Pecado por Pensamentos
Para mais informações sobre a Casa Espírita Estudantes do Evangelho acesse o site: www.estudantesdoevangelho.com.br Instagram: @casaestudantesdoevangelho Facebook: @casaestudantesdoevangelho
Olá amigos Espero que todos tenham passado um ótimo Natal e que o Ano Novo seja maravilhoso para todos nós rico de aprendizado de oportunidades de desafios e de crescimento hoje nosso tema vem do Evangelho Segundo o Espiritismo uma das obras básicas e o tema é pecado por pensamento pecado por pensamento é um item do Capítulo oito bem-aventurados os que têm puro coração e neste item a gente começa com um trechinho do Evangelho de Mateus Capítulo 5 Versículo 27 e 28 vou ler para vocês aprendeste que foi dito aos antigos não cometerei Adultério eu porém vos digo que aquele que houver olhado uma mulher com mau desejo para com ela já em seu coração cometeu Adultério com ela essa a temática que a gente vai tratar aqui doutrina espírita tem assuntos livros e entendimento sobre o pensamento que é transformador então eu espero que vocês gostem bastante do dessas reflexões de hoje aqui no evangelho ele vai dizer o seguinte que a palavra adultério aqui ela não tá com sentido próprio exclusivo dessa palavra Mas ela está como símbolo representando o erro o mal um sentido mais amplo E aí ele quer dizer assim que eh que não se deve cometer o mal obviamente mas que aquele que já pensou no mal já tem algum comprometimento então ele chama atenção pra gente para que a gente possa fazer a nossa transformação moral para que a gente nem pense mais naquilo que é equivocado aquilo que é um erro aquilo que está fora da lei natural e aí é interessante que ele diz assim que a a verdadeira pureza que nós estamos aqui dentro do Capítulo bem-aventurados que tem puro coração né que a verdadeira pureza ela não tá só nos atos ela está no pensamento e nós precisamos refletir sobre isso E aí uma uma questão que logo se impõe que ele traz aqui pra gente dentro do Evangelho é assim então Eh eu posso acabar sofrendo a consequência de um pensamento mau mesmo que eu não tenha executado aquela ação ao qual se refere esse pensamento né Por exemplo eh eu penso em matar alguém mas eu não mato essa pessoa então eu já vou
consequência de um pensamento mau mesmo que eu não tenha executado aquela ação ao qual se refere esse pensamento né Por exemplo eh eu penso em matar alguém mas eu não mato essa pessoa então eu já vou eh sentir o efeito eh desse pensamento ruim e aqui o evangelho diz o seguinte olha existe uma agradação é óbvio que aquele que nem concebe a ideia do mal aquele que já evoluiu a tal ponto em que nem mais pensa no mal ele já realizou o seu Progresso ele já realizou a sua transformação moral mas existe aquele que pensa no mal mas que entende identifica que aquilo é ruim e que refuta e que briga consigo mesmo para que não pense naquilo porque sabe que aquilo é ruim e tenta não pensar naquilo e tenta combater aquele pensamento e não executa Aquela aquele pensamento ruim aquelas aquelas ações que vem desse pensamento nesse o progresso está em vias de se realizar já começou e existe aquele que pensa no mal e se agrada disso aquele que se compraz no mal tem prazer no mal neste o progresso ainda não começou então Existem algumas gradações né então a gente a gente parte de um de um momento ali onde você não sabe ainda o que é mal e que você comete o mal e aí você começa a entender que aquilo é ruim e começa a não praticar mais a ação e por fim você consegue evoluir a tal ponto a nem mais pensar naquilo que Poderia gerar um ato ruim e o que é o pensamento vamos consultar agora outra obra básica O Livro dos Espíritos Questão número 1 23 27 e outras Deus a inteligência Suprema causa a primeira de todas as coisas o espírito é o princípio inteligente do universo e existe o espírito e existe a matéria e acima de tudo existe Deus então esse conhecimento nós temos aí Nessas questões iniciais do Livro dos Espíritos Vamos estudar um pouquinho a matéria de onde vem a matéria existe o fluido cósmico Universal que é uma princípio básico da matéria de onde vem toda a matéria que nós conhecemos do mundo corpóreo mas também do mundo espiritual nós já aprendemos com as obras de André Luiz basicamente depois com as obras de
