#15 Estudo O Evangelho Redivivo | Livro III – Evangelho Segundo Marcos
"O Evangelho Redivivo - Livro III - Evangelho Segundo Marcos" Estude conosco todas as segundas-feiras, às 19h. O Livro III traz o estudo interpretativo de O Evangelho segundo Marcos e faz parte do programa O Evangelho Redivivo, uma proposta de estudo sistematizado e sequencial dos 27 Livros que compõem o Novo Testamento. Estudo introdutório do Evangelho segundo Marcos. Link de acesso ao estudo: https://febtv.live/evangelho_redivivo Apoie a FEBtv! Para que este e outros programas ...
Boa noite a todos e todas nesta segunda para mais um estudo do Espiritismo esta doutrina que nos ajuda tanto as nossas vidas fazer equilíbrio dessa parte espiritual da nossa parte moral que nos ajuda a viver melhor como pessoas como pessoas dignas que nos ajuda a compreender o porquê que estávamos aqui e para onde nós vamos E para isso agora eu vou pedir uma que a gente se harmonisse através de uma leitura e também através da pressa e vou convidar ele para vir aqui Boa noite ele tudo bom Boa noite Gisela Boa noite amigos que nos ouvem que nos que estão nos dando a linha de poder participar que sempre engrandece os nossos corações nós vamos fazer uma leitura vou pedir para o Robson projetar para a gente poder compartilhar com todos ela é do livro O Caminho Verdade e Vida pelo Espírito Emmanuel é o capítulo 168 psicografia do Francisco Xavier tem por título na meditação e é feito em cima de uma expressão evangélica que diz e foram sós no barco para um lugar Deserto o que está em Marcos Capítulo 6 Versículo 32 tuas mãos permanecem estenuadas por fazer e desfazer teus olhos naturalmente estão cheios da angústia recolhido nas recolhida nas perturbações ambientais por gentileza Toin teus pés nas recapitulações dolorosas teu sentimentos vão e vem através de impulsos tumultuários influenciados por mil pessoas diversas tens o coração atormentado é natural a nossa mente sofre sede de paz como a terra seca tem necessidade de Água Fria venha um lugar à parte no país de ti mesmo a fim de repousar um pouco Esquece as fronteiras sociais os controles domésticos as incompreensões dos parentes os assuntos difíceis os problemas inquietantes as ideias inferiores retira-te do lugares comuns a que ainda te prende concentra-te por alguns minutos em companhia do Cristo no barco de Deus pensamentos mais puros sobre o mar das preocupações cotidianas ela te levará a mente ervada de aflições balsamentará tuas úlceras norte-asa lutardes ao vitrus basta criticais e sua voz falará no Sublime silêncio oferece
ros sobre o mar das preocupações cotidianas ela te levará a mente ervada de aflições balsamentará tuas úlceras norte-asa lutardes ao vitrus basta criticais e sua voz falará no Sublime silêncio oferece de um coração valoroso na fé e na realização seus braços divinos farão o resto engraçado então ao círculos de luta ele vigorado forte e feliz do coração com ele a fim de agres com êxito no Vale do serviço ele contigo para escalar e sem cansaço a montanha da Luz queridos amigos essa lição obviamente extremamente interessante para as nossas reflexões que a gente possa assimilar aprofundá-la fixada em nossos espíritos com a nossa oração como elevação de pensamento recolhendo de nós o melhor como diz o próprio Emmanuel procurando aquietar os nossos erros as problemáticas as mazelas da própria terra e possamos nos recolher um recanto onde Jesus nos fala e o estudo do Evangelho é sempre uma oportunidade que nos oferece quando ele busca de uma forma especial obviamente nos falar as mentes usar os nossos raciocínios mas ele busca acima disso os nossos corações para lhe fazer morada no sensibilizar ajudar a fazer com os nossos sofrentes e dores tenham razão de ser possam ser iluminadores dos nossos espíritos e por isso te agradecemos ao mestre pela doutrina que nos oferece agora tornando rede Vivo o teu evangelho de amor pelos exemplos simples pela forma que estivesses entre nós como homem pela forma como estás hoje como espírito colaborando com todos aqueles que buscam de bom ânimo seguir os teus passos te agradecemos o mestre e Te pedimos mais uma vez que nos ajude a irradiar a partir de nós o melhor para humanidade vibrações de paz para aflição desiste e brações de amor Nascente ainda na forma de tolerância de perdão de humildade para aqueles que têm dificuldade de reconhecer a força dessa energia Bendita e que possa continuar entre nós embora sabemos que as nossas antenas psíquicas são responsáveis por estabelecer uma conexão auxilia no senhor a fazer luz onde ainda você faz a sombra para que a tua paz que
possa continuar entre nós embora sabemos que as nossas antenas psíquicas são responsáveis por estabelecer uma conexão auxilia no senhor a fazer luz onde ainda você faz a sombra para que a tua paz que tanto aspiramos esteja no meio de nós e vamos Max encarregado dos trabalhos da noite e de ouvidos e ouvir a todos que aqui estão nos ouvindo e assim sendo nós só te agradecemos e ao nosso pai por nos renovar oportunidade hoje e sempre e que assim seja que assim seja muito obrigada a ele por essa leitura tá maravilhosa que nos conecta com nós mesmos interior pela prece muito obrigada sinceramente e hoje então querido eu queria dará bem-vinda aos que está aqui presentes para isso preciso nos meus segundos olhos Maria de Lourdes Marcela Marlene Maria Silveira Gláucia valei Jocemar a mim Sandra Alda Rossa valnúvia Telma e Isabel nizete ninida máquina Geralda Francisco Antônio Laisse Sara Nossa sou muitos Bianca Maria Isabel Fátima sejam todos bem-vindos e vamos lá ter esta oportunidade de mais um dia de reflexão lembrando a todos que assim quando vocês quiserem coloquem as dúvidas as perguntas comentários no chá que a gente nos últimos 25 minutos vamos coletar e vamos tentar responder tudo e ler os comentários também para esta noite nós temos o nosso irmão Max que eu queria convidar para entrar na sala agora boa noite Boa noite Gisela Boa noite amigas e amigos bom dia boa tarde aqueles que nos verão em outro horário né sejam todas e todos muito bem-vindos para mais esse novidade é um momento de estudo e Max hoje está com a garganta um sim não 100%, então Robinson eu vamos testar talvez ajudando na leitura sim então é com você Maxi quando você precisar é só falar que a gente entra para ler gratidão Gisela Muito obrigado vamos precisar sim é sempre bom companheiros anos auxiliarem muito obrigado então vamos agora ao nosso tema pedindo ao nosso amigo Robson para poder colocar os slides a fim de nos orientarmos e aqui nós vamos tratar então tu tem uma 15 que nós estamos sequencialmente fazendo Esse
o vamos agora ao nosso tema pedindo ao nosso amigo Robson para poder colocar os slides a fim de nos orientarmos e aqui nós vamos tratar então tu tem uma 15 que nós estamos sequencialmente fazendo Esse estudo semana passada foi o tema 14 e agora será o tema 15 então aqui nós vamos avaliar antes de começar a prova mesmo tema 15 os estudos comparativos nós temos que estar sempre atentos porque os Evangelhos três deles são sinóticos ou seja são semelhantes são similares e muitas vezes eles precisam ser comparados para que a completude do estudo se faça no caso como nós estamos fazendo o estudo sequencial nós Já estudamos o evangelho de Mateus então este tema foi tratado lá no evangelho de Mateus no item 44 no tema 44 que se chamava Primícias do Rei parte narrativa 1 que estava contida por Mateus 14 de uma 36 o item 44 3.1 é o que trata da multiplicação dos pães e peixes então nós convidamos as nossas amigas e amigos que conosco buscam o aprendizado sincero deste evangelho para modificar nossas vidas que façam a comparação como foi que Mateus viu e como foi que Marcos viu e como é que nós interpretamos as duas narrativas bem de antemão nós vamos lembrar que esse tema ele foi registrado pelo Evangelistas nesse caso não foi só os três sinóticos foram os quatros e foi reproduzido em dois momentos distintos o primeiro se deu em um lugar deserto nos arredores de betsaida ou Bete saída dependendo da tradução o segundo em um local próximo ao território de magdala local de onde saiu a nossa querida Maria então aqui a gente percebe que é um evento incomparável atípico e que exige de nós um certo cuidado ao estudá-lo certas vamos dizer assim análises mais mais cuidadosas para a gente não ir direto para uma interpretação sem considerar os prós e os contras da interpretação mas antes de fazer isso nós vamos pedir aqui que o texto evangélico seja lido pelo nosso amigo Robson de início e que nós possamos após a leitura do Robson nós possamos então começar a fazer as nossas análises Robson por favor
