LIVE | DA PERFEIÇÃO MORAL A SAÚDE MENTAL (PALESTRA ESPÍRITA)

Comunhão Espírita de Brasília 22/02/2021 (há 5 anos) 43:01 311 visualizações

Conheça nossa Livraria Virtual: https://livraria.comunhaoespirita.org.br/ TV Comunhão - Inscreva-se no nosso canal, deixe seu like e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que acontece na Comunhão Espírita de Brasília. Canais de Mídias e Redes Sociais da Comunhão Espírita de Brasília: HomePage: http://www.comunhaoespirita.org.br Rádio Comunhão: http://www.radiocomunhao.com.br TV Comunhão: http://www.tvcomunhao.com.br Facebook: http://www.facebook.com/comunhaoespirita Instagram: http://www.instragram.com/comunhaoespirita Twitter: http://twitter.com/ComunhaoOficial COMUNHÃO ESPÍRITA DE BRASÍLIA Missão: Promover o Ser Humano, facilitando-lhe o acesso ao Conhecimento da Doutrina Espírita, amparando-o e ofertando-lhe os meios para vivência cristã. Visão do Futuro: Ser uma Casa Espírita de excelência na sua organização, na geração de conhecimento, na educação, na difusão doutrinária, na assistência espiritual e social , com estímulo a vivência cristã. ESPIRITISMO O termo "Espiritismo" é sinônimo de Doutrina Espírita, porém, frequentemente, é utilizado erroneamente para designar qualquer prática do mediunismo (comunicação com os Espíritos), ou confundido com cultos afro-brasileiros (Umbanda, Candomblé, entre outros). O Espiritismo é uma doutrina que trata da natureza, da origem e do destino dos Espíritos e de suas relações com a vida material. Traz em si três faces: filosofia, ciência e religião (moral). Os adeptos da Doutrina Espírita são os espíritas e suas práticas se baseiam no estudo das obras básicas da Codificação e na assistência material e espiritual aos necessitados. Quando Surgiu? Foi revelada por Espíritos Superiores e codificada (organizada) em 1857 por um professor francês conhecido como Allan Kardec. Surgiu, pois, na França, há mais de um século. Porque estudá-lo? Em João 8:32, Jesus disse: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará ." Para sermos, verdadeiramente, espíritas – porque é impossível compreender e viver uma Doutrina tão complexa e abrangente sem dominar seus conhecimentos básicos.

Transcrição

E aí E aí Oi boa tarde amigos que a doce paz o Jesus esteja conosco nessa tarde de segunda-feira sejam todos muito bem vindos vocês aqui do salão Bezerra de Menezes e vocês que nos ouvem pelos meios de comunicação da Comunhão Espírita de Brasília nós vamos começar esse nosso momento nos dirigindo ao pai se dirigindo a ele agradecimento pelo dom da vida pelos momentos que o Senhor nos dá para que nós possamos nos aperfeiçoar moralmente agradecer a Jesus pela contribuição de estar conosco nesta caminhada que muitas das vezes é uma caminhada difícil é uma caminhada árdua mas que temos a certeza absoluta que essa certeza absoluta é transformada em Fé de que ele vai estar conosco já esteve estar e vai estar conosco em todos esses momentos e também nos momentos de alegria de sucesso nas nossas recuperações quando a gente passa de um estado que não é muito bom para aquele estado melhor a gente só tem que agradecer porque a gente sabe que na naqueles momentos ele estava ali às vezes até nos carregando porque a gente em condições de andar agradecer o nosso guia protetor o como queiramos falar anjo da guarda porque foi um ser que de se dispôs a vir conosco também para essa ajuda essa ajuda de crescimento moral agradecer os nossos pais biológicos né que nos deu a vida sem eles nós não estaríamos aqui então muita fez são e muito carinho por todos eles aqueles que ainda estão nesse plano físico aqueles que já partiram o nosso muito obrigada e assim agradeço e estamos e também a Bezerra de Menezes né o patrono da comunhão essa comunhão que nos abraça presencialmente e também virtualmente nós agradecemos agradecemos esses e que cuida para que a gente possa estar aqui recebendo essas bênçãos né que é a palavra de Jesus é traduzida naquele seus seguidores se assim nos agradecida estamos dizemos graças e começamos a esse nosso momento de uma forma muito tranquila muito alegre e muito dispostos bom então mais uma vez nós estamos aqui é uma satisfação Grande a comunhão que hoje abre as portas até as 20 horas para