incípio básico da matéria de onde vem toda a matéria que nós conhecemos do mundo corpóreo mas também do mundo espiritual nós já aprendemos com as obras de André Luiz basicamente depois com as obras de Von e outras obras complementares em etc que existe no mundo espiritual um mundo vibrante de matéria um mundo material Mas é uma matéria diferente da nossa do mundo corpóreo que nós conhecemos mas é um mundo tal como nós conhecemos aqui é tão palpável tão denso para os espíritos quanto essa matéria quanto esse livro quanto eh tudo que a gente vive aqui é para nós denso para nós né então existe matéria muito etérea que é aquela que os espíritos eh eh se interagem e com com quais se interagem e existe essa matéria mais densa aqui tudo vem do fluído cósmico Universal tudo vem de qualificações de transformações de adensamento Ah não sei quais seriam as palavras mais propícias mas existem várias palavras para poder tentar traduzir essa eterização ou essa mais condensação do fluído cósmico Universal E aí diversos nomes são dados para diversas eh eh qualidades desse fluído cósmico Universal o fato é que o nosso corpo físico aqui muito denso vem do fluido cósmico Universal entre o meu corpo físico e e eu mesma o espírito existe o per espírito que também é matéria per espírito também é matéria per espírito não é espírito ele é matéria né e ele faz a ligação entre mim entre eu espírito né e o corpo físico tudo isso são gradações do fluido cósmico Universal tudo isso que a gente chama de matéria mas tá no mundo espiritual os espíritos combinaram nas obras básicas de chamar de fluido espiritual mas não é espírito vamos entender que fluido espiritual é aquela matéria que osos espíritos desencarnados interagem com ela tá então chamado de fluído espiritual e aqui a gente tem a matéria né o corpo físico e e essa estante que tá atrás aqui de mim os livros né tudo que a gente interage por aqui mas existe um mundo vibrante mundo espiritual muito mais vibrante do que o nosso e a gente consegue perceber essas
essa estante que tá atrás aqui de mim os livros né tudo que a gente interage por aqui mas existe um mundo vibrante mundo espiritual muito mais vibrante do que o nosso e a gente consegue perceber essas essas realid essa realidade em vários livros né Vamos lá nosso lar que já é famoso já tem em filme né e a gente percebe que existe tudo que a gente não era capaz de imaginar antes dessas comunicações então existem cidades existem prédios existem casas existem Lagos flores e tudo isso ela vem de uma construção Assim como nós construímos aqui existe uma construção no mundo espiritual só que olha o interessante como que os espíritos trabalham essa matéria esse fluído espiritual que é a matéria deles eles trabalham com a força do pensamento e da vontade modificando esses fluídos espirituais onde nós vamos encontrar isso para complementar esse conhecimento em outra obra básica a Gênese basicamente no capítulo 14 existe um item lá chamado fotografia do pensamento mas is tem outros trechos também e dessas três obras que a gente consegue estudar um pouco mais sobre o pensamento e aí eh como que como é que funciona né então Eh existem pensamentos que são eh frágeis que são não muito firmes e que geram pequenas formas que são muito próprias daquele espírito daquele outro então muito clássico um livro Violetas na Janela onde a gente tinha uma mãe que irradiava o pensamento ela tava encarnada inclusive irradiava o pensamento de imas Violetas e ela aparecia pra pra filha dela que havia desencarnado né uma coisa muito pessoal muito própria mas era muito muito muito real ela conseguia realmente criar essa forma pensamento eh e a gente pode criar outras coisas eu tô pensando espírito pensando começa a criar coisas muito próprias ali eh da individualidade dele mas espíritos superiores são capazes especialmente em conjunto de criar e de manter grandes cidades porque aquelas cidades precisam ser construídas aquilo que a gente vê no filme Nosso Lar né que é a representação do livro do nosso lar