s vamos pedir aqui que o texto evangélico seja lido pelo nosso amigo Robson de início e que nós possamos após a leitura do Robson nós possamos então começar a fazer as nossas análises Robson por favor Boa noite a todos então vamos lá os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram-lhe tudo que tinham feito e ensinado ele disse vinde vós sozinhos Há um Lugar deserto e descansar um pouco com efeito os que chegavam e os que partiram eram Tantos que não tinham tempo nem de comer tá na Bíblia e foram de barco a um lugar deserto afastado muitos porém os viram partir e sabendo disso de todas as cidades correram para lá a pé e chegaram antes deles assim que ele desembarcou viu uma grande multidão E ficou tomado de compaixão por eles pois estavam como ovelhas sem pastor e começou a ensinar-lhes muitas coisas sendo a hora já muito avançada os discípulos aproximaram-se dele e disseram o lugar é deserto e a hora já é muito avançada despede-os para que vão aos Campos e povoados vizinhos e comprem para si o que comer Jesus lhe respondeu dai-lhes vós mesmos de comer disseram dizeres iremos e compraremos 300 cenários de pão para dar-lhes de comer ele perguntou Quantos pães tendes e de ver tendo-se informado responderam cinco e dois peixes ordenou-lhes então que fizessem todos se acomodarem em grupos de convivas sobre a grama verde e sentaram-se no chão repartindo-se em grupos de 100 e de 50 tomando cinco pães e os dois peixes e levou os olhos ao céus abençoou partiu os pães e Deus discípulos para que eles distribuíssem e repartiu também os dois peixes entre todos todos comeram e ficaram saciados e ainda recolheram 12 cestos cheios de predações de pão e de peixes e os que comeram dos pães eram 5 mil homens muito obrigado pela leitura e agora nós vamos fazer uma pergunta essa multiplicação dos pães e dos peixes realmente aconteceu foi material ou seja nós tivemos um pão físico ali na nossa frente e essa é uma pergunta que vem sendo feita desde que este evento se tornou conhecido vejamos que é longa
os peixes realmente aconteceu foi material ou seja nós tivemos um pão físico ali na nossa frente e essa é uma pergunta que vem sendo feita desde que este evento se tornou conhecido vejamos que é longa história e nós limpamos em vermelho como pode ser observado aqueles pontos que nos Nós faremos alguma abordagem sobre eles obviamente nós tivemos que eleger alguns pontos em função do nosso tempo e também para ser fiel ao nosso trabalho então aqui a pergunta Inicial é essa aconteceu realmente a multiplicação material e aqui temos uma análise que nós temos o nosso isso evangelho de vivo Há diferentes interpretações a respeito do fenômeno como por exemplo a que considera ter havido efetivamente materialização de pães e peixes para aplacar a fome fisiológica Mas a pergunta trata-se de uma alegoria ou seja de uma imagem mental mas não real não há quem defende melhor mas há quem defenda a possibilidade de que não ocorreu o materialização dos alimentos teria havido sim alimentação espiritual por meio de doações dos fluidos magnéticos espirituais do próprio Jesus associados ao poder de sua palavra mas ainda continuamos trata-se realmente de um encontro infantil para alguns é o conto infantil a modificação dos pães tem alimentado as lombarias disse Allan Kardec que muitos dos incrédulos sem se darem ao trabalho de blipésico tra o sentido alegórico para estes últimos esse conto que nós ouvimos agora lido pelo Robson não passa de um conto pueril de um conto infantil então vejamos que nós temos três possibilidades já avançadas Aqui nós temos a possibilidade de ter sido uma realmente uma materialização física pegou-se o pão pegou-se o peixe mastigou-se comeu fisicamente falando tem outra possibilidade que é uma nutrição do espírito em que os frutos são de uma forma ou de outra inoculados naqueles quase 5 mil pessoas e ele se alimentam não fisicamente mas nutrem esse politicamente continua sendo saciados como se fosse materialmente e a terceira hipótese que a que coloca são aqueles que tratam isso como uma coisa
s e ele se alimentam não fisicamente mas nutrem esse politicamente continua sendo saciados como se fosse materialmente e a terceira hipótese que a que coloca são aqueles que tratam isso como uma coisa o que realmente não aconteceu é conto da Carochinha Como costumo dizer alguns bom feito essas três aproximações vamos ver as interpretações espíritas possíveis e aqui vamos pedir a Gisela que nos ajude na leitura pode ser Gisela por favor Claro Entretanto a maioria das pessoas sérias tem visto na narrativa desse fato embora sua forma diferente da ordinária uma parábola em que se compara o alimento espiritual da alma ao alimento do corpo então é ainda Allan Kardec vai tratar disso eu vou pedir que a Gisele continue por favor Neila mais do que uma simples figura e admitir de certo ponto de vista a realidade de um fato material sem que para isso seja preciso ser recorrer ao prodígio para fazer que o análise Olha só como Allan Kardec é cuidadoso pode-se Ele tá dizendo que é pode ser todavia perceber Então são hipóteses que são analisadas Ele está aqui atendendo essa hipótese que aquilo seria uma figura não seria cinco figura Mas seria uma realidade de um fato material mas para que isso acontecesse não seria necessário recorrer o prodígio qual seria o prodígio a materialização física então Kardec não tá dizendo que não pode ter acontecido materialização física tá dizendo que é possível que tenha sido alimentado aqueles 5 mil indivíduos que estavam lá sei que necessariamente tem acontecido o fenômeno da materialização dos pães e dos peixes vamos continuar com Gisela e Allan Kardec nos ensina por favor José esse sabido que uma grande preocupação do Espírito bem como a atenção fortemente pressa a uma coisa faça em esquecer a fome ora os que seguiram a Jesus eram criaturas ávidas de ouvido nada pois ave espantoso em que fascinados por sua palavra e talvez também pela poderosa a sua magnética que ele exercia sobre os que o cercavam estes não tem a experimentado a necessidade material de
nada pois ave espantoso em que fascinados por sua palavra e talvez também pela poderosa a sua magnética que ele exercia sobre os que o cercavam estes não tem a experimentado a necessidade material de comer Jesus que previa essa resultado não teve nenhuma dificuldade para tranquilizar os discípulos descendo-lhes na linguagem figurada que ele era habitual e admitindo que realmente houvesse trazido paz que estes bastariam para saciar a fome da multidão ao mesmo tempo dava aos discípulos uma lição de síndromes da eles vos mesmos de comer ensiná-la ensiná-las assim que eles também podia alimentar por meio da palavra dessa forma o par do sentido moral alegórico produziu-se um efeito fisiológico natural e muito conhecido o prodígio no caso está no ascendente da palavra de Jesus bastante poderoso para cativar a atenção de uma multidão imensa a ponto de parcelas esquecer-se de comer esse poder moral comprova a superioridade de Jesus muito mais do que o fato puramente material da multiplicação dos pais que deve ser considerada como alegoria dissertação de Allan Kardec Vamos tentar eu só vou comparar com situações que nós temos na nossa vida por exemplo situações um pouco negativas tendo alguém muito querido ou tendo queira um hospital a gente vai junto e nos esquecemos até da necessidade de ir o banheiro não ou ter um filho não que também a gente esquece até de comer por essa emoção de ter um ser recém-nascido então imagino como teria sido estar frente a Jesus escutar ia ser magnetismo dele é fazer Maravilhas não curar fisicamente e também saciar uma necessidade do corpo como seria a fome a sede o cansaço deveria ter sido maravilhoso talvez a gente esteve lá quem sabe Muito obrigado Gisele é isso mesmo Perfeito nós vamos lembrar que tem certo momento da passagem de Jesus entre nós no dia que ele estava ao lado do posto de Jacó em que os apóstolos haviam saído para comprar comida na cidade eles estavam na Samaria que era um lugar não em que os judeus não eram bem recebidos
e nós no dia que ele estava ao lado do posto de Jacó em que os apóstolos haviam saído para comprar comida na cidade eles estavam na Samaria que era um lugar não em que os judeus não eram bem recebidos nós sabemos que tinha uma dissensão entre judeus e samaritanos e Jesus permaneceu no poço de Jacó e tem aquela diálogo maravilhoso entre ele e aquela mulher mas ao final quando o diálogo termina e os apóstolos voltam eles oferecem a Jesus a comida física que eles haviam comprado e Jesus curiosamente responde a minha comida é fazer a vontade do meu pai que está no céu então vejamos que essa questão de alimento nutricional ele é uma necessidade do corpo físico mas aquele que já tá transcendendo como Jesus níveis evolutivos muito maiores podem aurie esses alimentos de outras fontes que vem obviamente dos fluidos que derivam do fluido Cosmo Universal se nós voltarmos por exemplo para comparar aqui agora no mundo espiritual vamos pegar o caso lá do livro Nosso Lar lá naquela aquela situação nós tivemos que aconteceu inclusive uma como se fosse uma pequena revolução lá dentro de pessoas que queriam comer alimentos sólidos e o governador bateu firme dizendo que não e eles obviamente acabaram esses mais materializados vamos chamar assim tendo que se satisfazerem com um caldo algo semelhante mas aqueles que já estavam um pouco mais à frente no seu processo de evolução se nutriam doar respiravam e retiravam doar os elementos que os nutriam ora Chegará um dia que nós aqui na terra também faremos isso mesmo encarnados porque o nosso corpo será tão sutilizado que não haverá necessidade desses exageros que hoje nós temos que fazer para nutrir o corpo físico é muito grosseiro se nós compararmos comuns mais elevados como por exemplo Júpiter que nós tivemos informações em 1859 através da Revista Espírita que Kardec publicou então vejamos que para Jesus ficar sem alimentar era uma realidade quase natural ainda que ele comece com as pessoas mesmo quando ele ressuscita é quando ele se materializa depois de
