Roda de Conversa | DIÁLOGO: INSTRUMENTO PARA AS RELAÇÕES FAMILIARES (MACES 2023)
VII MOSTRA DE ARTE E CULTURA ESPÍRITA DA COMUNHÃO ESPÍRITA DE BRASÍLIA ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Programação de Palestras Públicas na Comunhão Espírita de Brasília (Horários de Brasília): Segunda a Sexta, às 08h00, 16h00, 18h00 e 20h00. Aos Sábados, às 17h00 e 19h00 e aos Domingos, às 18h00. Transmissões ao vivo pelos Canais da TV Comunhão: @TV Comunhão - Comunhão Espírita de Brasília @TV Comunhão 2 - Comunhão Espírita de Brasília ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ TV Comunhão - Inscreva-se nos nossos canais, deixe seu like e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que acontece na Comunhão Espírita de Brasília. TV Comunhão: https://www.youtube.com/comunhaoespiritadebrasilia?sub_confirmation=1 TV Comunhão 2: https://www.youtube.com/tvcomunhao?sub_confirmation=1 TV Comunhão Kids: https://www.youtube.com/tvcomunhaokids?sub_confirmation=1 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Canais de Mídias e Redes Sociais da Comunhão Espírita de Brasília: Site: http://www.comunhaoespirita.org.br Telegram: https://www.t.me/comunhaoespirita Instagram: http://www.instragram.com/comunhaoespirita Twitter: http://twitter.com/ComunhaoOficial Facebook: http://www.facebook.com/comunhaoespirita TV Comunhão: http://www.tvcomunhao.com.br Rádio Comunhão: http://www.radiocomunhao.com.br
Boa tarde a todos sejam todos bem-vindos à Comunhão Espírita de Brasília grande alegria ter cada um de vocês aqui cumprimentamos também aqueles que nos acompanham através do nossos canais da TV comunhão hoje né Eu sou Flaviana e nós estaremos aqui numa mesa redonda com os nossos convidados Estamos aqui com a nossa querida vice-presidente Maria Luiza Bezerra a Malu estamos com um acordeon fayad e o Saulo Gouveia que são da Federação Espírita do Mato Grosso que vieram nos prestigiar neste nesta reflexão que é sobre o diálogo instrumento para as nossas relações familiares antes de passar a palavra para Malu que vai fazer a nossa prece eu registro na presença aqui do Tomás que é Conselheiro da casa Carla Danielle conselheira da casa e a Maria Teresa que é uma das nossas diretoras então grande alegria tê-los aqui temos aqui nesta mesa redonda nós vamos fazer cada um dos participantes irão falar um pouquinho sobre o tema e depois nós abriremos para a perguntas nós temos ali a Débora que vai recolher as perguntas quem precisar fazer alguma e também aqueles que estão nos acompanhando pelos canais podem fazer as perguntas via chat então agora nós vamos passar a palavra para Malu que vai fazer a prece em seguida Boa tarde eu acho que ninguém passou ali naquelas barraca e comeu alguma coisa não boa tarde Ah agora eu tô vendo que valeu passar nas barraquinhas né bom gente quem ia fazer essa vocês devem ter visto nas nossas propagandas que ia fazer essa mesa é dom da era o nosso amigo colega Jefferson Venom mas como tudo na vida tem os imprevistos ele teve um imprevisto em família e infelizmente não pode estar aqui com os nossos convidados e de última hora tem que ser gente que a gente senta aqui vem botar a cara no tapa né então nós vamos lá ver o que que a gente faz porque na realidade eles são os convidados quem não conhece vão passar conhecê-los porque vocês vão ver na fala deles na palestra deles Quem são do acordar e sol eu sou meio suspeita de falar mas vocês vão ver realmente quem
são os convidados quem não conhece vão passar conhecê-los porque vocês vão ver na fala deles na palestra deles Quem são do acordar e sol eu sou meio suspeita de falar mas vocês vão ver realmente quem eles são então eles vão se apresentar com a fala dele em relação à família Vamos fazer uma pequena pressa depois a gente passa para eles então se sentir confortável por favor fecha os olhos e nós vamos estar em um caminho um caminho de terra caminho Verdejante na realidade tem várias pessoas à beira desse caminho mas nós estamos sozinhos e nos perguntamos porque porque essa caminhada ela é única ela é Nossa é a caminhada que a gente precisa fazer para dentro de nós mesmos o nosso autoconhecimento a nossa Reforma Íntima mas ao longo do caminho nós temos amigos anjos que são colocados nessa caminhada para nos ajudarem para nos dar um consolo para nos dar o colo para nos ouvirem o teu pai é misericordioso e nunca nos deixa sós e o Cristo o Cristo vai estar sempre neste caminhar junto conosco ele é o governador do planeta e nunca nos deixa só então que a gente confie realmente e vamos imaginar muita luz linda do mais alto da espiritualidade amiga nosso querido precisa de Menezes mentor espiritual desta casa a gente está recebendo luz e paz e vamos levar tudo isso para nossa família para os colegas de trabalho vão pensando aí vão levando essa luz e dando um abraço em cada um a nossa Brasília os nossos governantes em qualquer estado Legislativa executivo judiciário federal estadual Municipal para que possam ser iluminados e dirigirem esse país e para o nosso planeta que tanto necessita neste momento a gente pede muito mas como ontem eu fiz a gente vai simplesmente agradecer e cada um vai pensando naquilo que precisa da Graças por graças recebidas pela reencarnação pela oportunidade de crescimento pela oportunidade da família dos amigos pela oportunidade dos inimigos e são a benção em nosso caminho O que são eles que nos fazem O Despertar pela graça da Saúde por tudo tudo tudo tudo tudo