s especialmente em conjunto de criar e de manter grandes cidades porque aquelas cidades precisam ser construídas aquilo que a gente vê no filme Nosso Lar né que é a representação do livro do nosso lar de André Luiz eh psicografia de Chico Xavier eh a gente precisa que que alguém tenha construído e constrói como pelo pensamento pela força da vontade e do pensamento e são grandes coletividades de espíritos superiores que conseguem conceber Aquilo em pensamento e conjunto conseguem criar aquilo existe uma um cenário eh eh muito bonito existe uma uma um exemplo vou dar um exemplo disso eh em obreiros da vida eterna existe um momento lá logo nos Capítulos iniciais existe um momento onde os espíritos André Luiz tá ali faz parte tá contando pra gente o que ele vivenciou e eles vão receber um espírito superior para fazer uma palestra para eles e eles querem preparar o ambiente para poder receber esse espírito o que que eles fazem eles se reúnem existe ali um mentor o mentor organiza aquelas pessoas que estão ali pedem ol Vamos criar um cenário pro asclépios chegar aqui e a gente poder recebê-lo E aí eles começam a trabalhar mais ele fala olha vamos imaginar que vamos imaginar Vamos criar né imaginar não criar um lago uma grande árvore e a gente vai criar eh flores aqui ao redor então todo mundo aqui vai pensar nisso Cada um pensa é que você vai pensar nas Flores você vai pensar na árvore você vai pensar no Lago e assim ele fez toda a equipe pensar nesse cenário e eles ficaram ficaram ali alguns minutos fazendo essa mentalização e quando André luí abre os olhos e percebe lá tá lá um cenário muito bonito e aí o orientador diga assim olha tá bonito mas não tá tão bonito vamos ali pensar um pouco melhor né tipo assim melhorar a resolução né vamos melhorar a resolução que os pixels aqui não estão muito bem né trabalhados E aí eles trabalham um pouco mais e melhor a resolução aí fica uma imagem muito bonita e aí ele chama outros eh da equipe para dar movimento aquela criação e aí eles tocam naquela
o bem né trabalhados E aí eles trabalham um pouco mais e melhor a resolução aí fica uma imagem muito bonita e aí ele chama outros eh da equipe para dar movimento aquela criação e aí eles tocam naquela naquela criação que está ali num ambiente Eh mais ou menos delimitado e aí a árvore toma né como se tivesse vento a o lago começa ali como se tivesse e algumas ondas tá au né Muito muito bonito criação do pensamento pelo fluído espiritual Eles não precisam usar as mãos como a gente precisa mas o pensamento e a vontade são para os espíritos O que as mãos basicamente são para nós encarnados n e assim eles conseguem trabalhar esse fluo espiritual Olha que interessante o pensamento como como criador de de tudo que há no mundo espiritual no entanto Emanuel diz pra gente que a mente é o espelho da Vida em toda parte ele diz isso no livro pensamento e vida isso acontece entre nós encarnados nós estamos pensando tal como esses esses espíritos superiores ou tal como qualquer outro espírito eh desencarnado Nós também pensamos e nós também estamos criando a cada momento que pensamos nós estamos criando formas pensamentos nós estamos criando nós estamos criando ao nosso redor com o fluido espiritual que está ao nosso redor nós estamos criando imagens por exemplo se todo mundo aqui agora começar a imaginar uma flor uma flor aqui é a nossa frente o cabo como é que é o cabo como é que são os espinhos se tem ou se não tem espinhos como é que são as pétalas que cor são as pétalas se ela se é um botão de rosa se é uma Margarida se é um girassol se é uma orquídea a gente começa a criar todos os detalhes e essa flor verdadeiramente é formada no mundo espiritual de forma que um espírito que esteja aqui próximo a nós consegue ver a nossa criação eu não consigo ver a sua criação não sou vidente mas talvez o médium vidente conseguisse ver mas se Se o Espírito estiver ao nosso redor si né os espíritos que estão ao nosso redor não existe si aí né existe é uma nuvem de testemunhas ao nosso redor Como dizia