e Kardec publicou então vejamos que para Jesus ficar sem alimentar era uma realidade quase natural ainda que ele comece com as pessoas mesmo quando ele ressuscita é quando ele se materializa depois de desencarnar ele vai comer um pedaço de peixe ele vai estar lá com os dois lá na no caminho de Emaús vai comer com eles mas isso para obviamente a ideia que é o alimento da terra mas aqui nós estamos falando de pessoas comuns que estavam ali 5.000 não estamos falando de pessoas elevadas ou se espera que não sejam né que nós não conhecemos esse público mas o poder nutricional aquele pão nosso de cada dia que nós encontramos na praia dominical de Jesus era tão grande que como foi dito para o Kardec e muito bem analisado pelo pela nossa amiga nós tivemos aqui claramente muitos tipo de nutrição subliminar as pessoas perderam a fome porque elas estavam se embebedecendo ou se envolvendo naquele movimento de se nutrir daquilo que provinha do mestre superior então a fome realmente não existia Esta é uma possibilidade mas gente tem outra possibilidade que obviamente O Eliseu rigonatti irá nos ajudar a enxergar isso então lá no evangelho dos Humildes ele vai tratar as duas posições a da materialização possível e aquela que Allan Kardec tratou aqui com vamos dizer assim uma uma tonalidade um pouco diferente então nós vamos pedir novamente para que o nosso amigo Robson possa ler por favor Robson Claro nessa pequena narração temos de distinguir dois aspectos o material e o espiritual materialmente falando o fato pertence ao gênero dos fenômenos de efeitos físicos e nas sessões espíritas de efeitos físicos já se tem observado a formação de objetos pelos espíritos com o auxílio dos Médiuns Jesus médium de Deus ajudado pela mediunidade de seus 12 discípulos e assistido pelos espíritos que o secundávamos trabalhos evangélicos faz com que se materialize em suas mãos os Bocados de bons para o povo interpretado fato pelo lado espiritual Jesus ordena seus discípulos que satisfaçam ardente desejo do Povo em sim
lhos evangélicos faz com que se materialize em suas mãos os Bocados de bons para o povo interpretado fato pelo lado espiritual Jesus ordena seus discípulos que satisfaçam ardente desejo do Povo em sim instruir nas coisas divinas realmente era em busca da palavra de Jesus e pelo conforto espiritual pelo qual aciava que o povo que eu queria e os discípulos possuidores de um maior conhecimento espiritual estavam em condições de saciar a fome de saber espiritual da multidão mandando que os discípulos descem de comer ao povo é como se Jesus lhe dissesse ensinai a todos o que sabeis e vereis que ficarão fartos gostaria de comentar por favor eu acho que dá para fazer até uma comparação mais conquistamos aqui hoje né Hoje nós estamos aqui no saciando com essas lições eu tenho certeza que muitos de nós se sentem como que a alma alimentada porque não é apenas do pão né material que nos alimentamos hoje tem uns eu tenho pelo menos Imagino que outros que assistem acompanham Não sentimos saciados quando recebemos as lições apelidas os ensinamentos de Jesus e da espiritualidade e quando eu vejo aqui essa comparação dos discípulos que já tinham condições de ensinar eu vejo outras figuras aqueles que participam como Chico Xavier espíritos como Emmanuel né como André Luiz de Paulo Franco também médium quer dizer todos eles Eu imagino que como discípulos que tem um pouco mais de conhecimento do que nós e conseguem trazer e nos saciar trazendo esse alimento do alto e possamos formando aos poucos essa corrente para que possamos possamos espalhar mais ainda E multiplicar como os pães esse conhecimento Como estão fazendo aqui hoje a minha humilde interpretação aí da lição Maravilha Robson muito bom Realmente lembra que Jesus disse dai-vos de comer né Jesus manda que os apóstolos dêem comida Jesus não tava se referindo a comida física Os Discípulos da verdade não tinham entendido não vou pegar 300 e vou ter que ir lá comprar estante ou seja eles não tinham entendido direito ainda ou o significado das palavras de Jesus eles
a física Os Discípulos da verdade não tinham entendido não vou pegar 300 e vou ter que ir lá comprar estante ou seja eles não tinham entendido direito ainda ou o significado das palavras de Jesus eles eram aprendizes como nós não somos também né mas é importante de observar que o Eliseu rigonatti ele foi muito ápido em escrever né Tem uma maneira muito prática de escrever isso aqui ele colocou no início que tal como nós fazemos Em certas reuniões mediúnicas que tem sido comuns no século 20 para cá e agora menos mas mais frequente no começo e metade do século 20 principalmente nós tínhamos várias reuniões de aqui no Brasil né porque no século 19 nós tivemos na Europa aqui no Brasil tivemos reuniões de materializações muito comuns casas ainda fazem e nós podemos comparar com aquele processo dentro de uma casa Espírita que Jesus teria condição de fazer e obviamente ele se utilizou dos fluidos dos Apóstolos que estavam ali os discípulos que estavam ali porque eles forneceram fluido para materizar então a materialização física gente completamente possível é um prodígio real não foge as leis da ciência mas o que nós chamamos atenção aqui como hobbies bem colocou é o alimento espiritual que nós estamos aqui querendo buscar então não vamos nos prender a obra no homem materializações não é importante é importante é que a nutrição se fez tanto espiritualmente falando como fisicamente porque as pessoas estavam afastadas elas estavam vamos dizer assim já satisfeitas elas atiram o bastante né Para poder não sentir fome então elas foram limitadas de uma forma ou de outra mas o ponto fundamental é que nós estamos hoje aqui fazendo isso nos aí bebendo deste ensino E isso está no nutrindo nos nutrindo como espíritos que vão nos fortalecendo esses alimentos para prosseguirmos a nossa caminhada que a cada um de nós compete aquela devida a atenção porque nenhum de nós aqui está aqui a passeio cada um de nós tem um compromisso assumido no plano espiritual com Jesus seja o compromisso pequeno do
ue a cada um de nós compete aquela devida a atenção porque nenhum de nós aqui está aqui a passeio cada um de nós tem um compromisso assumido no plano espiritual com Jesus seja o compromisso pequeno do ponto de vista da grandiosidade da sua obra seja um compromisso mais abastado mais elevado Como por exemplo o dos que foram citados pelo Robson como Divaldo Franco como Chico Xavier que trouxeram tanta luz tanta luz que era tão bom que eles estão fazendo que eles estavam fazendo o caso do Chico que foi deliberado pelo mundo espiritual um laboratório para eles ficaram mais tempo na terra do que tinha sido programado Chico desencarnou mais tarde do que tinha se programado de Valdo segundo ele mesmo já revelou já deveria ter desencarnado E no entanto continua porque o bem que eles estão fazendo é tão grande essa nutrição alimentar chamada bem Bendita obra de Jesus é tão grande que se deliberou que eles permanecessem conosco um pouco mais e são graças a esses ícones do bem que nós estamos hoje aqui aprendendo um pouquinho da lição de Jesus e também nós nos nutrindo da nossa própria necessidade espiritual Então nós vamos prosseguir fazendo agora esse comentário a nutrição política tem um poder e ela tem um poder que nós ainda não conseguimos aqueletar de uma maneira muito nítida nós aí temos algumas ideias Mas não sabemos claramente ele é como funciona é a gente conhece parte do que foi nos permitido mas trazendo essa nutrição política para o campo daquilo que se chama percepção em cada um de nós dos nossos das nossas assimilações do que vem das correntes políticas nós vamos aprender com o Emmanuel que vai nos ensinar e vamos pedir a Gisela para ler para nós por favor Gisela diante da multidão fatigada E faminta Jesus recomenda aos Apóstolos Dailus vos de comer a observação do mestre é importante quando realmente poderia ele ainda os filhos a recriminar a multidão pela imprudência de uma jornada exaustiva até a morte até o monte sem a garantia do farnel o mestre desejou porém gravar no
ortante quando realmente poderia ele ainda os filhos a recriminar a multidão pela imprudência de uma jornada exaustiva até a morte até o monte sem a garantia do farnel o mestre desejou porém gravar no espírito dos aprendizes a consagração deles ao serviço popular ensinou que aos operadores do Evangelho perante a turma necessitada compete tão somente um dever o da prestação de auxílio desinteressado e fraternal naquela hora do ensinamento inesquecível a fome era naturalmente do corpo vencido de cansaço mas ainda e sempre vemos a multidão caricente de Amparo dominava pela fome de luz e de Harmonia ver gastava pelos invisíveis os colaboradores de Jesus são chamados não aos crescerem com o pessimismo não a perturbar na com a indisciplina ou a imobiliá-la com o desânimo mas sim a nutrina de esclarecimento e paz fortaleça moral e Sublime Esperança se tem contrase antes do Povo com Anseio de ajudá-lo se ter propõe as contribuir na Regeneração social não te perca sempre pregações de rebelião e desespero conserva a serenidade e alimenta o próximo com o teu Bom exemplo e com a tua boa palavra não ouvires a recomendação do Senhor dai-lhes de comer que é responsabilidade não porque nós eu sempre pular nos soube não da Bíblia dos Discípulos da missão dos discípulos e a gente acha Nossa Eles são santos eles não tiveram todas essa inspiração para propagar o cristianismo mas nós temos agora a responsabilidade do Evangelho de vivo é aquela responsabilidade de dar a mão aquele que precisa que precisa uma palavra de paz que precisa ser escutado e não sou uma coisa material Claro a gente pode ajudar naqueles movimentos não sociais e Atenas nossos próprios centros espíritas de ajudar materialmente as pessoas mais precisa mas ajuda espiritual ela é sempre falei ela é tão importante quanto não hoje em dia ela é para mim mas importantes que é material mas muito mais que nós somos espíritos que uma vez a gente sair deste corpo morre a gente continua então a nossa vida ela é além do que o que a gente conhece e é isso