cimento pela oportunidade da família dos amigos pela oportunidade dos inimigos e são a benção em nosso caminho O que são eles que nos fazem O Despertar pela graça da Saúde por tudo tudo tudo tudo tudo a começar pela nossa própria existência e a Deus nosso pai a gratidão gratidão simplesmente isso por tudo e assim seja então nossos queridos vão falar durante 15 minutos depois a gente começa com as perguntas e como a Flaviana falou que tem gente aí no salão com papelzinho e caneta nós vamos quem vai começar primeiro S irmãs e possa Jesus por segui-nos envolvendo nas tuas vibrações do seu amor o seu carinho recebo o abraço amigo dos mato com vocês nossas vida Presidente Luíza Leontina da Federação Espírita Mato Grosso Nossa como é o espírito de Brasília Distrito Federal o espírito Joana de Angelis no livro SOS família ela afirma que a família ela é uma conquista sociológica antropológica psicológica da humanidade nesse momento em que nós estamos atravessando nessa madrugada dia de mundo de regeneração nós estamos percebendo toda uma onda de busca de descaracterizar As instituições que trazem referência à sociedade dentre elas principalmente a família mas é uma luta em vão Porque sendo a família essa programação espiritual por mais que tentamos a descaracterizá-la ela mantém o seu valor a família conforme diz Emmanuel no livro estudo e viva ela tem um caráter como um laboratório de almas com o intuito de estar nos auxiliando no desenvolvimento do nossos valores éticos e Morais e dentro da Visão da doutrina espírita E conforme o próprio codificador a denomina como sendo uma ciência que estuda a natureza A Origem o destino dos espíritos e as suas relações com o mundo corporal essa percepção da família ganha uma amplitude ainda muito maior mostrando por tanto que todos nós que aqui estamos não estamos por acaso com quem estamos e onde estamos porque dentro da visão espírita acaz Milagres não existem aquilo que nós atribuimos enquanto a casa e milagre nada mais é do que uma pobreza de
os não estamos por acaso com quem estamos e onde estamos porque dentro da visão espírita acaz Milagres não existem aquilo que nós atribuimos enquanto a casa e milagre nada mais é do que uma pobreza de instrumentação para aferirmos a intimidade dos fatos daí a importância de nós estarmos adentrando a esta ciência que não é uma ciência como a Biologia química física a doutrina espírita é uma ciência que vem nos trazer essa certeza de quem nós somos enquanto Sócrates coloca que enquanto ser pensantes somos de ajuste do tempo e que a vida na Terra é uma estação a doutrina espírita vem justamente confirmar o que esses grandes pensadores da humanidade por Excelência Jesus já vem nos afirmando que a vida vai além da própria vida que Nascimento não é o começo como também a morte não é o fim hoje quando a psicopatologia estudo uma síndrome de Down que consumia do cromossoma 21 uma hidrocefalia ou qualquer outra anomalia a ciência não traz uma explicação para auxílio mas chega a doutrina espírita colocando que antes da fecundação do espermato com óvulo ali já existe o agente pensante que é o espírito e conforme o próprio Cristo maior psicólogo maior médico da humanidade que é tão grande que conforme a Ernesto Renan que o historiador francês nos afirma que Ele é tão grande que a história da humanidade não Coube ele a dividiu antes dele e depois dele justamente pela sua congruência a sua lógica a sua coerência dos seus ensinamentos e as suas atitudes ele sendo nosso rei solar conforme diz o espírito Emmanuel que poderia ter descido do céu de astros poderia resgatar o maior exército veio na simplicidade da manjedoura para inaugurar para era da humanidade conforme nos diz Emmanuel leva a caminho da luz a era da humildade e vem justamente para estar destacando os valores médicos e Morais do Espírito Imortal e principalmente na valorização da própria família e nos dá uma dimensão além da dimensão Que nós conhecemos quando diante de uma passagem ele coloca quem é minha mãe e quem são meus irmãos
to Imortal e principalmente na valorização da própria família e nos dá uma dimensão além da dimensão Que nós conhecemos quando diante de uma passagem ele coloca quem é minha mãe e quem são meus irmãos mostrando por tanto que nós não estamos com quem estamos e onde estamos por acaso e que a vida prossegue nesta relação familiar mesmo além da nossa desencarnação porque o amor tem a função de unir corações e não separar e nos coloca também Allan Kardec perguntando aos bons espíritos Qual é a função do pai e da mãe se está caracterizado como sendo uma missão os benfeitores respondem que sim e que esta missão ela nos é dada como oportunidade de via dupla ao mesmo tempo que nós vamos auxiliar aquele ser quer que adentra novamente nas nossas relações e diz-nos Emmanuel também no Livro fonte viva que na maioria das vezes nós reencarnamos no mesmo grupo familiar somos os mesmos autores ou atores de autora de autora no mesmo palco da vida com papéis trocados então muitas vezes o filho de hoje foi o pai de ontem e assim sucessivamente mostrando portanto que afetividade é a base de tudo e a família é este laboratório abençoado para que nós possamos estar nos aprimorando enquanto espíritos Imortais nesse estágio momentâneo em que estamos neste grande Hospital Escola chamado terra que a nossa família chamada humanidade que nasce na família daí quando nós vamos ver Mahatma grande colocar que é na família que nasce os cara dos valores éticos e Morais a sociedade e a escola é os primeiros princípios que vai estar ajudando indivíduo a manifestar a sua estrutura enquanto ser social enquanto cidadão portanto é na família este espaço amoroso que nos dá essa oportunidade do nosso aprimoramento espiritual e principalmente quando nós utilizamos das orientações das informações que os espíritos nos trazem encaminhando os nossos filhos para a aula de evangelização infanto-juvenil como também estarmos exercitando a prática que é muito benéfica eficiente e eficaz do Evangelho no Lar e acima de tudo estarmos também