o médium vidente conseguisse ver mas se Se o Espírito estiver ao nosso redor si né os espíritos que estão ao nosso redor não existe si aí né existe é uma nuvem de testemunhas ao nosso redor Como dizia Paulo eh se eles estão aqui eles estão vendo o que nós estamos pensando por isso que não há segredo no mundo espiritual o Que Nós pensamos ele é criado e a gente e os espíritos conseguem perceber conseguem ver o que nós estamos criando E aí eh no livro A Gênese Capítulo 14 basicamente eh no fotografia do pensamento a gente tem esses detalhes todos vocês podem consultar pra gente poder compreender melhor sobre isso e ele vai dizer algumas coisas a mais e que podem complementar esse nosso raciocínio por exemplo ele diz que aquilo que a gente cria Por exemplo essa flor ela não tem só as características físicas da imagem isso não é apenas uma imagem ela tem características que são Morais Então os nossos pensamentos eles comunicam Eles transmitem características Morais Por exemplo essa flor que nós acabamos de criar ela pode traduzir transmitir bondade amor gentileza doçura outros pensamentos podem traduzir muito mais coisas né boas ou ruins então por exemplo nós podemos ter pensamentos que transmitem que comunicam ódio inveja ciúme egoísmo orgulho violência hipocrisia e também eh no na na na na Gênesis ele diz que os pensamentos TM essas características Morais E tem também características físicas Porque dependendo do que você está pensando isso Te acalma isso traz uma Ah um momento de relaxamento pode ser revigorante por outro lado você pode ter pensamento que te excitem que sejam irritantes ou que sejam narcóticos ou que sejam tóxicos que sejam ruins e esses tipos de pensamentos Então dependendo do que você está criando mentalmente pelos seus pensamentos Isso pode Sanear ou pode viciar os fluidos ambientais ao seu redor Sanear trazer saúde né então a gente pode ter fluidos espirituais que estão gerando saúde que estão limpando o nosso ambiente ao nosso redor ou que estão causando dano que estão viciando
ao seu redor Sanear trazer saúde né então a gente pode ter fluidos espirituais que estão gerando saúde que estão limpando o nosso ambiente ao nosso redor ou que estão causando dano que estão viciando esses fluidos acontece que esse fluido espiritual que está ao nosso redor sendo modificado pelo nosso pensamento eh eles têm a mesma natureza que o nosso per espírito e o nosso per espírito funciona como se fosse uma esponja Então esse pensamento que está s ou viciando esse ambiente ele acaba gerando uma comunicação ele acaba sendo absorvido pelo seu per espírito e seu per espírito reflete essas imagens Então somos Ah uma imagem daquilo que nós estamos pensando ah e isso é comunicado ao nosso corpo físico molécula a molécula fica fácil a gente entender agora Como que são geradas como são criadas grande parte das nossas doenças que a gente compreende que tem uma origem psicossomática então psico né de de pensamento e somática de corpo então a gente consegue compreender como que isso funciona se a gente tá pensando persistentemente em coisas que são ruins é óbvio que eu vou traduzir aquilo vou modificar o meu fluido espiritual ao meu redor com com características que são ruins Isso vai ser comunicado absorvido pelo meu espírito e o meu per espírito vai comunicar molécula a molécula com o meu corpo físico se nesse momento que eu estou eh passando por um período onde meus pensamentos são muito ruins e isso está sendo comunicado que eu fizo eu começo a sentir mal mas chegando a um médico encarnado a gente não consegue identificar nenhuma doença física ainda é possível que a gente vá a um Centro Espírita ou a um culto religioso qualquer e a gente Em algum momento de eh propício para isso por exemplo no centro espírita no momento do passe no momento daquela que a gente faz aquela meditação em oração a gente recebe um passe fluídico que a gente consigue eliminar ou ou tratar parte desses fluídos espirituais que nós mesmos estragamos mas a gente consegue pela ajuda de terceiros pela intercessão