a esse nosso momento de uma forma muito tranquila muito alegre e muito dispostos bom então mais uma vez nós estamos aqui é uma satisfação Grande a comunhão que hoje abre as portas até as 20 horas para as palestras né Já começamos a abrir um espaçozinho maior Então hoje nós temos o atendimento fraterno até às 21 horas das 15 e 30 agora até às 21 horas já é um passo grande né todo mundo protegido com máscara com álcool com distanciamento mas aqui nós estamos para o trabalho e as palestras também das quartas da segundas quartas e sextas também vai vai ter as 20 horas tem as 8:00 as 16 e as 20 horas né às dezoito horas online Então esse atendimento também é até às 21 e ele se da segunda quarta e sexta a gente a comunhão vai abrindo aos pouquinhos eu falo a gente que nós somos comunhão né e abrindo aos pouquinhos com número menor porque nós ficamos muito tempo preso usar um medo da pandemia que ainda temos que ter o cuidado então ela vai abrindo aos pouquinhos a gente vai chegando tendo a consciência dos cuidados que nós temos que ter isso é muito bom né a gente poder estender esse atendimento é para mais de ter suas que assim quer virar comunhão o atendimento online ele continua da mesma forma com a desobsessão online para o Evangelho no Lar online e o trabalho e o tratamento na sala Chico Xavier também online esses tem é que vão ser o continuar online por causa que tem uma aglomeração maior né você tem que dar uma sala sala fechada pela comunhão é o Dr Bezerra de Menezes e cuida muito bem de nós então as coisas são feitas de acordo com a a orientação dele bom e Nós escolhemos um tema hoje que fala da perfeição moral EA saúde mental e saúde eu tirei eu fui dar uma pesquisada é de um psiquiatra Sérgio Lopes Ele é lá do Sul é uma pessoa muito interessante vale a pena vocês verem os vídeos dele e tem uma fala muito boa ela fala que não acaba né Para eu tirar alguma coisa que eu tive dificuldade que é tão bom o que a gente está lendo dele que dá vontade de trazer tudo para vocês mas não tem

e e tem uma fala muito boa ela fala que não acaba né Para eu tirar alguma coisa que eu tive dificuldade que é tão bom o que a gente está lendo dele que dá vontade de trazer tudo para vocês mas não tem condições só se trouxer ele né e assim a gente tem que dar uma hora e meia ainda fica com vontade de mais e ele fala muito das leis Morais e a nossa saúde mental e quando ele fala em Saúde Mental é quando nós falamos e saúde mental não é aquela pessoa que está realmente com problema mental que não tem nem conhecimento dela mesma entendeu ele tá trazendo é Saúde Mental é de uma outra forma e ele começa o que quanto melhor nós somos quanto assim mais bondoso nós somos quanto mais virtuosos nós somos Olha já trouxe vontade virtual e e virtude né Quanto mais a capacidade nós temos de respeitar o nosso momento de respeitar a nossa existência né olha eu vim foi um sacrifício chegar aqui por quê que eu vou deixar as coisas se perder porque eu não vou cuidar desses E por que que nós não vamos cuidar de nós com muita com muito cuidado como a gente cuida de um bebê de um mês Ninguém deixa ele para lá né e a gente troca a gente amamenta a gente dá bota para dormir no silêncio não tem esse cuidado porque que depois que eu cresci eu não tenho esse cuidado comigo porque para Deus nós somos até nos bebês que estamos aprendendo Estamos crescendo então ele falou que quanto mais eu nós crescemos em bondade em virtude com a capacidade de Reconhecer essa nossa existência e as necessidades do outro não é só a minha não é só de vocês Nós temos nossas necessidades mas a gente tem que olhar do outro para gente não desrespeitar o outro e sabendo que essa existência nossa é nós temos que aprimorar aprimorar espiritualmente claro nós vamos trabalhar para a gente ter uma Talvez uma casa melhor um carro melhor uma condição melhor né uma alimentação É mas não não estamos falando disso Talvez uma hora a gente fala cuidado do corpo físico que é muito importante mas nesse momento aprimorar e espiritualmente né é saber que essa