ndo os nossos filhos para a aula de evangelização infanto-juvenil como também estarmos exercitando a prática que é muito benéfica eficiente e eficaz do Evangelho no Lar e acima de tudo estarmos também buscando o nosso Auto aprimoramento porque ninguém dá porque não pode dar portanto é fundamental que nós buscamos primeiro foco em nós porque ninguém reencarnou para mudar o outro mas a medida que eu me dou e no Exercício da família nós estamos construindo Essa sociedade essa humanidade mas Justa e melhor e ajudando virar desta página para um de regeneração saindo de um mundo de expiação e pronto que Jesus o sol das nossas vidas possa aquecer nossos corações nessa tarde de noite para juntos nós podemos pensar neste assunto tão significativo importante para todos nós e mediante esse contexto que eu acordei trouxe nós podemos pensar no diálogo que é um convite diálogo nas relações familiares e estava aqui meditando Quantos ângulos nós podemos trazer quantas horas poderíamos ficar aqui falando sobre a importância do diálogo vou buscar refletir com vocês sobre a Lei da afinidade essa lei nos coloca mais próximos uns dos outros nós queremos sempre buscar aqueles que se afinizam com a nossa forma de enxergar o mundo de ver as coisas ver as pessoas ver os animais ver as nossas relações com o mundo com a natureza então é natural que nós sigamos pela lei de afinidade buscando nos aproximar nos aproximamos por interesses às vezes religiosos entendemos a querer companhias de pessoas que pensam da mesma forma do que nós tem o mesmo pensamento religioso mesmo pensamento da religião mesmo pensamento sobre Deus sobre Jesus sobre os benfeitores espirituais entendemos também a buscar companhias na hora do lazer e comungam com a nossa forma de agir de querer sentir esses momentos de repouso muitas vezes pelo repouso outras vezes não tão repousante dependendo das escolhas e assim nós vamos no trabalho profissional tendemos a fazer aquela chamada panelinha com as pessoas que se afinizam com a nossa
zes pelo repouso outras vezes não tão repousante dependendo das escolhas e assim nós vamos no trabalho profissional tendemos a fazer aquela chamada panelinha com as pessoas que se afinizam com a nossa forma de falar conversar com as pessoas aqueles gostos mais próximos se alguém é da ciência exata se alguém é da ciência humana e assim vamos nos aproximando no lar também queremos essa proximidade ocorre que no nosso nível evolutivo ainda buscamos no outro os códigos ligados a minha forma de sentir de querer viver aos códigos morais que eu já evolui nós estamos cada um num estágio evolutivo e assim nós vamos buscando no outro uma referência daquilo que eu sinto daquilo que eu penso daquilo que eu quero eu vou buscando me relacionar desta forma e quanto mais eu vou evoluindo mais semelhante eu fico aos códigos Divino ou seja se hoje eu busco na sua companhia a semelhança por hábitos não tão felizes evoluindo me transformando moralmente eu fico mais semelhante a quem me criou a sua imagem e semelhança quanto mais eu vou crescendo desenvolvendo as virtudes mas eu busco os códigos virtuosos no outro e como todos nós temos os códigos ligados diretamente a Jesus quanto mais esforço de auto transformação de vivência dos valores reais quanto mais importância nós damos em real valor mais próximos de Jesus que é o nosso mestre mas nos sentimos abraçados pelo meio do Ratinho no coração dia virá que nós não iremos buscar apenas a semelhança pelos hábitos e costumes nós estaremos sempre buscando a semelhança em Jesus que é o caminho da verdade da vida e que nos leva a Deus nessa relação entre pessoas na família cônjuge com filhos com os pais essa referência pela lei de afinidade me leva a querer no outro algo que seja parecido comigo e pelos meus limites eu tendo a querer que o outro passe a fazer exatamente aquilo que eu gosto eu vou buscar no meu cônjuge que ele modifica porque eu gosto assim então eu quero que ele transforme-se do meu jeito para ficar mais semelhante assim com meus filhos eu olho os filhos
lo que eu gosto eu vou buscar no meu cônjuge que ele modifica porque eu gosto assim então eu quero que ele transforme-se do meu jeito para ficar mais semelhante assim com meus filhos eu olho os filhos e vou buscar a semelhança e se o filho ou a filha está um pouco diferente a uma tendência a exigência a querer que ele passe a pensar como eu desta forma nós vamos cada vez se permitimos o bem e o amor dissolvendo essa exigência ou não intensificando a exigência nas relações é aí que o diálogo se faz presente e a consciência de que cada um de nós é único e vai crescer evoluir de um jeito único vai alcançar a Plenitude numa jornada única e que não tem ninguém que vai fazer da mesma forma que você ia buscar essa semelhança com Jesus da mesma forma que você nós somos semelhantes não somos iguais para o diabo ser bem sucedido para que o diabo seja um instrumento do amor um veículo do amor para que o diálogo seja o espaço de aceitação de si mesmo e do outro como ele é nós devemos buscar conhecer a si mesmo e ao outro conhecer como conhecer aquilo que eu já posso dar o que que eu já posso dar eu posso dar um conjunto entre virtudes já desenvolvidas e aquelas qualidades essenciais que estão aguardando a janela do coração abrir para que elas possam ser cultivadas então eu posso dar o meu nível evolutivo aquilo que eu já consigo entre virtudes e des virtudes é o que eu posso dar mas o que o meu cônjuge pode dar também é aquele conjunto que já desenvolveu entre o que eles já é Virtuoso e aquelas qualidades essenciais aguardando todos os esforços milenares para serem desenvolvidos assim é com meus filhos assim é com os meus pais quando eu observo esse ambiente familiar e vejo e sinto o que cada um pode dar eu vou como dizer Manuel na mensagem 1506 se não fosse 156 É próximo dessa mensagem do livro O Caminho Verdade e Vida de Como renunciar a mensagem chama renunciar eu passo a renunciar a exigência de querer-los do jeito que eu me afimismo do jeito que eu gostaria que eu passo aceitá-los conforme são e isso