ção a gente recebe um passe fluídico que a gente consigue eliminar ou ou tratar parte desses fluídos espirituais que nós mesmos estragamos mas a gente consegue pela ajuda de terceiros pela intercessão de outras pessoas a gente consegue um certo alívio daquilo é como se a gente estivesse tomando uma uma Dipirona para uma febre né a gente não tá resolvendo a infecção mas a gente tá tratando um pouco dos sintomas a gente toma uma água fluidificada e a gente consegue então tratar um pouco daquilo que a gente estava sentindo mal mas você mas é possível compreender com esse conhecimento que a coisa só vai ser resolvida depois que eu for à raiz do problema eu preciso modificar os meus pensamentos para que os meus pensamentos sane os fluídos espirituais ao meu redor E eu viva da maneira mais saudável possível e é possível porque estamos no mundo encarnado Somos imperfeitos e é óbvio que por melhor que seja nossos pensamentos nós vamos envelhecer e vamos morrer porque isso faz parte da nossa experiência na carne né É óbvio Mas se nós alimentamos pensamentos que são bons que são saudáveis a gente vai ter a melhor saúde possível dentro desse nosso contexto de seres encarnados isso é bastante interessante eh porque a gente consegue compreender o nosso poder e é uma das coisas que a doutrina espírita eh nos ensina não é que nós somos responsáveis por tudo que acontece com a gente e essa é a pior e a melhor notícia que nós temos é a nossa responsabilização tudo que acontece com a gente é de nossa responsabilidade e isso parte do nosso pensamento e é importante que saibamos de isso porque o conhecimento pode nos ajudar a nossa transformação moral mas é importante também que saibamos que os espíritos obsessores aqueles que nos querem mal por algum vínculo do passado ou do presente pelas afinidades eles também sabem disso eles também conhecem a importância do pensamento no livro ação e reação de André luí existe um caso contado lá pra gente do Antônio Olímpio Leonel e Clarindo Ali era um caso onde
es também sabem disso eles também conhecem a importância do pensamento no livro ação e reação de André luí existe um caso contado lá pra gente do Antônio Olímpio Leonel e Clarindo Ali era um caso onde dois irmãos foram assassinados por um irmão que queria a herança toda para si e aí os dois irmãos que que morreram eh se tornam obsessores inicialmente do irmão depois ele morre e aí passam a ser obsessores do do sobrinho e eles eh ficam trabalhando na mente desse sobrinho a avara quando André luí e o mentor chegam lá e eles chegam para conversar e tudo mais não chegam como como daquela forma como quem já leu os livros do luí sabe muitas vezes os orientadores chegam tranquilamente como amigos e tal né E vão sondando no ambiente e ali eles começam a conversar e ali os obsessores acham que eles estão ali como iguais também né para obsediar também e eles eles comunicam eles comunicam pro André Luiz que eles aprenderam na escola de Vingadores E aí a gente já para assim né Pera aí como assim tem escola de Vingadores bom se existem construções do bem também existem construções do mal né e e Organizações e conhecimento e tudo e eles falam lá nessa nessa nesse trecho do livro que nessa escola de Vingadores eles aprendem que as pessoas têm um desejo Central existe em todas as pessoas um tema básico dos seus interesses íntimos todo mundo tem e eles só fazem o seguinte o que eles fazem é é trabalhar um pouco melhor esse reflexo dominante então a as pessoas emitem com mais frequência aqueles pensamentos que nascem do desejo Central então por exemplo eh se a pessoa é é avarenta ela vai est sempre pensando em acúmulo de riqueza tal né e e não querer gastar e e e juntar mais e às vezes né passar a perna no outro para poder conseguir eh mais para si e tudo mais então esses pensamentos estão sempre repetidamente acontecendo na vida íntima nos interesses íntimos dessa pessoa e aí o obsessor chega ali e ele dá uma alimentada nesse desejo Central nesse tema básico dessa vida mental isso
stão sempre repetidamente acontecendo na vida íntima nos interesses íntimos dessa pessoa e aí o obsessor chega ali e ele dá uma alimentada nesse desejo Central nesse tema básico dessa vida mental isso eh eles conhecendo isso eles diz que é muito fácil né então ah por exemplo eles citam assim que num num num Avarento o reflexo dominante da vida íntima dessa pessoa é a cobiça do criminoso normalmente é a crueldade então a pessoa que é um criminoso né normalmente ficam acontecendo pensamentos muito cruéis o tempo inteiro aquela pessoa que vive falando mal dos outros é o caluniador né então esse reflexo dominante é a maledicência aquele que é rancoroso o reflexo dominante é sempre a irritação tá sempre