hor né uma alimentação É mas não não estamos falando disso Talvez uma hora a gente fala cuidado do corpo físico que é muito importante mas nesse momento aprimorar e espiritualmente né é saber que essa existência nós viemos para ter esse cuidado né se nós fizemos tudo isso ele tá falando que mais próximo de um estado de sanidade plena nós vamos ter então a gente já começou entendeu o que que é essa saúde mental né é eu me importo me importar comigo mesmo eu termo o cuidado de tudo isso e olha eu achei muito interessante que ele fala o cuidado da minha existência a gente já pensou em ter cuidado ou será que a gente já pensou em fazer o nosso exerce sozinho tem uma alimentação rica em todos os nutrientes tem uma que nós estamos tendo alimentação espiritual nós aqui estamos cuidando porque não sol desse nós viemos aqui para conosco lhe dar né então mais um estado mental de saúde mental mais plena nós estamos aliás nós estamos a caminho dessa dessas estado de sanidade plena né e ele vem falando também que esse desenvolvimento e desenvolvimento das virtudes caminha junto com aquisição da Saúde integral e eu fiquei lembrando que Jesus no evangelho dele ele falou muito das virtudes né as virtudes são todos esses bons boas você é boa comportamento moral que nós temos abnegação uma caridade a tolerância e mais é uma série uma carrada de coisas que é é o homem de bem que se faz o homem de bem então ele disse que nós estamos se nós desenvolvemos essas virtudes do homem de bem do homem de bem espiritualmente mas próximo nós vamos estar dessa saúde integral dessa saúde em todos os sentidos quando fala integral a gente de lembra do pão integral e um pão saudável né a gente tem que fazer essas comparações para gente nós começarmos entender entendeu então o se eu faço isso eu vou ter essa saúde aqui são dessa saúde integral então eu vou ter corpo mente e espírito saudável Olha aí eu não vou perguntar se isso é fácil não vou porque nós estamos uma caminhada e nessa caminhada a gente

ssa saúde aqui são dessa saúde integral então eu vou ter corpo mente e espírito saudável Olha aí eu não vou perguntar se isso é fácil não vou porque nós estamos uma caminhada e nessa caminhada a gente encontra muita resistência né E aí ele fala que os estados duradouros no campo o efetivo são resultado de uma de um contínuo no caminhar em direção a nós mesmos né ele porque realmente o nós não estamos falando o material o é o campo emocional e afetivo se eu estou é constantemente cuidando desse estado que ele fala que deu estado duradouro né duradouro é por exemplo eu falei nossa eu acho que eu não tô tô intolerante intolerante para gente mas eu queria ser tolerante é uma virtude então o que que eu vou fazer e eu vou procurar ser tolerante como que eu procuro uma ajuda Extra uma leitura reconhecer todas as vezes que eu tô intolerante interessante que as pessoas Jesus manda as pessoas junto da gente Deus manda é justamente para contar e para nós mas você tá intolerante em e a gente fala eu é você que não que tá então lembrar que a gente põe a culpa no outro que ele fala aqui também mas então o outro é uma boa referência para saber como é que eu estou tudo bem a gente não vai dar cem porcento a razão mas se a gente pode fazer uma análise Cida daquela fala será que estou mesmo Será que quando me irrita será que quando tem um congestionamento como é que eu fico será que quando alguém fala uma coisa que não tá agradável será como que eu fico né Será quando alguém passa na minha frente que tem que ser tenta ser esperto para poder ir na frente será como que eu me um como que eu ajo aí a gente vai se a gente vai ficar calibrando dentro dessa dessa desse contexto todo para saber se nós somos ou não né entendeu porque eu a caminhar para mim mesma porque nós temos é costumamos muito estar fora de nós e essa Saúde Mental é um convite essa perfeição moral EA Saúde Mental é um convite para eu voltar para dentro de mim mesma cada um voltar para dentro desse Às vezes a gente não encontra uma