dade e Vida de Como renunciar a mensagem chama renunciar eu passo a renunciar a exigência de querer-los do jeito que eu me afimismo do jeito que eu gostaria que eu passo aceitá-los conforme são e isso significa enunciar a exigência e que o outro seja a partir disso eu posso me aproximar eu posso amar eu posso cuidar costumamos dizer que este é o ponto de partida da pessoa Este é o meu ponto de partida o ponto de partida do meu filho qual é o ponto de partida do meu filho o que que ele pode dar quando eu sei o ponto de partida dele eu vou me aproximar para contribuir dali para mais no meu cônjuge que ele pode dar é isso então eu vou me aproximar não para exigir que ele dê mais do que pode e sim para colaborar para ele desenvolver mais pode hoje para ficar bem prático terminando a minha fala inicial você tem vamos imaginar uma situação muito como você o casal e um filho adolescente existe situação mais desafiante do que essa pois bem se nós não trabalharmos esse conceito na nossa intimidade e acolhermos o filho adolescente no seu ponto de partida por mais que nós amemos o nosso filho nós vamos ficar cerceando Ele para Ele não fazer aquilo que nós achamos que é errado e ao invés de apoiá-lo nós vamos passar a exigir que seja diferente e na nossa intimidade vamos ficar desconfortáveis angustiado uma postura dele se eles principalmente se ele tiver como disse a senhora hoje lá na no encontro com os pais tiver um pouco caindo ele precisa de uma escola né se ele tá caindo ele precisa de uma espora para poder voltar mas se nós não buscarmos dissolver a exigência compreender aonde meu filho está Eu não você explora na vida dele eu não vou ser o galho por lá por dentro agora vou ter que falar do galho né que eu acordar trouxe uma metáfora do pássaro depois você pode corrigir os pontos que não são semelhantes o pássaro voa e pousa no galho porque ele confia na sua capacidade habilidade de voar ou o que confia no lugar confia na sua capacidade de voar Porque se o galho tiver frágil e partir ele vai
elhantes o pássaro voa e pousa no galho porque ele confia na sua capacidade habilidade de voar ou o que confia no lugar confia na sua capacidade de voar Porque se o galho tiver frágil e partir ele vai voar voar na metáfora o galho representa ajuda Amparo Nenhum de Nós Sabemos quem plantou o algodão da roupa que nós estamos usando mas de quem Valeria o nosso dinheiro se não tivesse essa agricultor anônimo o universo ele é repleto de ajuda de Amparo a responsabilidade de acolher o Amparo e ajuda de cada um de nós que é o voo o voo é só as nossas escolhas o voo só é o nosso processo evolutivo não tem como terceirizar nossa vida para que alguém possa administrar agora ajuda nunca falta aí vem aquela pergunta o anjo de guarda na nossa vida ele é voo é galho que que vocês acham ele vai evoluir para você é galho E você o que na vida do teu filho o que que você na vida da esposa galho usando a Metralha não vai chegar em casa falando lá ó agora eu sei que você é meu galo só eu sou o meu vô tem que contextualizar Então queria confusão né o fato é que ajuda nunca vai nos faltar por isso que Jesus coloca com muita clareza a bondade de Deus se o filho pede um pão pai dá uma pedra seu filho pede um peixe um pai dá uma serpente isso é ajuda se vós assim não procedeis com vosso coração que momentaneamente muitas vezes está mesclado do desamor o que não fará o pai por todos nós então a ajuda ela é incessante aí continua então ele quebrou o galho meu para eu voar então é que saiu aquele ditado quebra galho amigo quebrou o galho meu para eu voar amigo não é o que fica segurando o galho para você não passar pela experiência é o que quebra o galho né Essa aí foi de hoje né foi uma inovação do trabalho de hoje pois bem no seu filho para o seu filho você é o galho é o Amparo é a condição para que ele possa usando esses recursos aprender a voar quando nós compreendemos nosso filho que é o exemplo que nós estamos usando agora e queremos muito auxílio nós primeiros devemos aceitá-lo como ele é
ue ele possa usando esses recursos aprender a voar quando nós compreendemos nosso filho que é o exemplo que nós estamos usando agora e queremos muito auxílio nós primeiros devemos aceitá-lo como ele é acolher como ele é aquele espírito Imortal ali exatamente para receber esse auxílio E eu então vou me aproximar sem exigência se ele faz algum comportamento totalmente inadequado eu não vou ser conivente mas eu também não vou ser exigente é o que pode dar eu vou criativamente pelo diálogo buscar espaços para que eu possa encontrar porque não é fácil encontrar um espaço num adolescente para diálogo para que esse diálogo aconteça vai sempre ter um jeito se nós ainda utilizarmos o Nossa oração diária para pedir aos benfeitores ao anjo da guarda dele é o nosso anjo da guarda para nos ajudar em criar condições para que esse diálogo de repente você vai ver acontecendo coisas e você tá ali conversando de alguma duro e você não tinha antes porque os benfeitores estão nos ajudando mas nós precisamos abrir os canais É infalível fazer oração e pedir ajuda senhor para que eu encontre um espaço para o meu filho com a minha filha para conversar sobre esse ponto ele não tá enxergando e quero muito colaborar mas não sei como eles vão criar uma situação criar a partir daquilo que existe e nós vamos encontrar esses espaços para o diálogo doméstico quando você menos espera seu filho tá te falando uma coisa perdi num conselho e você achou o espaço para conversar sobre aquilo então lei de afinidade na nossa vida é um instrumento para que a gente possa se aproximar e pelo diálogo nos amar muito aproveitando o gancho vou passar na frente dela você falou aí eu tenho uma perguntinha aqui depois ela faz uma da plateia o que incomoda é assunto proibido no diabo da família quem é que proíbe o que que é proibido Nós estudamos na doutrina que existe uma lei a princípio não é proibido e também não incomoda porque é algo que alguém disse o que incomoda é quando a gente não aceita não acolhe ou quando nós temos