im mas importantes que é material mas muito mais que nós somos espíritos que uma vez a gente sair deste corpo morre a gente continua então a nossa vida ela é além do que o que a gente conhece e é isso que a gente tem que alimentar sobre tudo eu não sou espírito a nossa moral trocar o nosso pensamento para pensamentos mais positivos e somos espíritas então nós temos a mesma recomendação e Ordem que o Jesus discípulos Nós também temos nós também temos essa responsabilidade Nossa que responsabilidade hein temos que tomar muito cuidado porque como você leu para nós aqui vamos voltar só um pequeno olha aqui conserva a serenidade e alimenta o próximo alimentar com que Doutor Emanuel alimenta meu filho com teu Bom exemplo e com a tua boa palavra então gente pensa se nós estamos dando bom exemplos por onde estamos passando onde fomos plantados Onde nós estamos produzindo alguma coisa se esse Bom exemplo ou seja o exemplo do Evangelho vivo em nós tiver sendo produzido nós estamos fazendo nossa obrigação o nosso dever a nossa responsabilidade como chamo bem atenção Gisela então aqui na Gisela nós estamos é que claramente compreendendo que ninguém precisa ter coisas para alimentar o próximo nós podemos alimentar como você enfatizou com o alimento físico Mas qual é o alimento que realmente perdura que permanece Qual é a água que ele bebe que ele não tem mais necessidade de beber de novo não é a água comum é a água da vida e essa água da vida vem do Evangelho de Jesus então sim José o exemplo é muito forte e a nossa palavra tem um impacto muito grande sobre a vida alheia portanto cuidado com o que fazemos com que exemplificamos e com que falamos né Vamos prosseguir Então porque nós vamos ter aqui agora Emanuel ainda nos ensinando mais um pouco sobre essa passagem e que nós vamos precisar de novo da ajuda do nosso amigo Robson para poder nós trabalharmos um pouquinho esse texto Robson por favor o quadro da legião de Famintos qualquer homem experimentaria Invencível desânimo considerando a migalha de cinco pães e
migo Robson para poder nós trabalharmos um pouquinho esse texto Robson por favor o quadro da legião de Famintos qualquer homem experimentaria Invencível desânimo considerando a migalha de cinco pães e dois peixes mas Jesus empregam imenso poder da Bondade e consegue alimentar a todos sobejamente observemos contudo que para isso toma os discípulos por intermediários muitos aprendizes recuam anti a extensão da tarefa entretanto seu servidor fiel caminha para o senhor a migalha de suas luzes é imediatamente suprida pelo milagre da multiplicação de vez que Jesus considerando a oferta espontânea abençoar que há o patrimônio Pequenino permitindo-lhe nutrir verdadeiras Multidões de necessitados imprescindível no entanto não duvidar de nossas possibilidades mínimas do bem nossas migalhas de boa vontade na disposição de servir santamente quando conduzidas ao Cristo vale mais que toda a multidão de males do mundo muito bom Por favor nos ajude comentando Max essa lição acho que ela é muito marcante para mim porque eu acho que muitos de nós quantas vezes quando talvez interpelado solicitado a prestar um auxílio ao próximo a gente vem sempre assim mas o que que eu tenho para oferecer quase como os discípulos dizendo Olha só tenho cinco pães e dois peixinhos aqui como é que eu vou oferecer alguma coisa eu tenho tão pouco e aí Jesus com essa lição que marca há mais de dois mil anos e vem passando hoje vem nos solucionar dizendo calma quanto que você tem aí mesmo sendo pouco basta ter alguma coisa que tipo assim comigo eu vou multiplicar e hoje estamos aqui mais uma vez nesse banquete talvez como um auxiliar pequeno para distribuir essas dádivas esse banquete que é oferecido pelo alto por Jesus e pelos seus emissários e quantos de nós só aqui talvez querendo auxiliar E servir também não nos nutrimos com esse banquete Fantástico e começamos a aprender que as coisas materiais talvez a nossa ainda consciência pequena entendemos que o pão a dois só dá para alimentar tantos mas o conhecimento
nutrimos com esse banquete Fantástico e começamos a aprender que as coisas materiais talvez a nossa ainda consciência pequena entendemos que o pão a dois só dá para alimentar tantos mas o conhecimento essas dádivas que alimentam a nossa alma alimenta Independente se fosse 5 mil poderemos estar aqui hoje três quatro cinco dez mil pessoas 100 mil pessoas um milhão de pessoas acompanhando e cada uma delas conseguiria se nutrir dessas palavras trazida por Emanuel por tantos outros e alimentaremos a nossa alma ou seja de maneira infinita multiplicando e não teria problema né Mas ninguém ia sair com fome daqui não é verdade Maravilha Óbvio Exatamente isso gente pensa se nós somos aqui instrumentos do Evangelho eu vou olhar por mim mesmo se eu tenho tão poucos recursos que que seria de mim para poder ajudar os outros se eu não tivesse o auxílio do mais alto todo mundo sabe que quando a gente se propõe a fazer uma palestra quando a gente se propõe ajudar alguém nós nunca estamos sós porque Jesus encaminha para nós os seus prepostos os seus benfeitores aqueles que acompanham o nosso trabalho aqui na terra então dois pães como Robson disse vira infinita os pães segundo a fome daquele público com o qual estamos lidando então nunca gente ponhamos isso bem claro em nossas mentes a partir de hoje nunca nos colocamos em situação de tão pouca coisa que possuímos seja os nossos aquisições interiores sejam as nossas Posses materiais que sejamos desprovidos de condição de ajudar não se nós tivermos a vontade o pouco se multiplica segundo as necessidades daqueles a quem estamos endereçando os nossos os nossos movimentos de ajuda e lembremos que o primeiro a ser ajudado não é o que recebe é aquele que dá nós estamos nos nutrindo daquilo que está vindo do mais alto além daquilo que tínhamos em nossas Posses que no meu caso muito a pequena adas Mas de qualquer forma a lição é Clara doemos sem nos preocuparmos se o que temos será suficiente para saciar a fome e a sede de todos aqueles que
em nossas Posses que no meu caso muito a pequena adas Mas de qualquer forma a lição é Clara doemos sem nos preocuparmos se o que temos será suficiente para saciar a fome e a sede de todos aqueles que necessitam sejamos aqueles que tenhamos a fé a certeza de que o mais alto fará por nós em mãos invisíveis aquilo que não damos conta ainda de fazer o importante é a boa vontade vamos lembrar quando Jesus chegou à Terra foi cantado um hino e nós sabemos que isso é um hino que foi cantado Porque tem uma médium sueca que soube disso no século 15 está registrado no livro que a febre publicou sobre mediunidade dos Santos e lá essa média diz que quando Jesus chegou até os benfeitores do plano espiritual cantaram esse hino glória a Deus nas Alturas e paz na terra aos homens de boa vontade cantada em aramaico Como Ela ouviu mediunicamente Então veja só paz na terra aos homens de boa vontade não te pergunto quanto você tem não te pergunta o quanto você pode oferecer te pergunto se você tem boa vontade para oferecer até o que não tem porque se você tem a boa vontade são supridas as suas deficiências significam supridas as nossas dificuldades seja em que Campo for Então minha amiga e meu amigo se nos acompanha neste raciocínio que emano suscitou não nos esqueçamos não somos tão pobres que não tenhamos um mínimo que possa ser multiplicado Então o que importa aqui é o nosso desejo forte de fazer pelo outro o que gostaríamos que o outro fizesse por nós o nosso ponto fosse fundamental é fazer a vontade do pai aqui na terra como no céu fazendo ao outro que gostaríamos que o outro fizesse a nós sempre e se fizermos assim as nossas possibilidades que podem ser irrisórias serão multiplicadas segundo as necessidades dos benfeitores que a lista aos auxiliares então gente feito este esta análise grandiosa que agora tivemos a oportunidade de buscar tem essa passagem que está lá no evangélico nós grifamos lá em vermelho no começo quando foi lida pelo Robson tá lá escrito vinde vós sozinhos ao lugar deserto e descansar um
a oportunidade de buscar tem essa passagem que está lá no evangélico nós grifamos lá em vermelho no começo quando foi lida pelo Robson tá lá escrito vinde vós sozinhos ao lugar deserto e descansar um pouco que significado tem esse lugar deserto descansar trabalhadores dá uma ideia de ociosidade sozinhos ou seja não vai se misturar com o povo com aqueles necessitados como nós vimos na passagem coitados como vários souberam antes que ele chegassem lá já tinha uma multidão nos esperando então eles não tiveram nem sozinhos e muito menos cansado pelo contrário estava tão famosamente devotados ao bem que nem mesmo eles tinham comido nem mesmo eles tinham parado para repousar isso assemelha-se muito quando a gente se entrega a trabalhos grandiosos que a gente também às vezes pede para descansar pede para ficar um pouquinho sozinho e às vezes é permitido e isso é realmente necessário muitas vezes que ao refazimento mas é sobre isso que nós gostaríamos de lembrar que é um ponto queimando vai de novo nos ajudar e eu vou pedir de novo a Gisela para que ela agora nos ampare sim ensina-me tá faltando textos você por favor agora ler porque tem uma benção queimando Evangelista muito bem no precioso símbolo temos o Santuário íntimo do coração sequeço de luz divina de modo algum se referia o senhor tão somente a Soledade de sínte-os que favorecem a meditação onde sempre encontramos sugestões vivas da natureza humana reportava-se a câmara silenciosa situada dentro de nós mesmos de estudos de Sus há bênção do alimento Esse é o próximo tópico que eu passei aqui na divertidamente comente por favor é Gisela esse ponto é que você ouviu de Emmanuel por favor sim esse ponto no dê certo onde temos que estar sozinhos e nós com nós mesmos hoje em dia nós vivemos numa sociedade de todo o barulho é o rádio a televisão as pessoas na rua falando Vamos aos locais sempre bom depois da pandemia não muita gente muito e a gente está sempre vivendo né aquele naquele aceleração da vida querendo fazer as coisas