ora de nós e essa Saúde Mental é um convite essa perfeição moral EA Saúde Mental é um convite para eu voltar para dentro de mim mesma cada um voltar para dentro desse Às vezes a gente não encontra uma coisa que a gente gosta muito não né mas sabe o que que é esse a gente na alimentação mesmo física tem coisas que eu não gosto mas eu como eu como porque eu acho que é nutritivo às vezes eu falo assim aí eu não gosto de cenoura não gosta de beterraba não gosto disso não gosta daquilo mas eu preciso porque elas têm Alguns alguns sais minerais vitaminas coisas que eu preciso dali que só vende ali então eu como mas quando eu começo a sentir forte ou quando todo mundo gripa eu não gripa quando todo mundo adoece uma doença aí a importância que teve aquela boa alimentação e assim é quando nós começamos a ser paciente com as nossas dificuldades e tentar melhorar aquelas dificuldades dando um passo Zinho mais para frente fica assim tão bom mas tão bom né E aí ele fala que o crescimento espiritual da só vai acontecer quando eu melhorar aqui dentro cobre o que se eu não sou ainda um homem de bem como eu posso querer ter uma ter um crescimento espiritual Então hoje aqui eu fico quando eu vejo vocês aí e eu aqui que nós aqui né separado mas embolados porque são separados por uma circunstância mas estamos na mesma no mesmo barco a gente fica é a gente fala nossa como a gente tem melhorado a gente vem aqui ouvir alguém falar às vezes a gente até fala melhor é uma coisinha aquela coisinha Só que eu preciso porque eu não dou conta de muito eu dou conta de pouco meu então aí a gente vai melhorando agora se eu fico um ano vindo aqui olha como que eu vou somar o melhoramento interior para mim ouvindo outro falar eu vi agora isso não é uma propaganda não viu vocês aqui vocês estão online A Goiânia fez o 37º congresso Espírita online dá uma dá uma visitada lá nos no YouTube e assistir às palestras só vocês verem gente como eu fiz uma reflexão a meu respeito de acordo com a palestra e olha ter uma

ez o 37º congresso Espírita online dá uma dá uma visitada lá nos no YouTube e assistir às palestras só vocês verem gente como eu fiz uma reflexão a meu respeito de acordo com a palestra e olha ter uma palestra de um pastor chamado Eneias de uma irmã chamada ai Aila Aila e o Haroldo Dutra que é espírita Ah entendeu falando da interligação religiosa eu fico pensando a interligação de tudo nós somos aqui cada um com o problema cada um com a dificuldade cada um no momento mas estamos nos ligados pela vontade de querer uma perfeição moral melhor para ter uma saúde mental Então esse congresso eu assisti em casa depois que passou por que tantas vezes eu não tinha tempo naquela e horário mas tô assistindo já vou para segunda rodada as mesmas palestras e guardei guardei muito bem guardado porque eu preciso de ouvir muito muito muito sabe Então vale a pena vocês assistirem né então o esse crescimento espiritual e eles te dá a partir dessa melhor é interior através de que eu aceitar aqui essa inflamação se vira que eu vi é que às vezes não é muito fácil né mas é a família que eu preciso EA família que que eu fui designado EA família que vai me fazer melhorar né aceitar essa Encarnação como uma dádiva né que fala como um presente de oportunidade e nós temos momentos tristes temos uma mensalety dentro dessa Encarnação dessa dessa Encarnação então esses momentos são momentos que nós precisamos justamente para poder nos melhorarmos Então a gente tem que dar Graças porque quantas e quantos espíritos queria ver mas não pode todo mundo não dá para ver todo mundo e nós fomos os privilegiados e chega aqui eu não tô nem aí como diz a tua uma música né tô nem aí tô nem aí né Vamos cuidar Vamos cuidar de cada coisinha da nossa vida cada me esse vírgula a cada ponto Zinho e cada ponto Zinha o que cada qualidade que eu tenho cada virtude que eu tenho mas também em cada defeito que eu tenho porque eu posso melhorar o defeito ele vem as dores vêm para me dar um impulso para mim levar para frente né Então aí ele fala que na