o Nós estudamos na doutrina que existe uma lei a princípio não é proibido e também não incomoda porque é algo que alguém disse o que incomoda é quando a gente não aceita não acolhe ou quando nós temos nossas crenças sobre isso ou sobre aquilo e que não queremos sair dar um passo a mais para entender melhor queremos ficar nesse espaço aonde eu tenho segurança eu tenho receio e siga um pouquinho a mais Então acreditamos que não há nada proibido mas nem tudo e é lícito lhe convém Então mas agora com advento da internet uma mãe foi buscar ajuda porque o filho de 11 para 12 anos ficava no quarto quando ela entrava ele apertava uma técnica no computador parecia figura de São Benedito e ela ficava O que que você tava eu tô aqui orando que eu tenho uma prova mas você não estudei Já agora tô só agora rezando para São Benedito me ajudar que era uma torta e a mãe ia lá na igreja lá de São Benedito uma dessa ela foi devagarzinho e tal quando foi ver ele tava numa página pornográfica só que a mãe pegou ele no flagra e quando ela pegou É mas um amigo meu me passou o site tava eu entrei agora tem tudo isso aí ela que ficou em conflito e ela foi realmente buscar uma ajuda para ela não sabia como lidar então nós enquanto adultos pais né é muito importante nós buscarmos o embasamento principalmente embasamento doutrinário o que aquilo que nós não conversamos com os nossos filhos não dialogamos lá fora eles vão ter essa informação e não a formação nossos filhos hoje tem muita informação mas pouca formação a formação se dá com o nosso solo colocou através da relação afetiva e às vezes nós estamos na negligenciando enquanto pais e educadores nós Às vezes estamos perto de quem está longe longe Quem tá perto nós ficamos às vezes nas redes sociais Facebook e WhatsApp outras mais às vezes não nos damos atenção dos sinais que os nossos filhos estão nos dando tão longe qualquer assunto a luz da doutrina espírita nós temos todos esclarecimento então aquilo que nós temos dificuldade realmente um saldo
s atenção dos sinais que os nossos filhos estão nos dando tão longe qualquer assunto a luz da doutrina espírita nós temos todos esclarecimento então aquilo que nós temos dificuldade realmente um saldo colocou nada doutrina espírita ela é libertária o que é está justamente dentro nos esclarecendo dentro da lei de liberdade mas com responsabilidade para que nós possamos estar nos abastecendo nos múltiplos aspectos para que nós possamos fazer o nosso papel e o papel nasceu dois níveis de papéis o papel que ele por exemplo um professor ele tem um papel enquanto professor que é institucional mas ele só vai ter domínio da sala de aula Se ele souber quem ele é no papel de professor que aí é a força moral ele saber quem ele é na relação com seus diversos papéis da mesma forma somos nós o papel de pai ninguém nos tira nem biologicamente mas para exercermos isso é de cada um que diz respeito o quanto que eu estou bem resolvido comigo neste papel que a vida está me oportunizando então nós temos aqui várias perguntas já do público e vou fazer a primeira já aconteceu com vocês de estarem em uma situação conflituosa e a outra pessoa usou como argumento contrário o outro as escrituras a seu favor para tentar vencer a discussão Então ela tá perguntando tirando querendo tirar essa dúvida e como agir né diante de usando argumentos bíblicos tem uma bem feitora que certa vez trouxe uma mensagem ela fala da medida interna a medida a medida interna quem é que pode dimensionar você quem é encarnado e desencarnado que pode dimensionar você medir e dizer você é isso acreditamos que só Deus né então nós partimos e que toda a ideia de querer enquadrar alguém dentro de um conceito ela está limitada por si mesmo até você mesmo às vezes tem dúvidas sobre determinados pontos Puxa estou me sentindo frágil hoje num ponto que eu não me sentia a gente vai se conhecendo e vai dimensionando conforme nós vamos nos conhecendo vamos buscando o autoconhecimento e quantas vezes um diálogo que vira uma discussão
hoje num ponto que eu não me sentia a gente vai se conhecendo e vai dimensionando conforme nós vamos nos conhecendo vamos buscando o autoconhecimento e quantas vezes um diálogo que vira uma discussão nós queremos dimensionar o enquadrá-lo dentro das nossas não ela diz a benfeitora que a medida interna é o amor o amor das que a gente possa de se em alguma situação eu tenho todos os argumentos para vencer alguém numa discussão na medida interna eu tenho todos os argumentos para acolher e amar Essa é a verdadeira medida uma relação porque com o amor não é exigência a compreensão não há cobrança não há convivência com o mal mas a compaixão a medida interna deve estar sempre presente que é o amor qualquer situação o amor é esse bálsamo poderoso e se aplica todas as Chagas do coração e as tem um opúsculozinho chamado que é o espiritismo Allan Kardec faz ali vários diálogos que Ele registrou um determinado níveis psicológico de pessoas ou confrontando dentro dos parâmetros da doutrina espírita e ele coloca Justamente que não adianta você querer provar para para estar criando proselitismo ela veio esclarecer e está na sintonia do que disse Jesus quem tiver olhos de ver ouvido de ouvir que veja e ouça então muitas vezes nós vamos encontrar determinadas passagens do evangelho que ela tem um sentido dúbio e aí é que entra doutrina espírita nos esclarecendo por exemplo Kardec coloca que muitos dizem que a reencarnação ela é vem contradizer a respeito das questões da afinidades dessa questão do amor e ele mostra que pelo contrário a reencarnação ela vem mostrar que o amor ele vem com a finalidade unir as criaturas porque é oportunidade que o espírito tem primeiro do Amor Divino e oportunizar a educar ou reeducar as suas próprias atitudes a outra passagem também do evangelho que nos dizem que Moisés proibiu o espiritismo como é que pode Moisés ter proibido espiritismo o seu espiritismo é de 1857 Moisés a dois mil anos quase antes do Cristo então é importante nós percebemos essas colocações e temos o