irritado tá sempre irritado tem aquelas pessoas onde o reflexo dominante é queixa né tá sempre se queixando de alguma coisa e é importante a gente saber que cada uma dessas imperfeições que são imperfeições não é que geram esses pensamentos que aí os obsessores chamam de desejo Central tema básico da vida íntima cada uma dessas imperfeições pelo livro céu inferno gera um sofrimento a gente sabe que nós só sofremos Porque Nós Somos imperfeitos por exemplo quem é cruel o criminoso Cruel ele vai ter o sofrimento do remorço quem tem eh a cobiça vai ter o sofrimento da miséria que apesar né de juntar muito ele vive em miséria aquele que desenvolve o que fala muito mal dos outros a malid cência ele tem como sofrimento a solidão aquele que é muito rancoroso que tem um pensamento muito voltado paraa irritabilidade ele tem a mágoa como sofrimento mágua É um sofrimento daquele que se irrita muito daquele que é muito rancoroso aquele que se queixa muito tem a tristeza como sofrimento principal e aquele que busca pensamentos elevados e aquele que busca pensar em coisas boas aquele que busca construir coisas boas para si e para os outros ao seu redor o pensamento o reflexo dominante é a elevação moral e aí ele não tem sofrimento obviamente ele tem gozo como diz no livro ao inferno eh no capítulo sobre as
boas para si e para os outros ao seu redor o pensamento o reflexo dominante é a elevação moral e aí ele não tem sofrimento obviamente ele tem gozo como diz no livro ao inferno eh no capítulo sobre as penas eh sobre o código penal da da vida futura E aí o que eles precisam fazer só precisa Identificar qual é esse tema básico e super alimentar essa esse pensamento com uma exação constante E aí ele vai gerando mais impulsos vai robustecendo esses impulsos e ele vai criando quadros mentais se sobrep uns aos outros criando o que é chamado doutrina espírita de fixação Mental é como se esse obsessor conseguisse fazer uma uma hipnose uma determinação hipnótica e e como isso acaba gerando ali uma uma modificação daquele ambiente ele acaba atraindo outros espíritos que pensam do mesmo jeito Então nesse caso onde era um caso de da varza haviam vários outros centenas de espíritos ali dentro daquela casa que já tava em miséria porque ele não ele não eh consertava nada não gastava nada né era uma uma casa de fazenda tava eh eh miséria de eh em péssimas condições eh trazer outros espíritos ali também é avarentos porque faz parte desse dessa sintonia de pensamento a gente pensa sempre alguma coisa próximo da gente vai ter uma nuvem de Testemunhas que pensam de forma eh parecida porque eh sentem é o prazer em estar com pessoas que que pensam do mesmo jeito e e é como se aquilo aquela região toda entrasse num Delírio psíquico coletivo pensando sempre aquelas próprias vivendo sempre Vivendo em conjunto aquelas próprias criações eh e aí a gente pode trazer um outro conceito também numa obra de André luí que é nos domínios da mediunidade onde ele fala uma uma frase muito interessante ele fala assim que a tentação é o fio de forças vivas a irradiar-se de nós captando os elementos que lhe são semelhantes e tecendo ao redor de nossa alma uma espessa rede de impulsos por vezes irresistíveis depois que a gente trabalhou essa ideia do pensamento não fica fácil entender essa frase não é porque eu estou gerando
cendo ao redor de nossa alma uma espessa rede de impulsos por vezes irresistíveis depois que a gente trabalhou essa ideia do pensamento não fica fácil entender essa frase não é porque eu estou gerando pensamentos esses pensamentos são forças vivas que saem de mim e irradiam e captam elementos que são semelhantes a esse pensamento que E aí a gente culpa o outro dizendo que o Fulano é que é uma tentação então por exemplo Eh vamos supor que eu seja uma viciada em álcool né mas aquele menino né aquele meu colega ele tem que vir aqui sempre para poder me chamar eu não resisto ele é uma tentação né Eh Ou qualquer tipo de vício ou qualquer tipo de pensamento né então eh eu sou uma pessoa maledicente vamos supor E aí chega um amigo para conversar comigo a gente gosta muito de bater papo por que que a gente gosta muito de bater papo porque os dois gostam de falar mal dos outros né E aí