o a televisão as pessoas na rua falando Vamos aos locais sempre bom depois da pandemia não muita gente muito e a gente está sempre vivendo né aquele naquele aceleração da vida querendo fazer as coisas rapidamente sempre vivendo com o tempo e o que acredito mas não está falando é para respira fecha os olhos viver internamente primeiro para depois poder viver lá fora Muito obrigado Gisela Exatamente isso todos nós gente todos nós vamos estar trabalhando a famosamente mas tem um momento que nós também precisamos nos renovar nos recarregar e como diz ela falou Entra no teu quarto íntimo Como Jesus chega dizendo o seu evangelho Entra no teu quarto íntimo e em segredo conversa com teu pai que o teu pai ouve em segredo E aí então nós estaremos sendo nutridos aquele pão nosso de cada dia que nos fortalece a semelhança aqui bem grosseira tinha uma bateria que descarregou e que a gente tá botando carga nela Porque Nós ainda somos criaturas tô falando por mim que necessitam desse movimento de recarga o tempo todo de nutrição espiritual o tempo todo não damos conta de fazer o trabalho sozinho e é necessário como bem enfatizou Gisela que nos entregamos um pouco que seja a esse solo eóquio íntimo para que ali nós nutremos no regaço de nosso ser mais puro mais fundo o encontro com mais alto então vamos prosseguir agora como dissemos falando de um todo tema que é o gesto de Jesus quando ele faz a benção do alimento porque vocês vão se lembrar que Jesus pega o pão volta o pão para céu e endereça uma mensagem a Deus vamos ver isso aqui um pouquinho mais de perto Olha só quem fez tomando cinco pães e os dois peixes e levou Olha a expressão e levou os olhos aos céus abençoou partiu os pães e Deus as discípulos gente isso é um gesto simbólico de Jesus Esse é um gesto que nós deveríamos todos nós buscar fazer presta atenção quando você vai se alimentar Será que você mesmo que você não faça os movimentos que ele fez mas intimamente quando você tá antes de ingerir aquela alimento você pensa o quanto aquele alimento
atenção quando você vai se alimentar Será que você mesmo que você não faça os movimentos que ele fez mas intimamente quando você tá antes de ingerir aquela alimento você pensa o quanto aquele alimento é poderoso que vem de Deus aquela prece antes de você se alimentar Será que você eu fazemos gente pensamos num pão por exemplo Vamos tomar aqui o caso de um pão Você já pensou em quantas pessoas estão envolvidas para que o pão chega a nossa mesa se você tem que lembrar que alguém teve que arar um campo Alguém teve que semear a semente do Trigo Alguém teve que cuidar ou vários alguém tiveram que cuidar você teve um dia atrás do outro incansavelmente sendo cumprido por alguém depois que o trigo está maduro aquele Dourado lindo Alguém teve que colher Alguém teve que preparar isso teve que moer Alguém teve que embalar Alguém teve que transportar Alguém teve que colocar isso no mercado à disposição depois Alguém teve que comprar isso levar para uma padaria preparar pessoal eu tô parando por aqui só para você ter uma ideia quando é quantas pessoas esta cadeia alimentar já estabeleceu até que nesse momento mas quando você compra o cão o pão você ali vai pagar por um pão que o padeiro trabalhou que o atendente te ajudou e você vai comer o pão geralmente você vai comer tomando cafézinho alguma coisa assim você vai se sentar em uma cadeira vai se apoiar uma mesa enfim o tradicional pensa na xícara que você vai colocar o cafezinho quem a fez quantas pessoas estão envolvidas pensa no próprio cafezinho do mesmo jeito que o trigo teve que ser plantado tem que ser cuidado tem que ser ruído pensar na cadeira que você está se assentando Alguém teve que fabricar lá para você pensa na mesa pensa no piso que você está agora colocando seus pés Alguém teve que fazer para você minha amiga meu amigo se você acompanhou o raciocínio perceba que nós somos tão independente dos outros nós dependemos tantos uns dos outros que nós não nos damos conta disso a máquina mas eu posso pagar com meu Ah tá e se o outro quiser
hou o raciocínio perceba que nós somos tão independente dos outros nós dependemos tantos uns dos outros que nós não nos damos conta disso a máquina mas eu posso pagar com meu Ah tá e se o outro quiser fazer você vai comprar o quê nós aqui temos o dinheiro na verdade como se fosse o fluxo sanguíneo de uma sociedade ele circula de parte a parte do corpo social para que esse corpo social seja vivo funcione assim é com esse recurso do alimento então minha amiga e meu amigo convidamos a você se já não faz isso para quando se alimentar antes de fazer expresse esse símbolo de Jesus é leve o seu pensamento olhos com seus olhos do espiritual céu abençoe o alimento que vem de Deus sobretudo passa por toda essa cadeia de irmãos que cuidam de nós anonimamente e aí então dê a você poder aqueles que com você irão se beneficiar desse momento sagrado da alimentação aí então nós teremos o alimento não só nutrindo a carne mas o alimento nutrina também o espírito porque será muito mais abençoado então e meu amigo esse gesto serve para esse jeito mas serve também para conhecer Jesus vocês lembram que quando Jesus foi posto naquele mardeiro infamante assassinado de uma forma tão cruel e tão injusta Quando aconteceu isso ele depois apareceu quatro vezes aqueles que estavam aqui e no momento que ela apareceu foi quando eles iam dois rapazes eles dois discípulos né eles iam de de Jerusalém para Emaús e no caminho alguém começou a conversar com eles o deles não me fale agora era Cleópatra não me lembro agora o nome dele absolutamente e esses dois começaram a conversar mas não conheceram que era Jesus Jesus propositalmente havia se materializado de uma forma física que não foi reconhecido mas o jeito que esse amigo falava o jeito que Jesus expressava como se fosse o anônimo cativou os amigos e eles chamou eles o chamaram aliás para que ele fosse se alimentar com eles e quando é que eles vão reconhecer tá lá registrado por Marcos no capítulo 6 e aconteceu que estando a mesa com eles tomando o pão abençoou e Partiu e
am aliás para que ele fosse se alimentar com eles e quando é que eles vão reconhecer tá lá registrado por Marcos no capítulo 6 e aconteceu que estando a mesa com eles tomando o pão abençoou e Partiu e lhes deu abriram-se Então os olhos e o conheceram e aí Jesus desapareceu diga e amigo pensa nenhum movimento de Jesus nenhuma palavra de Jesus foi sem significação todos os movimentos de Jesus todas as palavras dele tem significação muito mais profunda do que hoje nós conseguimos extrair E hoje nós conseguimos extrair parte como essa aqui por exemplo por que que Jesus utilizava de todo esses símbolos tem uma razão atrás dessa figura de levantar a mão tem uma figura íntima de você levantar a mão aos céus e dizer obrigado senhor obrigado por não me fartar o pão nosso de cada dia esse símbolo é uma base do Evangelho por isso minha amiga e meu amigo tenha anos muito cuidado ao nos alimentamos bom podemos partir agora para as reflexões para que nós possamos então ir para as perguntas para os comentários para as nossas conversas informais mais riquíssimas que os amigos que nos acompanham nos proporcionam e nessas reflexões Nós grifamos também quando Jesus viu aquele povoarel que tinha chegado antes dele a margem do lado de lá e viu que estavam lá como se fossem ovelhas sem pastor e sentiu por eles compaixão e a partir desse momento começou a ensiná-los pensa Gente o que que o Evangelho é qual é a nutrição do Evangelho é nos ensinar a viver a lei de Deus a cumprir os mandamentos de Deus aprendermos a amar-nos uns aos outros como esse mestre tão cheio de compaixão nos amou então aqui nós vamos fazer uma leitura a partir desse trecho aqui assim que ele desembarcou viu uma grande multidão E ficou tomado de compaixão por eles pois estavam como ovelhas sem pastor e começou a ensinar eles muitas coisas ensinar-lhes Muitas coisas não ensinou tudo porque não havia tempo para aprender tudo não ensinou tudo porque não tínhamos ainda a capacidade psíquica de assimilar mas ele disse mandarei o
itas coisas ensinar-lhes Muitas coisas não ensinou tudo porque não havia tempo para aprender tudo não ensinou tudo porque não tínhamos ainda a capacidade psíquica de assimilar mas ele disse mandarei o consolador e esse Consolador fará lembrar tudo que eu disse e fará dizer tudo que eu não pude dizer e esse Consolador ficará eternamente convosco não é um ser físico como foi Jesus entre nós o que fica eternamente conosco são as requisições São os tesouros que disse ele mesmo que a traça não corrói aqui então nós estamos falando de O que é mais profundo e o Espírito de verdade veio no capítulo vocês de um evangelho segundo espiritismo nós vamos encontrar esse espírito de verdade dizendo E nós vamos pedir ao Robson para ler para nós por favor Robson sinto-me tomado de muita compaixão Pelas nossas misés pela vossa imensa fraqueza para não deixar de estender a mão em Socorro aos infelizes transviados que vendo o céu cai nos abismos do erro crede Amai meditai sobre as coisas que vos são reveladas não mistureis o joio com a boa semente as utopias com as verdades meu amigo Robson por favor me Socorro tão lindas Profundas palavras que você leu pois o Remax realmente é muito profundo né Eu acho que talvez se a gente fosse tentar assimilar tudo que foi colocado nessa nesse pequeno texto teremos que ter um outro momento um outro encontro né mas veja bem vamos começar aqui pelo final né Interessante não misturar como ele diz mesmo diz o joio uma boa semente as utopias com as verdades E aí logo no começo quando ele fala assim ó sinto-me tomado de muita compaixão Pelas nossas misérias quantos de nós será mais às vezes o nosso amigo maior espiritual o nosso mentor ainda sabendo das nossas misérias das nossas mazelas os problemas que ainda temos querem o nosso aprimoramento querem que nos melhoremos mas é como ele coloca na frase seguinte né a vossa imensa fraqueza então quer dizer mesmo com a nossa fraqueza com as misérias e com eles têm a vontade imensa de nos auxiliar ele falou não