ibiu o espiritismo como é que pode Moisés ter proibido espiritismo o seu espiritismo é de 1857 Moisés a dois mil anos quase antes do Cristo então é importante nós percebemos essas colocações e temos o cuidado de nos manter na serenidade por isso que Kardec vai desenvolver o evangelho segundo a ótica espírita nós fomos numa numa entrevista eram uma troca de ideias entre companheiros evangélicos e um companheiro disse olha é aqui contradiz o processo da reencarnação porque o apóstolo Paulo diz que é dado ao homem viver uma única vez Então tá dizendo E aí nós vamos entender ele está dizendo ao homem que que é o homem o homem é a Persona na questão dos Ventos deu o Livro dos Espíritos Allan Kardec tem um cuidado de perguntar se os espíritos tem sexo Deus é isso Responde morfologicamente não hora reencarna numa morfologia masculina ou feminina Então nós vamos perceber que o homem aí é a Persona que o apóstolo Paulo coloca é dado realmente por exemplo da cordé Só serve para essa Encarnação salvo só vai viver essa Encarnação na outra ele pode vir o João a Maria o Manuel então quando Nós entramos e apoiando no esclarecimento da doutrina espírita nós estamos naquela sintonia que o Cristo colocou a letra mata o espírito vivifica eu queria complementar essa pergunta sobre esse argumento é importante compreendermos que numa discussão não existe vencedor nunca existe vencedor em qualquer discussão pode até convencer mas não há vencedor não é possível servir a dois senhores ou vocês podem ser feliz ou escolhe não dá para conciliar os dois ser feliz é uma vivência do amor na sua dimensão paternal Maternal filial de irmãos é desenvolver o amor na dimensão das relações com quem amamos mas com aqueles que nós não amamos tanto nós vamos buscar um compaixão misericórdia seguindo a lei e misericórdia divina aprendendo desenvolvendo afinidade nas novas encarnações porque nós encarnamos com quem a gente não afiniza muito para que para cumprir a lei de afinidade para buscar desenvolver afinidade e como
vina aprendendo desenvolvendo afinidade nas novas encarnações porque nós encarnamos com quem a gente não afiniza muito para que para cumprir a lei de afinidade para buscar desenvolver afinidade e como respeitar as diferentes opiniões as perspectivas e sentimentos existentes na família como é que eu tando dentro dessa família eu posso respeitar tudo isso né perspectivas dos outros sentimentos dos outros em relação aos meus sentimentos as mesmas perspectivas naquela família que está ali naquele momento nessa existência é a família que me foi constituída a família onde eu construí como respeitar tudo isso todas essas no dia a dia todas esses sentimentos tudo que acontece na realidade Numa família o alo respeito passa pelo alto respeito eu só posso respeitar a lei de liberdade no outro seu respeito também em mim porque quando nós queremos estar mudando o outro isso é uma ilusão de controle porque eu estou vazio de mim mesmo Nenhum de nós reencarnamos para mudar o outro é a semelhança da flor quando ela produz um perfume ela produz pensando em quem nela consequentemente existe a le sociedade de fraternidade de solidariedade ela ao produzir o perfume se perfumar Ela está na lei de sociedade junto com o irmão vento a irmã brisa e vai pegar aquele perfume e vai espargir na família Principalmente eu vou estar Primeiro me abastecendo sabendo o seguinte que não ninguém reencarnou para mudar o seu semelhante quem não for mudar a nós mesmo agora através da sua conduta da sua mudança você vai estar convidando ao outro se tiver aberto também a sua mudança por exemplo há um tempo atrás uma instituição de nós somos voluntários uma instituição no meio de um núcleo muito sócio carente em todos os aspectos sociocultural uma instituição né uma instituição Espírita e Paulo no tempo atrás chegou uma jovem completamente a ler a torcida o que o pai alcoólatra e os conflitos de ordem familiar muito intenso e ela foi acolhida pela instituição passou pelo diálogo fraterno depois o atendimento
egou uma jovem completamente a ler a torcida o que o pai alcoólatra e os conflitos de ordem familiar muito intenso e ela foi acolhida pela instituição passou pelo diálogo fraterno depois o atendimento fraterno que isso é fundamental na casa Espírita e ela foi orientada participar das reuniões de estudo depois as reuniões também doutrinárias e logo depois a equipe lá na Instituição tem uma equipe que faz o Evangelho no Lar e a partir daí ela então quis implantar o Evangelho no Lar em casa ela fez todo aqueles conhece como realmente deve ser de uma forma que a casa Espírita oferece e ela dizendo o seguinte todas as vezes que ela ia fazer o Evangelho no Lar era justamente Aquele momento que o pai chegava todo alterado quebrando o barraco brigando o irmão chegava drogado o que que ela fez ela consciente do benefício que tem o Evangelho no Lar e que a mudança passaria por ela ela passou a fazer o Evangelho no Lar em outros momentos e ao mesmo tempo ela foi também ela colocava água para ser beneficiada né ali foi edificada e ela colocavam de todo mundo fazia o uso da água em comum e a partir da mudança de comportamento dela a mãe começou a ver diferença porque ela batia de frente com a mãe dizendo que a mãe era conivente que a mãe deveria separado o marido aquela situação e com isso ela deixou de bater de frente com a mãe tocando o Primeiro em si e o que acontece a mãe se interessou também foi para casa Espírita A mãe indo para casa Espírita foi mudando toda a ambiência o que aconteceu logo depois o esposo que é o pai e depois veio o irmão hoje ela é uma trabalhadora na casa Espírita E aí nós vamos entender o que está no Evangelho o pouco de fermento levada toda massa Qual a melhor forma de ajudar alguém primeiro nos ajudando o objetivo do Lar deve ser a harmonia sempre tendo momentos de desarmonia aí nós vamos ver que isso é normal tento ou comum dentro da nossa da nossa condição planetária mas o objetivo Nobre é a harmonia se nosso objetivo é não ter momentos de desarmonia nós vamos sentir