cada virtude que eu tenho mas também em cada defeito que eu tenho porque eu posso melhorar o defeito ele vem as dores vêm para me dar um impulso para mim levar para frente né Então aí ele fala que na Ótica Espírita porque ele é espírita é um livro O Espírito de editar por um espírito Então nós vamos ficar aqui na Ótica espírita e ela ele disse que na nossa vida não deve ser composta a pena de interesses imediatos da vida material a testa interessante Eu nem ia trazer isso para vocês no Face mas tá ligado porque nós estamos no momento muito preocupados com que é material com que o adquire né E esquecemos que é de buscar o outro lado eu posso sim querer ter as coisas materiais de boa qualidade as coisas que eu gosto mas eu não posso querer ter só aquilo e acumulando acumulando esquecendo que além da vida material eu tenho uma outra vida que ela sim é mais importante porque eu posso adquirir milhões milhões de de euros né eu é libra né que é maior ou qualquer outra coisa e não adianta eu não vou levar mas se eu adquirir em qualidades em virtudes esta vai comigo aí eu só vou abrir um parêntese uma coisa muito pessoal é meu marido ele era uma pessoa assim muito especial não era porque era meu marido não é era um ser especial uma pessoa muito inteligente que usava inteligência dele em prol dos outros muito em prol estudou muito Teve muitas qualificações fazer um trabalho muito bom sabe hoje uma ajuda a Extrema e ele veio a desencarnar né veia morrer e eu fui é distribuindo as coisas que era dele levanta casa da mãe dele e eu encontrei Assim muitos Canudos e eu abri era os diplomas era os elogios era aquela coisa toda que alguém aqui quando faz o bem a gente recompensa muito a recompensa com os elogios né e eu naquele momento que eu não tive não tinha tido um pouquinho assim de raiva sim uma raivinha né da pessoa ter ido embora e eu ter ficado e aquela coisa toda com os filhos filhos novos né eu falei sim aí agora o que que eu vou fazer com isso aqui o que que você vai

im de raiva sim uma raivinha né da pessoa ter ido embora e eu ter ficado e aquela coisa toda com os filhos filhos novos né eu falei sim aí agora o que que eu vou fazer com isso aqui o que que você vai fazer com isso aqui né olha na mesma hora gente eu Espírita mas não naquele momento que que eu vacilei que eu não achei que o que eu adquiro aqui é bondade que eu faço aqui eu levo na mesma hora foi um assim sabe acho que um petelecos na orelha que me deram eu fui bom tudo esse conhecimento ele levou com ele toda esta Bondade e levou com ele isso aqui só é papel Botafogo Botafogo só era papel a pessoa que tinha ganhado tudo aqui E aí levou tudo aquilo que com papel assinado por um secretário de saúde assinado por um diretor do Hospital de Base assinar por muito não importa por quem né então que nós temos que fazer é isso é porque uma hora nós vamos embora e o que nós vamos levar Foi o que ele levou Porque depois mede unicamente ouvir todo aquele trabalho dele né então é buscar essa vida espiritual porque o que que acontece é uma coisa que nós nos enganamos muito nós achamos que estamos tendo uma experiência espiritual não é vocês estão tendo experiência espiritual alguém na comunhão lendo os livros Não nós somos espíritos tendo passando por uma experiência material nós somos muito mais do que isto nós essa matéria é Menorzinha nós precisamos dela para dar suporte para o espírito vir fazer as ações que se não fosse como que ia trabalhar então ele disse que nós somos seres espirituais tendo uma experiência no plano material com vista um a evolução maior e eu achei isso muito interessante eu já tinha ouvido ele falar isso lá no Sul em Gramado já tinha vir li outros livros dele já houve outras pessoas falando então nós damos Pouca importância porque nós achamos que somos matérias vivendo sendo espírita sendo sempre essa vivência espiritual não nós somos espíritos vivendo na matéria aprendendo através da matéria Então tá vendo competição é muito importante as duas coisas muito importante esse corpo eu

endo sempre essa vivência espiritual não nós somos espíritos vivendo na matéria aprendendo através da matéria Então tá vendo competição é muito importante as duas coisas muito importante esse corpo eu tenho que cuidar direitinho né Ele ainda continua falando que os grandes resultados da nossa vida elas não surgem de improviso rapidinho não surge né é dificilmente alguma coisa acontece assim tão estrondosa de forma rápida e espontânea desculpa instantânea tudo nosso é construído muito Oi gente sabe que nós estamos falando do homem de bem eu vamos supor que eu sou preconceituosa não é amanhã que eu vou deixar de ser preconceituosa é com muita luta às vezes com muitas dores passando por uma situação de preconceito dentro da minha família eu ver o tanto que dói quando alguém tem preconceito com alguém que eu amo ou por qualquer outro eu usei preconceito mas a gente pode usar o outro outro outro sentimento entendeu então nada acontece rápido tudo é muito trabalhado porque é igual aquela aquela aquela equação Eu acho que eu falei isso na última na última momento que tivemos é passou um exercício você tem que fazer uma vez duas vezes vai mudando só os números até você ter domínio sobre aquele exercício nós vamos viver esses momentos até eu falo assim não já estou curada da e agora eu já sei agora eu já sou caridosa porque eu sofri e a falta de caridade então eu começo aprender e e olha e Nós aprendemos infelizmente com a dor e vai nos machucando machucando machucando até o aprender já contei a história do cachorro para vocês no Jé não já deitado no prego eu vou repetir Pode ser que alguém lá em casa não ouviu ou alguém aqui um sujeito uma um senhor chegou no posto de gasolina para abastecer e um cachorro lá chorando de dor chorando que tava doendo doendo Ele entrou abasteceu entrou lá e falou assim espera aí vocês não tão vendo que aquele cachorro tá deitado no prego e tá lá sofrendo e vocês não fazem nada foi na hora que não doer o suficiente para ele sair do prego não