melhoremos mas é como ele coloca na frase seguinte né a vossa imensa fraqueza então quer dizer mesmo com a nossa fraqueza com as misérias e com eles têm a vontade imensa de nos auxiliar ele falou não deixar de estender a mão e Socorro ao nós que somos os traviados né que vendo o céu cai nos abismos do erro então o Max eu fico aqui refletindo com muito medo porque hoje nesse momento por exemplo estamos aqui compartilhando todos desse banquete eu você a Gisela O Hélio quantos que nos assistem estamos agora todos os desse banquete mas quantos de nós talvez após sair deste banquete talvez pelas tribulações da vida pelas dificuldades não nos deixamos transviar ou seja Estamos vendo aqui o céu porque o que nós estamos tendo com essas palavras com júbilo dessas lições de hoje nós estamos vendo um pedacinho uma pequena visão do céu mas será que amanhã ou depois vamos esquecer esse sentimento que nos enche nos alimentos nossos corações e vamos tropeçar de novo por causa infelizmente das nossas fraquezas cair nesse Abismo do erro nessas infelicidades E aí eu fico pensando o quanto tomado de compaixão fica Talvez o meu mentor os nossos mentores a espiritualidade amiga que ficam desejosos que avancemos que deixemos as nossas fraquezas e crescemos como pessoas para também os auxiliar de alguma maneira a ser instrumentos para transmissão dessas benécias do alto em favor de uma imunidade ainda imensa dependente tanto quanto nós dessas benécias e dessas mudanças não é mesmo perfeito amigo muito importante isso nós estamos falando aqui de mais ou aproximadamente dois mil anos quase dois mil anos desde que aquele evento da multiplicação aconteceu Ele se sentiu com muita compaixão por aqueles que estavam à frente Dele como ovelhas desgarradas ovelhas sem pastor e ele voltou na figura do espírito de verdade 18 séculos e meio depois e diz sinto-me tomado de muita compaixão Pelas nossas misérias nós conhecemos o evangelho Desde aquela época e ainda vivemos a miséria da nossa própria fraqueza da
de verdade 18 séculos e meio depois e diz sinto-me tomado de muita compaixão Pelas nossas misérias nós conhecemos o evangelho Desde aquela época e ainda vivemos a miséria da nossa própria fraqueza da nossa própria leviandade do ponto de vista espiritual nós temos o céu a nossa frente mostrado pelo evangelho mostrado por Jesus e ainda caímos os abismos do erro dos convites falaciosos matéria das paixões vs das vilipendiadas ações naqueles interesses incompensáveis do Eco nós temos agora o momento chave minha amiga e meu amigo para refletir e ficar com o céu ficar com a verdade e não ficar com as utopias ou ficar com a lama que nos encharca o corpo dos interesses mundanos é a hora de sairmos e seguirmos o mestre Jesus porque foi ele que nos pediu para fizessemos isso porque ele mesmo disse eu sou o pão da vida quem vem a mim nunca mais terá fome e o que crê em mim nunca mais terá sede pensa nisso minha amiga pensa nisso meu amigo porque se alimentar de Jesus nutrir-se dele é não ter mais fome do espírito é estar saciado é estar na Plenitude muita paz a todos Muita paz a todos e ficamos agora para as nossas perguntas e respostas nossos comentários Muito obrigado tá fechado Gisela muito obrigada pelo estudo maravilhoso cheio de coisas assim para pensar pensarem sério não pensar nas nossas vidas temos alguns comentários algumas perguntas e eu vou convidar o nosso amigo ele também para compartilharmos pode ser Ele está aqui estamos aqui fala-se a dois meses ouvimos um irmão morador em situação de rua vocês trazem a comida mas para para não sorrir e trazem uma palavra de conforto outros nem no carro nem do carro sai e a nossa responsabilidade e a nossa responsabilidade ela está falando das pessoas que ajuda não as pessoas que estão em situação na rua sem comida sem fome que talvez tendo diferentes pessoas com diferentes atitudes né Vocês querem comentar Marques basta lembrar né que Jesus disse que não veio para o sãos e para os dotos mas para os que estavam doentes para os que
tendo diferentes pessoas com diferentes atitudes né Vocês querem comentar Marques basta lembrar né que Jesus disse que não veio para o sãos e para os dotos mas para os que estavam doentes para os que eram necessitados e a necessidade aqui que tá emblematizada nesta imagem da situação de rua não se configura só nela há muitos que estão em situação social elevadíssimas mas estão numa miserabilidade íntima que é às vezes muito pior do que a miséria a miséria a que se entregam aqueles da condição social que é infamante não deveria existir nenhuma sociedade quanto mais na nossa evangélica Mas isso é um ponto fundamental veja não é o alimento físico que causou o impacto daqueles moradores temporários da rua aqueles irmãos ainda em condição de desvalimento o que causou na colocação da nossa irmã foi a atenção é você emprestar seu ouvido sem corromper o assunto do que está sendo para você não é emprestar seu ouvido todinho para sair para ir embora para entregar a outro não não você vai se entregar ouvir mesmo que seja a partir de hoje seja enfadonho seja às vezes até agressivo não você vai ficar ali disponível para quando a pessoa terminar de colocar suas duas realidades elas se sentirá aliviada você poderá não ter expressado numa única palavra Mas você já ajudou porque você concedeu ela o direito de tirar o lixo que dentro dela era carregava ela se sentiu mais leve e se depois ainda você complementa comparadas de coragem nunca de análise ou menos ainda de crítica porque fará com que ela tenha nascendo de dentro dela uma ponta da esperança que pode ser motivo para sair daquela situação e um dia está na posição oposta e ajudar os irmãos que ele ainda não conseguiram sair então sim a nossa exemplificação agora a pouco é a base do levantar dos irmãos caídos que conosco transitam a jornada e não cruzam em nosso caminho por acaso O que foi comentado me fez lembrar Chico Xavier talvez a gente tem esse exemplo tão belíssimo que de alguém que nunca dispensou uma oportunidade para ajudar
ada e não cruzam em nosso caminho por acaso O que foi comentado me fez lembrar Chico Xavier talvez a gente tem esse exemplo tão belíssimo que de alguém que nunca dispensou uma oportunidade para ajudar porque ele sabia de sentia né como autêntico Cristão a necessidade que tinham todos e na verdade somos todos nós né que temos de alguma forma alguma carência E aí também me lembrei de São Francisco de Assis porque é só dando que eu vou receber então nas horas que de repente eu não estou bem que eu consiga estar mais Atento e emano disse que isso são servicinhos né aquelas atenções aqueles cuidados a gente não dispensar as oportunidades que o dia nos oferece Às vezes a gente está em missão temos aí um trabalho voluntário junto aos moradores da Rua mas nós temos uma humanidade uma multidão carente de Jesus E aí eu chamo atenção do mundo espiritual eu chamo a atenção dos Espíritos que nos buscam a descendentar suas almas E se nós estivermos mais atentos Nós podemos ser mensageiros e de uma certa forma cumprir com o nosso trabalho nessa Seara de Jesus benditas lembranças e oportunidades que a gente tem nos tempos presentes não sou o poder ajudar materialmente a esses irmãos que está na rua assoliar nos olhos dar um sorriso um sorriso de coração falar com eles às vezes o b mais importantes que dar um pedaço de pão para o alimento material do corpo próximo comentário e da Márcia ela reage a um comentário não de é grande a nossa responsabilidade em acolher aquele que está cedendo de paz e equilíbrio espiritual essa responsabilidade que nós temos como cristãos como espíritas né Max Esse é o ponto chave a quem muito é dado muito será pedido Ora se eu você que estamos aqui juntos estamos sendo portadores desses conhecimentos que foram revelados por Jesus pela doutrina espírita e antes pela primeira Revelação e nós já temos alguma compreensão sobre eles em outra palavra sabemos se serviu bem do Mal sabemos que tem que fazer o bem pelo bem de todos porque nós então cumprimos a lei de Deus esse que sabe de
