesse trabalho fundamental nós só podemos nos curar das doenças que sabemos ter assim é com o corpo físico assim é com corpo espiritual eu então trabalho meu orgulho vou paulatinamente diminuindo meu orgulho para que eu possa agora um pouco mais humilde fazer um alto exame sincero do meu tamanho espiritual o que hoje temos como qualidades são trabalhos já vencidos e o que temos hoje como dificuldades são trabalhos a ser realizados é esse o objetivo não estacionar como viemos estacionando a muitas encarnações dessa vez fazer um pouco mais nos Auto examinar para que possamos ir trabalhando o nosso íntimo para chegar um dia a sermos cumpridores fiéis da Vontade Divina logo nós que temos tanto agradecer a Deus logo nós a quem a doutrina
s nos Auto examinar para que possamos ir trabalhando o nosso íntimo para chegar um dia a sermos cumpridores fiéis da Vontade Divina logo nós que temos tanto agradecer a Deus logo nós a quem a doutrina consoladora nos traz a cada dia mais luz mais leveza logo nós precisamos nos apresentar como esses cumpridores fiéis da mensagem e da Vontade Divina tivemos o nosso maior irmão o nosso mestre Jesus no Livro dos Espíritos na questão de número 625 Kardec pergunta se teria sido dado a nós algum exemplo a quem seguir nos originais franceses a resposta é mais completa do que nas traduções em português nos originais franceses a tradução é vide Jesus o que quer dizer veja Jesus e para ver Jesus nós temos que deixar a passividade de lado para ver Jesus é preciso que haja um movimento interno nosso na busca na compreensão de toda essa mensagem de amor Universal é Jesus é Jesus que não há atitude de amor ainda desconhecida para nós se prepara durante muito tempo para vir a terra assumir um corpo físico passar por tudo que passou para nos ajudar a evoluir é o mestre Jesus que nos ajuda agora a entendermos a necessidade de unificar o nosso caminho não com o de outras pessoas unificar o nosso caminho os nossos itinerários à vontade de nosso pai Deus imensamente sábio imensamente misericordioso havia numa época remota no norte da Europa um lavrador muito humilde todo dia de manhã ele acordava comia rapidamente colocava sobre em volta do seu pescoço um saquinho com sementes que deveriam ser plantadas ali ele caminhava alguns quilômetros até chegar a um lugar para o qual tinha sido contratado para fazer essa plantação passava ali horas horas pesadas trabalhando na enxada tirando ali daquele saquinho algumas sementes para plantar a sua alegria era quando as 18 horas o sino da igreja tocava e ele dava por terminada aquela sua tarefa árdua diária nessa noite isso acontece como sempre nós estamos no norte da Europa seis da tarde a noite já caiu o frio já se apresentou e nosso irmão trabalhador
e dava por terminada aquela sua tarefa árdua diária nessa noite isso acontece como sempre nós estamos no norte da Europa seis da tarde a noite já caiu o frio já se apresentou e nosso irmão trabalhador braçal ver que algumas daquelas sementes não tinham sido plantadas pega delicadamente as recoloca no saquinho que trazia o pescoço para que no dia seguinte continuasse o seu trabalho pega a estrada de volta caminha aqueles quilômetros que sempre caminharam não tinha nenhum problema ele estava sempre muito acostumado aquilo e caminhava tranquilamente sempre só Até que em determinado momento a noite já caíram totalmente ele vê um grande surpresa vindo na direção contrária um pequeno ponto de luz que começa a lhe chamar a atenção ele continua caminhando caminhando aquele ponto de luz vai crescendo e ele cada hora mais curioso segue Atento quando está alguns métodos aquela luz já quase lhe cega Mas é uma luz que apesar de quase de cegar de trás um bem-estar imenso toda aquela vida de exploração pela qual passara se desintegrar ele se sente Novo cheio de energia especialmente cheio de felicidade e gratidão continua andando na direção daquela luz que vai alimentando e quando chega um pouco mais perto ele diz atordoado meu Deus será Jesus ele começa a reconhecer os traços do nosso Divino amigo anda mais um tempo e de repente para estacado na frente de nosso mestre