u entrou lá e falou assim espera aí vocês não tão vendo que aquele cachorro tá deitado no prego e tá lá sofrendo e vocês não fazem nada foi na hora que não doer o suficiente para ele sair do prego não doeu nós somos assim dá uma dorzinha deixa isso já viu o dente de uma fisgadinha se você acha que não é nada não acho que alguma coisinha aí depois quando passa uma semana no bruto domingo à noite o seu dente resolve mostrar para você que você não cuidou dele aí não tem dentista não tem aí você passa a noite toda acordado no outro dia cê disso já liga para o seu dentista que tem que te atender de qualquer jeito se não for vai ser outro você sabia né então porque porque nós não cuidamos do dente quando ele deu um sinal Zinho assim é a nossa vida moral e à saúde mental se eu cuido dessa perfeição moral das coisinhas devagarzinho eu vou estar bem comigo mesmo né então elas não costuma acontecer de forma rápida e espontânea as nossas verdadeiras aquisições elas vêm o que da abnegação e da disciplina daqueles objetivos que nós buscamos Olha eu não gosto muito eu gosto muito desse primas uma pessoa altamente disciplinada Mas abnegação fico pensando olha eu falo assim tá bom tá tá certo Errou não mas fica assim dá para usar de você vai ser vai ser vai não vai fazer comigo Olha eu te perdoo Olha tá doendo mas eu sei que essa doença que essa dorzinha uma hora ela passa eu vou ficar assim bem tranquilo e isso é muito difícil para mim é difícil vocês para vocês né Mas então nós essas aquisições é o resultado a nossa benegação o tanto que nós somos forte diante das coisas que nos acontecem fortes Sabe aquele vencedor aquele batalhador ele passou por tudo aquilo mas nenhum momento ele perdeu a capacidade de pensar uma hora vai dar certo uma hora eu melhoro uma hora vai ficar bom eu tenho uma amiga que ela é uma guerreira eu falo para ela aliás eu mandei o recado para ela ela tá passando por um momento difícil não é o momento de um mês de um ano tem três anos parece cada durante um ano acontece umas três

uma guerreira eu falo para ela aliás eu mandei o recado para ela ela tá passando por um momento difícil não é o momento de um mês de um ano tem três anos parece cada durante um ano acontece umas três coisas gravíssimo gravíssimo e ela continua com aquele semblante tranquilo aquele sorriso que tá doente que tá difícil mas não dizes e não desiste Porque nós não podemos desistir de nós de arrebanhar essas qualidades é verdade temos esses virtuosos né então a gente fala que é um grande engano né os um grande engano dos nossos dias estamos acostumados com a ideia de que devemos viver correndo a gente corre demais a gente tem pressa demais a gente quer resolver as coisas muito muito para hoje para ontem né para ontem é para ontem não é para hoje não para ontem esse é o resultado que nós estamos tendo nunca viu tanta gente ansiosa tanta gente ansiosa ansioso é o que pela coisa que não chegou o Deprimido é o quê por aquilo que passou e por que que eu não fiz e começa né porque que eu não tratei meu pai Melhor agora meu pai foi aí não tem jeito que que eu não tratei a minha companheira o meu companheiro a nossa relação acabou por e assim vai aí vai dar priminha da priminha agora ansiedade não ia amanhã será como vai ser a que dia que nós podemos vencer Mas fica na comunhão aí pergunta não sei quantas vezes que dia que vai tirar essas esses papéis em com os números eu posso sentar onde que eu bem entendendo é onde que me determinar não né Entendeu então nós somos muito Aflitos por isso aí nós perdemos o foco né importante das coisas com muita facilidade por causa desse nosso comportamento né então a gente pensa que diante o frente essas dificuldades é nós temos que ter novas atitudes eu dei uma puladinha aqui viu gente por causa do nosso tempo né e é por isso que eu falei as coisas dele é muito demorada então quando eu perco o foco das coisas eu tenho que voltar bom então eu volto sempre nas situações mais difíceis né eu tenho que tomar atitude E aí olha e quando as coisas difíceis