o e nós já temos alguma compreensão sobre eles em outra palavra sabemos se serviu bem do Mal sabemos que tem que fazer o bem pelo bem de todos porque nós então cumprimos a lei de Deus esse que sabe de tudo isso não pode passar no mundo sendo vangloriando-se ser portador desses ensinos e esses ensinos não modificarem a vida de ninguém ou não darei a chance para que alguém se modifique então é muito importante que nós sejamos nesse momento cartas vivas do Evangelho por onde fomos representemos a mensagem do Evangelho nas atitudes nos exemplos dos avisos e também nas correções porque aí então nós conseguimos fazer o nosso dever diante da obra do senhor nós temos uma pergunta de Jeanne Lima como mantermos o evangelho Sempre vivo em nossos corações diante desses desafios de transição planetária diante desse dia a dia da nossa vida essa confusão que este mundo não eu queria que tanto ele quanto o Max comentasse É talvez a lição Inicial lida não seja uma bela recomendação nós nos recortemos ao mundo interiorão a um aspecto de poder estar mais em sintonia com o próprio Cristo fugindo desse barulho do mundo procurando não nos alimenta dessas mazelas mas ao contrário procurando em Jesus nos inspirar e estar então em sintonia acordados porque muitas vezes nós estamos desviados ocupados com as nossas coisas com as coisas terrenas é a nossa percepção para essas realidades é pequena E então dá melhor atenção ou mais atenção nos ocuparmos mais estarmos vamos dizer assim continuamente mas a serviço de Jesus porque na verdade eles se faz aos homens através dos homens então que sejamos aqueles instrumentos da sua vontade juntas nas cidades que se faz muito bem É isso mesmo na verdade o mundo tem distrações se nós paramos para prestar atenção esses balbúrdios esses movimentos que fazem parte do processo de transição planetária eles de uma forma ou de outra tendem a tirar a nossa atenção nós estamos focado no trabalho com Cristo mas aí vem esses eventos que aparece ao nosso entorno isso nós não permanecemos
nsição planetária eles de uma forma ou de outra tendem a tirar a nossa atenção nós estamos focado no trabalho com Cristo mas aí vem esses eventos que aparece ao nosso entorno isso nós não permanecemos focados poderemos voltar ao foco para o outro lado aí é uma coisa para a gente pensar ora imagina que você tá concentrado tentando fazer uma prece e começa a ter ruídos lá do lado de fora Se você começar a prestar atenção no ruído do lado de fora a sua presta não vai acontecer mas se você continuar focado na sua prece os ruídos lá de fora daqui um pouco você nem vai perceber Então depende da onde você aponta o seu interesse depende para onde você aponta o seu interesse se o seu interesse é evangelizar-se é espiritualizar-se é se transformar para um ser melhor esquece o mundo ao seu redor entra no seu quarto íntimo e busca na paz da sua em mansidão lá dentro de você que você é portador a força para não se deixar contaminar-se porque é uma contaminação contaminar-se por esses ambientes que vão ser parte de nossas vidas não tem como fugir desse nós estamos no planeta que está em transição e Óbvio é atitude que faz a diferença então respondendo a pergunta para mim documentário que colocou foque em Jesus foque no evangelho foque naquilo que é a verdade e não naquilo que é passageiro que é o idoso e que nos busca apenas atrasar o nosso processo evolutivo muito bem a Glauce Ela comenta Este estudo Esse estudo em um grande despertar é quase também tipo um comentário da pergunta anterior não estudando e nos concentrando não nessas fazendo o melhor que podemos né tendo disciplina também eu vou passar no próximo de Carlinhos italiano partindo dos princípios de que os quatro Evangelistas na Arranhei esses fatos ficaria mais Evidente do que houve mesmo a materialização material dos pães e peixes Sem dúvida que sim Carlinhos isso pode ter acontecido com com certeza tanto é que na nossas apreciações com Allan Kardec com Eliseu rigonarte que foram os dois Que Nós escolhemos aqui para tratar
ixes Sem dúvida que sim Carlinhos isso pode ter acontecido com com certeza tanto é que na nossas apreciações com Allan Kardec com Eliseu rigonarte que foram os dois Que Nós escolhemos aqui para tratar do assunto ficou evidente que as duas coisas podem ter acontecido mas o ponto que nós que queríamos obviamente da ênfase é que a nutrição verdadeira não necessita da materialização física a necessidade mesmo é do espírito porque você tá no mundo em que o alimento se fará de uma forma ou de outra muito físico proporcionar o alimento mas o alimento espiritual nem sempre se fará se não estivermos nutrindo nos da fonte verdadeira aí porque as tuas possibilidades são completamente possíveis é possível que tenha acontecido Claro entendeu nenhuma dúvida em falar isso mas por narrativas dos quatro Evangelistas como você bem lembrou que se por narradas por um fatos que Possivelmente aconteceram mas os atuais que aqui estão analisando o fato não estavam lá dois mil anos atrás e a precaução é uma das características do Espiritismo nós temos submeter tudo ao crime da Razão nós não podemos aceitar de inopino tudo que foi ah mas foi Jesus que disse nós tem que analisar lógica porque Jesus pode ter tido pode ser modificado por quem escreveu depois dos Evangelistas nós sabemos que o evangelho teria interposições interpolações teve retiradas teve modificações e o evangelho portanto não retrato exatamente o que pode ter acontecido de fato então esses pontos são pontos de precaução para que não sejamos incipientes das análises para que sejamos cuidadosos para que sejamos atenciosos e sobretudo amigo sobretudo para que sejamos aqueles que extraiam da letra a verdadeira razão que é o espírito aí sim nós estamos fazendo um ótimo aproveitamento do Evangelho Então não é por muito importante para nós falarmos factualmente aconteceu ou não aconteceu é importante para nós descer pode ter acontecido sim com certeza mas o mais importante é que a nutrição espiritual continua sendo a necessidade do Espírito
rmos factualmente aconteceu ou não aconteceu é importante para nós descer pode ter acontecido sim com certeza mas o mais importante é que a nutrição espiritual continua sendo a necessidade do Espírito hoje e sempre ele eu gostaria de fazer uma construção sobre isso fica a matéria não deixa de ser condensação de energia então toda matéria é uma espécie Quando essas são de energia então de uma certa forma para mim ocorrer um fenômenos em vários estágios Jesus que dominava essas leis todas ele materializou o pão para aqueles que tinham necessidade do pão material e outros que não tinha obviamente ficaram construídos com as energias chamadas espirituais então nos dias de hoje ainda quando a gente conversa com alguém a gente cede muito nós as nossa tropas energias e às vezes a gente precisa obviamente Como diz Dr Bezerra de Menezes ofereceu o prato de sopa mas é muito mais importante nós estarmos bem e espontaneamente oferecer um pouco disso que o Chico diz que as prateleiras celestes estão cheias essas energias do amor da tolerância do perdão e que todos nós podemos acessar e compartilhar É disso que o mundo tá precisando o mundo tá precisando de material Tá mas ele tá pesando muito mais do pão espiritual então que a gente esteja Atento e colabore com esse trabalho de multiplicações de pães e peixes muito bem Obrigada próximo comentário é de Márcia Coelho penso que quando as pessoas estão tão envolvidas se concentradas num objetivo elas ficam anestes e suprem as necessidades do corpo físico Quer comentar mais é isso acontece como a Gisela no comentário dela durante a nossa exposição ela vem disso você por exemplo está no movimento tão extasiado como você colocou que você não sente fome mas Atenção se esse é o movimento que é humano você vai sentir fome depois o seu organismo vai reclamar o alimento é disso que Jesus fala que se eu te der mulher da água que eu te der você nunca mais precisará beber é esse alimento que o corpo não pode ainda prescindir o corpo precisa do alimento físico mas o
ento é disso que Jesus fala que se eu te der mulher da água que eu te der você nunca mais precisará beber é esse alimento que o corpo não pode ainda prescindir o corpo precisa do alimento físico mas o espírito não o que nós estamos falando e o Hélio colocou bem agora é uma questão de energia porque se você prestar atenção quando o alimento é ter curtido aquele pão lá dentro as Tais das mitocôndrias que é onde se alimenta ou quando se registra ali a energia será ali mas ela na forma de energia se extraiu de uma matéria mas virou energia recebe um passe esse passe pode ser nutritivo nós temos vários casos que a espiritualidade supriu a fome física de irmãos em condição que não tinha como se alimentar através de um passe desde o Dr Bezerra que não tinha nada para dar de um abraço um abraço naquela pessoa que tava faminta e aquela pessoa se nutriu do abraço dele se sentiu saciada e não comeu nada fisicamente Mas isso é enganação não ela assinou aquela mesma energia que me tocou de carrega dentro dela que ela teve que quebrar moléculas teve que transformar para sair aquela energia que tá armazenada ali naquele alimento já alergia do abraço foi direta porque saiu do coração Doutor Bezerra diretamente para ele então minha amiga e meu amigo como disse Jesus não se preocupei não uma vez inquietos pelo que vão comer pelo que vão beber pai sabe de tudo isso que vocês precisam meu filhos Buscai primeiro o reino de Deus e sua glória e sua justiça e todo o mais todo o mais você era dado por acréscimo da sua misericórdia pensemos nisso a gente às vezes fica preocupado demais com as coisas daqui e se esquece que tudo isso pode ser suprido ele Eu acho que já tá comentado Ok tudo bem então vamos para o próximo Marlene fala assim a sociedade do corpo é fácil de se fazer a do Espírito precisa ser um ser que tenha muita sensibilidade de dar sem que eu atendido perceba doação sentindo apenas o alívio e gratidão acho que interessante comentar da Marlene é mas a gente tem que pensar no seguinte isso entre nós mas a gente for