nia aí nós vamos ver que isso é normal tento ou comum dentro da nossa da nossa condição planetária mas o objetivo Nobre é a harmonia se nosso objetivo é não ter momentos de desarmonia nós vamos sentir que a nossa família não está progredindo e não é isso uma corneta trazendo Exatamente isso o objetivo é harmonia e tinha muita desarmonia com o trabalho que foi feito pela filha que iniciou os momentos de desarmonia foram e toda a família de alguma forma ela tem conflito o conflito ele é amigo é inimigo conflito é um convite a mudança agora está conflitado é patológico Então a partir do momento que nós nos conscientizamos de nós mesmo quem tem mais dá para quem tem menos é uma lei da física então diante doente Amado está agindo indevidamente é importante separar a pessoa que nós amamos da atitude que não amamos isso desde a relação conjugal vez também da relação Pais e Filhos e quando eu consigo separar a pessoa e desenvolva um diálogo fraterno diálogo amoroso vou chegar em momento oportuno e dizer olha eu amo você filho não amo essa atitude que você está tendo como eu posso lhe ajudar então quando nós percebemos o conflito eu acolhemos de uma forma amorosa é responsável nós vamos escolher até o momento para que nós possamos estar fazendo a colocação mas de tal forma que é uma colocação sabendo separar a pessoa que nós amamos da atitude que nós não amamos e também nós devemos respeitar o limite das nossas forças no lar pode acontecer que que você vá ter um mau muito maior permanecendo numa relação pode se destruir numa relação então uma menor é de repente vocês Se permitir uma outra vivência Porém isso é uma exceção da exceção da existe um convite para que nós possamos compreender e a doutrina espírita esclarece para nós que nós reencarnamos exatamente pessoas que nós ajudamos a e por deste caminho a nossa responsabilidade para ter um lar feliz é compreender que a felicidade no lar não é viver sem desafios felicidade no ar é cada vez sentir que avançamos um pouco mais
damos a e por deste caminho a nossa responsabilidade para ter um lar feliz é compreender que a felicidade no lar não é viver sem desafios felicidade no ar é cada vez sentir que avançamos um pouco mais permanecer uma mensagem maravilhosa aquela jovem que faz tanto transtorno que quando você casou a pessoa que casou com a princesa é a mesma jovem que em outra Encarnação você foi o principal fator pela naturalmente ela tem a sua responsabilidade o jovem que era um príncipe hoje deseducado é aquele que hoje está sendo convidado a reparar para educar-se nós estamos exatamente na família e é o convite da reeducação é uma educação amorosa função do Lar um planeta de expiação em prova provas é a reeducação é a Educação do Ser então que não seja o limite de nossas forças uma desculpa para com qualquer situação a gente já começar a criar aqueles argumentos que são muitas vezes é Góticos para separar a felicidade no lar é superar os desafios certo levando em consideração o limite das forças na realidade de vergir vai existir em qualquer relação dentro da família fora da família no nosso trabalho a gente vai ter divergências porque nós somos únicos agora partir para uma discussão entre outras coisas vai depender de cada um de nós do nosso conhecimento nosso conhecimento Então divergir faz parte e faz a gente crescer dentro de uma relação a Flaviana tem mais pergunta tenho várias uma delas você já começou a responder que se um dos membros da família pratica violência psicológica contra os outros é possível perdoá-lo mas não mais conviver com ele nesta vida a violência psicológica na violência física são fatores agravantes que não dá no coletivo aqui para dimensionar e dizer ela pode fazer isso mas é preciso observar exatamente até onde tá indo se é possível isso seria radicado é uma situação que vai certamente trazer transtornos para muito com certeza e para chegar nesse ponto alguma coisa foi negligenciada antes então como surge o conflito primeiro da imposição do ponto de vista de um sobre o outro
tamente trazer transtornos para muito com certeza e para chegar nesse ponto alguma coisa foi negligenciada antes então como surge o conflito primeiro da imposição do ponto de vista de um sobre o outro agora Como nós vamos agir diante dessa imposição eu posso agir com uma pseudo humildade eu não falo nada mas por dentro Eu fico remoendo e chega o momento em que isso vai de tal forma não crescendo dentro de nós que aí quando menos espera eu entro na agressividade Então sai da passividade para uma reatividade E aí onde o conflito torna-se muito mais intenso Então como buscar resolver então primeiro você saber separar você percebe a imposição do ponto de vista do outro sobre você agora sabendo separar a pessoa da atitude a pessoa você ama é onde você vai estar agora colocando o seu ponto de vista mas com uma flexibilidade que não é porque é o seu ponto de vista a outra pessoa deve Agir igual Mas você vai oferecer o seu ponto de vista e a outra pessoa também aberta a esse a essa mudança porque muitas vezes naquela situação de conflito você está ali oferecendo