e é muito demorada então quando eu perco o foco das coisas eu tenho que voltar bom então eu volto sempre nas situações mais difíceis né eu tenho que tomar atitude E aí olha e quando as coisas difíceis acontecem é o que ele colocou aqui é que não é por um acaso né que não existe não é por qualquer motivo que quando as coisas complicadas acontece as pessoas passam a pensar a perceber intensamente a vida exemplo quando um um ente querido nosso uma pessoa que nós gostamos muito parte dessa vida né já tá com rosa ou quando acontece alguma outra situação a gente é começa até um saco a gente espera aí é eu gostava muito essa pessoa e essa pessoa foi embora eu não vou ver essa pessoa mais aqui ó essa situação um TCO comigo uma partida de carro é uma coisa que quase quase todo mundo já passou quando a gente dá um pouco mais encostar dia que for a gente pare fala assim poxa eu tenho que ser mais a e olha aí E se fosse uma coisa maior quer dizer então diante de todas as situações difíceis ela vai fazer com que a gente tome atitude favorável para as outras coisas que virão que que por com certeza vão acontecer né e elas podem às vezes até passar despercebida mais uma hora aqui vai ser tão intenso que vai nos chamar atenção né E nós vamos notar rapidamente vamos perceber rapidamente que aquilo não foi certo que para eu ter faz para eu estar tranquila no trânsito eu tenho que ter o que cautela respeito dentro da velocidade respeito com o outro que anda menos do que a velocidade não é isso mesmo que é que velocidade aquele que fala muito eu tenho que ter paciência com que fala muito porque uma hora também eu já falei muito e aí a gente e a gente faz se percebendo a gente tem que se perceber é o que tá querendo falar que eu sou posso eu só posso melhorar você vir tudo virtuosa se eu começar a me observar entendeu então e ele traz para nós que que nós crescemos dentro de um movimento de auto ajuda por mais que nós assistimos palestra por mais que a gente faça qualquer coisa aí se eu não fizer para mim eu não vou

ntão e ele traz para nós que que nós crescemos dentro de um movimento de auto ajuda por mais que nós assistimos palestra por mais que a gente faça qualquer coisa aí se eu não fizer para mim eu não vou conseguir não vou conseguir sair dessa né Entendeu sair de uma situação de desleixo talvez descuido por uma situação de me cuidar mais né em termos de crescimento Ele disse que nós precisamos nos movimentar achei a gente quer crescer sentar quem quer crescer pedindo outro para fazer né que é crescer pega no celular todo mundo chega lá na porta de casa e às vezes a pizzaria tá ali ao lado eu ligo para mandar o menino trazer a pizza para mim porque eu não vou andando no andar eu vejo a natureza no andar eu encontro alguém Claro de máscara no andar eu me interage com a pessoa ali no até às vezes o outro passa na minha frente e eu vou ter calma né então nós temos que movimenta a nós temos que quebrar as nossas estruturas de estar parados né vencer essa inércia Saímos da posição de homens acomodados para homens acordados e vamos nos acordar não vamos nos manter dormindo né a gente teria muita coisa boa interessante que falar né E assumir responsabilidades pela nossa própria existência que é isso que ele quer nos dizer é isso que os espíritos vem nos falar seja maduro nessa existência aliás responsável pela essa existência porque se eu sou responsável sou madura nós amadurecemos se eu sou responsável eu sou virtuosa né porque é uma força natural o impulso de crescimento viemos para crescer e quando nós plantamos uma árvore vizinha frutíferas emmett nós queremos que ela só cresça desse tamanhozinho Não e vocês verem me minha filha ganhou uma Mudinha de cajá-manga que cajá-manga não pequenininho deste tamanho eu ri porque eu preciso Olha isso não vai sobreviver numa caixinha deste tamanho tudo pequenininho eu acho que ela encantou pela aquela muda que a pessoa que deu plantou do carocinho fez aquela Mudinha e ela foi com muito cuidado botou no numa coisa maior a muda ficou lá numa