bilidade de dar sem que eu atendido perceba doação sentindo apenas o alívio e gratidão acho que interessante comentar da Marlene é mas a gente tem que pensar no seguinte isso entre nós mas a gente for pensar em Jesus Ele nos diz que nós somos todos iguais Então se a gente se comparar com ele a gente todos nós temos condições de ajudar o que a gente precisa trabalhar como diz Hermano primeiro a disciplina conseguir nos organizar para depois de uma forma espontânea estar compartilhando dividindo isso E aí nós menos sem perceber nós vamos estar auxiliando cedendo fluídos energias em prol da harmonização e saciar tanta inquietação atual que tem no nosso mundo então que a gente esteja atento esteja sempre o melhor para poder colaborar com Jesus e ajudar nesse processo Max Quer comentar alguma coisa perfeito Eros disse tudo é o que nós estamos fazendo colaborar com Jesus é o que ele nos pede Vamos no próximo que o Josemar Alves ele agradece a Deus não pela esse alimento espiritual e fala assim também nosso seres Inteligentes da criação nesta reunião decorações e pensamentos nos alimentamos espiritualmente com certeza nos alimentamos mas não se alimentamos hoje e amanhã nós temos que compartilhar esse alimento que estamos recebendo hoje com outras pessoas não é E aí entra uma questão interessante que quanto mais nós doamos mais quanto mais nós cedemos essas energias mas nos abrimos uma espécie de vácuo com a espiritualidade bem feitora preencher isso então muitas vezes é claro que se nós ficarmos de braços cruzados recolhidos em nossos quadrados em nossos erros nós vamos oferecer obstáculos dificuldades mas se nós tivemos mais cientes mais espontâneos a gente vai estar compartilhando isso muitas vezes de uma forma muito automática que a gente reflita sobre isso a gente é um ser de feito de energias e que de uma certa forma entra em conexão com aqueles que nos cercam quanto maior uma necessidade mais de alguma forma ela faz ação sobre nós e que a gente pode ajudar a gente
ser de feito de energias e que de uma certa forma entra em conexão com aqueles que nos cercam quanto maior uma necessidade mais de alguma forma ela faz ação sobre nós e que a gente pode ajudar a gente não precisa nem estar preocupado em dosar essas nossas energias o que a gente precisa fazer é estar disposto a oferecer e obviamente Como diz autor Bezerra cada um dá o que tem né se nós não tivermos nada nós não podemos oferecer mas por causa disso que é tão importante nós estarmos bem os nós encarnados e desencarnados estarmos bem para poder ajudar aqueles que tem necessidade e é interessante né pede como você tá colocando porque o reservatório de onde provém essas energias ele é inesgotável então se você tira de você se repõe com uma qualidade melhor do que ela tá falando de mim né que sai uma qualidade ruim e entra uma outra qualidade melhor e vamos Recordar né É dando que se recebe né o primeiro a se sentir bem É o que doa e não que recebe temos um comentário de Marlene agradecendo por pelo estudo várias pessoas já agradeceram pelo pelas reflexões e tudo excelentes reflexões como foi muito bem observá-lo que elas permaneçam em nossos corações e que os sermos os exemplos cotidianamente diariamente de dia a dia passo a passo querem comentar esse é o segredo é não desanimar seja um dia difícil um dia fácil seja um dia nublado um dia ensolarado é sempre a persistência no bem não adia o pé desse caminho porque você chegará lá um passo atrás do outro na força que você tem para dar o passo do tamanho do Passo que você dá conta mas sempre um passo para frente e mesmo quando você cair arrasta mas arrasta para frente é assim nós chegaremos lá ele refletir que todos nós sempre tivemos oportunidades mas atualmente com a própria pandemia nós temos uma oportunidade maior de sermos solidários de estarmos atentos e de poder compartilhar aquilo que todos nós necessitamos então é um tempo extremamente interessante o Chico dizia que a gente não precisa sair da gente para a gente exercitar isso que a gente
atentos e de poder compartilhar aquilo que todos nós necessitamos então é um tempo extremamente interessante o Chico dizia que a gente não precisa sair da gente para a gente exercitar isso que a gente possa trabalhar os nossos erros para ser mais fiel ser mais disponível acho que um dos grandes Segredos aí está disponível Porque eu só tô vinculado com as minhas coisas se eu tô tentando conciliar Deus com uma mão muitas vezes eu fico com uma mão e Deus não vai se fazer então o que a gente reflita sobre isso as oportunidades estão aí desejando muita luz a todos e muita paz Muito obrigada ele por nos acompanhar nos neste momento e eu vou dar uns minutinhos a Max um minutinho se quiser fazer reflexões finais antes de fazermos a nossa prece e concluir o nosso estudo de hoje bendito somos nós que podemos nos alimentar deste evangelho de Jesus muita paz a todas muita paz a todos e muito obrigado pela atenção e participação de cada um de vocês obrigada Marcos muito obrigada E agora nós vamos fechar vou pedir a jovens entrar aqui para podermos fazer apreço final neste momento a gente vai pensar naqueles pessoas que consideramos precisa numa pressa tem uma necessidade específica Talvez nos conhecemos talvez não Mas vamos concentrar nessas pessoas que tanto precisa possamos todos nós então serenar nossa mente mentalizarmos Deus nosso criador Jesus nosso querido mestre que nos ampara através da espiritualidade amigas nossos mentores desses espíritos de luz sabemos Jesus que muitos que estão neste momento nos acompanhando alguns se expressaram ali no chat necessitados de prece de algum familiar que todos eles sejam envolvidos na sua luz no seu amor que possamos nesse momento Jesus sentir a sua presença em nossos lares e cada um dos que nos acompanha neste momento então Jesus invadindo seus lares com muita luz com muito amor que um perfume suave a ele no ar que eles sintam se envolvidos Num sentimento de paz de tranquilidade que depois da lição de hoje jesus possamos todos nós acreditarmos que
com muita luz com muito amor que um perfume suave a ele no ar que eles sintam se envolvidos Num sentimento de paz de tranquilidade que depois da lição de hoje jesus possamos todos nós acreditarmos que temos sempre algo a contribuir a sermos instrumentos do seu amor sabemos que o senhor nos amparará com seu amor você é um Amparo dando energia e fazendo com que possamos ser Jesus um pequeno instrumento a serviço do Evangelho de luz e de amor que nesse momento todo se sintam envolvidos com muito amor e com muita paz e agradecer a semana que promete para nós que na próxima semana possamos estar aqui novamente nesse estudo abençoado graças a Deus graças a Deus e nos vemos próxima semana dia 24 vamos continuar estamos aqui às 19 horas lembrando a todos que se programa ficou gravado que estamos na FIB Life na FTV na página também da fever e que seria interessante a gente Compartilhar este link com que mais precisa neste momento muito obrigado a todos e até a próxima semana Deus nos abençoe aproveitando a minha expressão de gratidão dizer que tu continues a participar colaborando tanto quanto possível para que esta proposta de amor e de paz continue a celebrar a vida por mais longos anos porque a necessidade do mundo em piedosa crescente e nós não podemos que vivemos o bem ficarmos ociosos parados e contemplando achando que Deus lhe fazer aquilo que nós precisamos fazer minha gratidão o meu abraço e o meu terno convite para que continuamos juntos com a série TV no ar brilhando luz iniciamos hoje a campanha com essa a Federação Espírita brasileira que busca mostrar quem ela é o trabalho realizado por meio desta instituição Centenária trazer você para dentro da nossa casa como surgiu a Federação Espírita Brasileira de Auguste Elias o seu fundador aos dias de hoje o que ocorreu quem foram e quem são os vultos que fizeram e fazem parte dessa história Qual a relação de nomes como Chico Xavier Bezerra de Menezes com esta instituição qual a sua missão como ela atua na formação do homem
ram e quem são os vultos que fizeram e fazem parte dessa história Qual a relação de nomes como Chico Xavier Bezerra de Menezes com esta instituição qual a sua missão como ela atua na formação do homem apresentaremos a Federação Espírita brasileira em formato dinâmico depoimentos áudios conheça e faça parte desta família a Federação Espírita brasileira lança o portal FEB podcast com conteúdos em áudio que objetivo esclarecer e consolar corações para uma postura de vida com fé harmonia e esperança diretamente dos estúdios da Federação Espírita brasileira está começando podcast espiritismo em Pauta você está ouvindo Podcast estudando o Livro dos Espíritos Olá eu sou o Tiago Toledo e você tá ouvindo Podcast do cidadão do universo você está ouvindo o podcast do Entre Dois Mundos você está ouvindo Podcast do gostinho de leitura estudando o Livro dos Médiuns Olá eu sou a Marina Miranda e você está ouvindo Podcast Minha Nada Mole Encarnação essa é a nossa forma de transmitir Esperança conhecimento e alegria
Vídeos relacionados
1º Encontro Nacional do Evangelho Redivivo – ENER
FEBtv Brasil
Missão do homem inteligente na Terra com Geraldo Campetti | Palestras Virtuais FEB
FEBtv Brasil · Geraldo Campetti
O mal e o remédio com Geraldo Campetti | Palestras Virtuais FEB
FEBtv Brasil · Geraldo Campetti
Bloco 4 - 9º CEU 2026 – Congresso Espírita de Uberlândia - 17 anos Web Rádio Fraternidade
FEBtv Brasil · Moacyr Camargo, Simão Pedro de Lima
Espírita, tu me amas? - Severino Celestino | 2ºENER
FEBtv Brasil · Professor Severino Celestino
Não julgueis para não serdes julgados, com Geraldo Campetti | Palestras Virtuais FEB
FEBtv Brasil · Geraldo Campetti
Pecado por pensamento: Adultério, com Carlos Campetti | Palestras Virtuais FEB
FEBtv Brasil · Carlos Campetti
O jugo leve com Geraldo Campetti | Palestras Virtuais FEB
FEBtv Brasil · Geraldo Campetti