eu digo assim mas eu falo mal porque ele ele é a minha tentação mas ele veio conversar com você por quê Porque você também gosta do assunto então a tentação é o fio de força forças vivas que fica se irradiando a partir da gente e a gente vai captando elementos que são semelhantes encarnados ou desencarnados trazendo uma rede de impulso que são irresistíveis e muitas vezes nos levando a ações eh que em determinado momento era possível da gente barrar mas chega a a no no correr das das da da evolução de de eh de atos e de é uma sequência de eventos acaba se tornando muito difícil sair eh dessa realidade ah a gente tem H Alguns alguns exemplos maravilhosos na obra de Ivone do Amaral Pereira eh sobre essa eh os pensamentos coletivos criando ambientes muito muito conhecido é o livro Memórias de um suicida que traz pra gente o pensamento coletivo daqueles que se mataram e que se encontraram no plano espiritual em um ambiente físico comum gerando ali eh um ambiente Tenebroso um ambiente de dor um ambiente eh escuro um ambiente de Sofrimento compartilhado entre eles e não desamparado a gente vê naquele naquele
m um ambiente físico comum gerando ali eh um ambiente Tenebroso um ambiente de dor um ambiente eh escuro um ambiente de Sofrimento compartilhado entre eles e não desamparado a gente vê naquele naquele livro naquela obra fantástica que André Luiz eh disse que seria a obra do século né o livro mais importante dos últimos 50 anos dos próximos 50 anos ele traz pra gente a toda o o Amparo que existe da legião de Servos de Maria cuidando daqueles que estavam ali mas esperando o momento propício para que fossem eh eh tratados para que fossem recolhidos e que fossem levados ao tratamento Mas aquela aquela ambiência gerada pelo pensamento Construtor e gerado pelo pensamento Construtor e inconsciente porque eles não sabiam que quem está Eles não sabem que quem constrói aquele ambiente físico são eles mesmos Então isso é inconsciente no espírito superior por exemplo que tá construindo grandes cidades espirituais como a cidade do nosso nosso lar são conscientes eles sabem do poder que t e em conjunto eles determinam que vão construir comunidades mas a gente faz isso de forma inconsciente o pensamento é extremamente poderoso e Independente se você sabe ou não lidar com ele ele acontece como qualquer outro fenômeno fisiológico qualquer outro fenômeno físico que nós já estamos acostumados a saber se você sabe ou não como é que funciona a respiração você respira do mesmo jeito se você sabe ou não Como funciona o pensamento você pensa do mesmo jeito e você sofre as consequências do seu pensamento Independente se você sabe ou não como é que funciona os mecanismos daquilo né então é extremamente importante que a gente compreenda todo esse poder do pensamento para que a gente possa a partir daí vigiar um pouco mais e controlar um pouco mais e se esforçar um pouco mais para educar o pensamento esse caso do livro ação e reação nos faz lembrar uma questão a questão 459 do Livro dos Espíritos onde Kardec Pergunta assim se o se os espíritos influenciam em nossos atos e e a resposta dos dos Espíritos é que
o livro ação e reação nos faz lembrar uma questão a questão 459 do Livro dos Espíritos onde Kardec Pergunta assim se o se os espíritos influenciam em nossos atos e e a resposta dos dos Espíritos é que de ordinário são eles que nos dirigem Então nesse sentido de que eles t esse essa possibilidade de interferir em nossos pensamentos e atos porque identificam em nós as nossas nossos pensamentos comuns os nossos pensamentos afins e conseguem eh inflar esse pensamento robustecer esse pensamento à medida que isso os interesse eh é óbvio que quando a gente fala dessa forma a gente acaba pensando nos espíritos obsessores Mas isso também é bem verdade quando estamos falando de espíritos superiores nossos guias nossos protetores se nós estamos ali com pensamentos positivos pensamentos e regeneradores e pensamentos do bem pensamentos e projetos bons projetos de construção do bem eh pra nossa família paraa Nossa comunidade é óbvio que os espíritos ao nosso redor estão ali também nos alimentando alimentando o nosso pensamento dando força eh trazendo pra gente inspirações do bem