anho tudo pequenininho eu acho que ela encantou pela aquela muda que a pessoa que deu plantou do carocinho fez aquela Mudinha e ela foi com muito cuidado botou no numa coisa maior a muda ficou lá numa dificuldade porque era muito pequenininha muito fraquinha e ela foi ali eu acho que um carinho que ela tinha por aquela planta foi tão tão linda eu esqueci eu esqueci dessa plantinha dela e esse dia ela me mandou foto Bom dia porque ela levou lá para uma casa que ela tem Cavalcante ela me mandou fotografia do pé de cajá-manga cheirinho de flor e eu fiquei o fumo lição imensa para mim porque diante das minhas fragilidades diante da minha pequenez diante aquela eu não vou dar conta se eu for me cultivando com muito amor com muita paciência com muita tolerância eu vou me curar eu vou florecer eu vou esperar o dia que der cajá-manga que eu for fazer uma palestra aqui eu trago a história da fruta né que o floresceu e frutifico né então é força natural o impulso do crescimento é ético moral em qualquer entrave nesse processo deve a gente tem que imaginar que foi nosso não foi de Deus né ele nos ofereceu a vida nós vamos trabalhar essa vida que nos ofereceu da melhor forma possível de um exemplo para nós que a Jesus da perfeição moral que foi ele todo tempo e não precisava de crescer que ele já é grande né mas todo tempo ele fez deu o exemplo de crescimento para que nós seguimos como modelo que ele sabia que o pai tinha mandado ele como modelo né Entendeu modelo para que para que a gente possa alcançar o caminho que nós desejamos que é o caminho do bem é o caminho da ética da perfeição moral da saúde mental né então alcançar essa perfeição moral essa é a nossa proposta hoje Essa é a proposta que a doutrina espírita nos oferece a doutrina espírita só fala disso ela não fala de outra coisa ela quer que a gente ama para crescer que sejamos abnegado para crescer que sejamos paciente para crescer que sejamos caridosos para crescer Saúde Mental é impossível sem essa espírito sem a gente se

ela quer que a gente ama para crescer que sejamos abnegado para crescer que sejamos paciente para crescer que sejamos caridosos para crescer Saúde Mental é impossível sem essa espírito sem a gente se espiritualizar é impossível entendeu E ele termina falando que equilibre paz solicita o concurso da dimensão espiritual e da Reforma Íntima do indivíduo essa dimensão eu saber que não tem essa vida aí eu vou partir para outra vida a vida é uma só eu vou partir para um outro momento mas eu preciso partir para outro momento já com essa Reforma Íntima já bem encaminhada para que para que nós poda possamos cada cada etapa Oi gente for chamado nós fazemos essa essa melhoramento moral porque se eu melhoro a mente tá fica boa e hoje a gente vê tanta tanta saúde mental enfraquecida né que nós não aguentamos muito as coisas que estão que nós pedimos né que nós pedimos não foi nem que nos ofereceram nós pedimos para vir e chega aqui a gente quer cair fora não vamos cair fora não tá bom então vamos terminando esse nosso momento e essa falar em Saúde Mental perfeição moral requer muito tempo né então a gente fica mais ou menos pela metade vocês me perdoe Tá então vamos fazer a nossa prece e essa prece significa que ela é que ela é o passe já que nós vamos receber Então nesse momento cada ente da Dica que está de luz tá colocando as mãos sobre as nossas cabeças dizendo para nós amado e querido irmão que a doce paz do Jesus ties bow vai nesse momento que o lenitivo das suas bençãos possam ser derramados é sobre vocês trazendo a paz trazendo conforto trazendo a esperança em dias melhores que o amor de Cristo por todos vocês ele está presente em cada amanhecer Em cada anoitecer que vocês possam realmente aproveitar esse momento único que está sendo dado para entrar em conexão com esse Divino amigo que os benfeitores dessa casa que hora a estar presente trazendo a cada um lenitivo necessário possa se fazer bem presente nos corações de cada um E que essa paz possa acompanhar todos vocês as

amigo que os benfeitores dessa casa que hora a estar presente trazendo a cada um lenitivo necessário possa se fazer bem presente nos corações de cada um E que essa paz possa acompanhar todos vocês as suas casas aos seus lares os seus serviços por onde vocês passarem no dia de hoje e mesmo amanhã em mesmo depois vão com Deus que Deus te acompanhe acompanhe todos e fique na paz do Cristo que assim seja e amigos Uma boa tarde para todos vocês que estão aqui que nos outros pelos meios de comunicação da Comunhão Espírita de Brasília um beijo no coração de cada um E aí

Vídeos relacionados