aquele encontro inusitado de trás uma alegria que ele jamais imaginar a viver Ele olha para Jesus não tem coragem de nada dizer Jesus lhe olha e lhe estende o sorriso O sorriso mais curador que se pode imaginar em seguida Jesus lhe estende a mão aberta sem dizer uma palavra é que os grandes Espíritos não precisam falar aquele lavrador atônito vê a mão aberta de Jesus e quase que instintivamente abre aquele seu saquinho onde depositar as sementes que sobraram pega uma delas e coloca na mão de Jesus Jesus fecha a mão e dá um olhar de despedida e continua no sentido de caminhava assim ele também ainda tô indo ainda cheio mergulhado
r as sementes que sobraram pega uma delas e coloca na mão de Jesus Jesus fecha a mão e dá um olhar de despedida e continua no sentido de caminhava assim ele também ainda tô indo ainda cheio mergulhado naquele amor que ele curava e cicatrizes vai andando na direção em que está pouco tempo depois ele começa a sentir uma outra luz uma outra luz que aparece olha para frente não vê a luz a sua fonte e qual não é a sua surpresa quando ao olhar para baixo onde estava aquele saquinho eles vê um foco de luz que vai crescendo vai crescendo e ele abre a tônico aquele saquinho e descobre que no lugar daquela única semente que estender até Jesus aparece como se fosse um diamante aparece uma pedra de luz imensa que diferente dos Diamantes lhe traz renovação lhe traz a cura de todos os males conforme ele vê aquilo acontecendo conforme ele sente o que acontecer e vem a reflexão meu Deus quando Jesus me estendeu a mão porque só lhe dei uma semente Porque não lhe entreguei tudo o que tinha assim acontece com cada um de nós nos nossos diversos caminhos Somos muitas vezes apresentados a Mão Aberta do mestre Jesus que possamos através do auto exame através da reflexão de onde Paramos no caminho para fazer Nossa luz brilhar que nós possamos agora cobertos por essa misericórdia esclarecidos pelo conhecimento da doutrina que nós possamos em direitar os nossos caminhos que nós possamos levantar do lugar em que estacionamos que não queiramos mais apenas procurar fenômenos que não querer queiramos mais apenas fazer aquela lista enorme Sem Fim de pedidos ou pior aquela lista de queixas e reclamações não que possamos caminhar que possamos através do Altos reflexão fazer a cada dia um caminho que vai se iluminando porque o destino de todos nós sem dúvida alguma é fazer a nossa luz brilha que possamos continuar jamais desistir jamais duvidar desse mundo espiritual que nos conduz a tanto tempo para Felicidade real a qual todos nós sem nenhuma exceção um dia chegaremos que nos diversos caminhos encontremos sempre a hora de melhorar
duvidar desse mundo espiritual que nos conduz a tanto tempo para Felicidade real a qual todos nós sem nenhuma exceção um dia chegaremos que nos diversos caminhos encontremos sempre a hora de melhorar a nossa fala o nosso Gesto o nosso olhar que nos diversos caminhos possamos trabalhar a coerência entre o que falamos entre o que aprendemos com Jesus e os nossos atos os nossos pensamentos os nossos sentimentos que nossos diversos caminhos se conduzam cada vez mais a luz que brilhará em todos nós Obrigada Que Jesus ilumine a cada um a cada lá
Vídeos relacionados
Mayse Braga | CHAMADOS - ENTENDENDO AS VOZES INTERIOES E A INFLUÊNCIA ESPIRITUAL EM NOSSAS VIDAS
Comunhão Espírita de Brasília · Mayse Braga
Mayse Braga | HORAS DIFÍCEIS (PALESTRA ESPÍRITA - JULHO 2022)
Comunhão Espírita de Brasília · Mayse Braga
Mayse Braga | DEUS EM NÓS (PALESTRA ESPÍRITA)
Comunhão Espírita de Brasília · Mayse Braga
Mayse Braga | O FIM (PALESTRA ESPÍRITA)
Comunhão Espírita de Brasília · Mayse Braga
Mayse Braga | HÁBITOS: DEIXE DE SER VÍTIMA DOS HÁBITOS. ASSUMA O CONTROLE! (PALESTRA ESPÍRITA)
Comunhão Espírita de Brasília · Mayse Braga
Mayse Braga | COMO ser CORDEIRO de JESUS "EM MEIO A LOBOS"? (PALESTRA ESPÍRITA)
Comunhão Espírita de Brasília · Mayse Braga
Mayse Braga | COMPANHIAS ESPIRITUAIS (PALESTRA ESPÍRITA - JUNHO 2022)
Comunhão Espírita de Brasília · Mayse Braga
Mayse Braga | VENCENDO O MEDO (PALESTRA ESPÍRITA)
Comunhão Espírita de Brasília · Mayse Braga