para que a gente possa seguir nessa nessa essas ideias e construir nos D nos dão novas ideias nos dão inspirações trazem Até nós pessoas que podem nos ajudar trazem Até nós eh eh pessoas com o mesmo tipo de desejo com o mesmo tipo de tema central do pensamento e a gente acaba encontrando essas pessoas eh do nada como se fosse uma coincidência como se fosse o acaso e a gente acaba construindo juntos obras do bem eh trabalhando juntos fazendo cois interessantes e boas porque os espíritos nos influenciam e nós somos os geradores dessa influência nós determinamos nós somos responsáveis é importante a gente compreender isso né para não terceirizar pro e da nada a gente terceirizar as coisas né espírit às vezes costuma terceirizar pro obsessor ou pro encosto né sen não isso é coisa do encosto né é coisa do obsessor quando na verdade a origem está em nós então se nós temos algum problema e alguma compania espiritual que não nos é agradável a
ou pro encosto né sen não isso é coisa do encosto né é coisa do obsessor quando na verdade a origem está em nós então se nós temos algum problema e alguma compania espiritual que não nos é agradável a nossa e a responsabilidade é Nossa e nós precisamos trabalhar com isso então quando Jesus nos adverte que não devemos cometer Adultério eh mas aquele que houver olhado uma mulher com mau desejo para com ela já em seu coração cometeu Adultério ele nos adverte da importância de que eduquemos o nosso pensamento então com tudo isso que a gente buscou algumas alg uns apontamentos da doutrina espírita obviamente tem muito mais coisa pra gente poder estudar sobre pensamento que a doutrina espírita nos oferece mas com todos esses apontamentos nós conseguimos perceber a importância de vigiarmos aquilo que é o nosso pensamento nossas ideias centrais isso vai nortear os nossos atos vai nortear aquilo que a gente eh aquilo que que é Central na nossa vida e a gente precisa realmente refletir sobre isso e como espíritas a gente precisa fazer o nosso esforço de transformação moral não existe Espírita sem a ideia da transformação moral passando por todas as estratégias que a gente já conhece como a caridade a benevolência perdão das ofensas o amor ao próximo amor aos inimigos o perdão a si mesmo o amor a si mesmo né então todas as lições do evangelho estão postas aqui e a gente precisa compreender a importância do pensamento e trabalhar ativamente por isso porque eh somos espíritas e reconheça-se o verdadeiro Espírita pelo esforço que faz para tomar suas más inclinações e pela sua transformação moral isso tá lá no Evangelho Segundo espiritismo Capítulo sede perfeitos no item os bons espíritas e a gente realmente precisa fazer esse esforço trabalhando bastante para que a gente eh viva com o tema central ah do bem do bom e do Belo em nossas vidas passando inicialmente por aquilo que a gente pensa com o esforço com a vontade de fazer as nossas modificações de fazer as nossas mudanças interiores eu espero que 2025 seja um
do Belo em nossas vidas passando inicialmente por aquilo que a gente pensa com o esforço com a vontade de fazer as nossas modificações de fazer as nossas mudanças interiores eu espero que 2025 seja um ano maravilhoso para todos nós que a gente consiga estabelecer novas metas que a gente consiga estabelecer novo rumo paraa nossa vida sempre melhor que a gente consiga estudar bastante que a gente consiga estudar juntos que a gente consiga trabalhar juntos por nós mesmos paraa Nossa comunidade por tudo aquilo que a gente consiga dentro da nossa área de ação concretizar Fiquem todos com Deus e até a próxima
Vídeos relacionados
Nosso Pensamento Cria a Vida que Procuramos
Estudantes do Evangelho TV · Cynthia Arruda
Aula 9 - Jesus e as crianças - 1° ciclo (7 e 8 anos).
Estudantes do Evangelho TV
O SACRIFÍCIO MAIS AGRADÁVEL A DEUS
Estudantes do Evangelho TV · Juliano Fagundes
A cada um segundo suas obras
Estudantes do Evangelho TV · Luis Carlos de Assis
Racismo e a Lei de Igualdade
Estudantes do Evangelho TV · Sandro Henrique
Seminário " Sexo e Destino"
Estudantes do Evangelho TV
Missão do homem inteligente na Terra.
Estudantes do Evangelho TV
Sinais dos Tempos - Juliano Fagundes
Estudantes do Evangelho TV · Juliano Fagundes