algo para resolver naquele momento Possivelmente você não vai ter a receptividade mas todos nós oscilamos no momento de reatividade o momento também de serenidade Esse é o melhor momento em que você chegue e separando a pessoa que você ama da atitude que você não ama você vai oferecer para ela uma nova reflexão a sua reflexão mais a dela podem amputar em cedendo Então não é nem o meu pensar nem o pensar do outro mas o meu pensar mais o pensar do outro vai gerar uma terceira solução na terceira via um terceiro encaminhamento a gente chama de resolução conjunta na área da Psicologia aí o que que acontece dentro dessa resolução conjunta Eu sinto que nem eu perdi nem o outro também perdeu mas nós ganhamos embora ambos Abrindo mão do seu próprio ponto de vista porque partindo do princípio que ninguém está com quem está por acaso agora se eu tenho sinceridade de propósito e o outro também então nós vamos chegar essa resolução conjunta aí entra o que o
vista porque partindo do princípio que ninguém está com quem está por acaso agora se eu tenho sinceridade de propósito e o outro também então nós vamos chegar essa resolução conjunta aí entra o que o Saulo colocou do Mal maior o mal menor então quando o outro mantém resistente a não mudança e quer manter na agressividade seja ela qual for eu não tenho como mudá-lo mas eu vou estar buscando eu mudar como eu quero estar diante do que está acontecendo aí onde inclusive muitas vezes a separação do casal do Mal maior é um mal menor não deixa isso é um mal mas é um mal menor então é importante que nós buscamos tomar atitudes agora muitas vezes nós confundimos na maioria das vezes o casamento que é uma instituição com a qualidade de relacionamento o casamento não se questiona vamos ver uma pessoa que já tá no quinto casamento casado ele quer estar no quinto ele só vai se dar conta que o problema não é o casamento é ele no casamento da mesma forma a pessoa que não para emprego nenhum problema não é do trabalho é eu no trabalho então quando eu tenho esta leitura tem um livro muito interessante da editora espiritual relacionamento familiar saudade relacionamento Pais e Filhos é uma série voltada para família então quando eu passo até essa leitura eu não vou questionar separação porque vai ou você muda nós nos separamos pronto então vamos separar agora é diferente você quer separar de mim não não quero separar de você eu quero qualidade de vida eu quero a qualidade do nosso relacionamento e nós merecemos para isso então quando eu tenho essa percepção eu consigo fazer uma virada de paz eu consigo puxar o nível para melhor de uma forma fraterna e amiga Vale destacar que as leis do nosso país estão em sintonia com as leis Divina nesse âmbito da agressão Qual é o limite de uma agressão nós sabemos que existe obsessão nós espíritos estudamos a questão e o quanto pode ser no momento de descuido um processo intensificado ampliado pelo espírito obsessor e a pessoa corre risco de vida então a questão de preservação
são nós espíritos estudamos a questão e o quanto pode ser no momento de descuido um processo intensificado ampliado pelo espírito obsessor e a pessoa corre risco de vida então a questão de preservação é muito importante nós compreendemos isso porque é da lei do nosso país está em sintonia uma lei divina e cada caso é um caso né então cada um É como diz o ditado cada um sabe o sapato onde aperta onde a pedrinha tá fazendo então é a reflexão dentro de uma religião que a gente tem de buscar uma ajuda ou na sua religião católica seja todos têm né esse atendimento na casa Espírita o atendimento fraterno então é buscar ajuda lá fora enfim e cada um vai saber o seu momento certo de chegar nessa última parte que seria a decisão de uma separação Joana dias ela diz assim nós não devemos ficar preso Aqueles que querem ficar na retaguarda porque nós por nossa vez temos aqueles a Quem Somos convidados a nos alcançar e aqueles que ficaram na retaguarda se decidirem por sua vez poderão nos alcançar então o foco é justamente se a doutrina espírita ela é muito lúcida o nosso compromisso de vida primeiro é conosco é a nossa Responsabilidade agora nós temos a corresponsabilidade numa relação familiar a responsabilidade é de pai e mãe pai e mãe já não é uma opção agora marido e mulher é uma opção então pai e mãe é uma responsabilidade que nós Assumimos antes de reencarnar agora entre a relação marido e mulher nós podemos diante de uma situação em que o mal maior que é uma agressividade é a ponto de está comprometendo a família alguém deve tomar uma decisão sabendo que temos a pergunta como podemos desenvolver as virtudes da aceitação sem sermos passivos diante das adversidades ou animosidades que encontramos em família aceitação é uma ação e aceito é uma atitude ativa não é passivo tá acontecendo é uma atitude do ser que conectando com a lei de permissão com a lei de amor de justiça e caridade e buscando desenvolver essas virtudes essenciais da disciplina da humildade da confiança em Deus
endo é uma atitude do ser que conectando com a lei de permissão com a lei de amor de justiça e caridade e buscando desenvolver essas virtudes essenciais da disciplina da humildade da confiança em Deus compreendendo que ele herdeiro de si mesmo ninguém passa por nada sem ter ali o convite para o desenvolvimento dos valores da Alma ele vai aceitar com consciência ele vai aceitar está vivenciando a conflito está vivenciando uma situação mas ele não é a situação ele não é o conflito e nem precisa viver conflituado aceitar é o primeiro passo para o segundo o próximo que é acolher-se acolher o outro como ele é para o próximo passo que começar a fazer de forma diferente nós tendemos a achar que o amor incondicional e não impõe condição o amor que nos coloca parecendo cantor sertanejo o amor que nos coloca para buscar o outro sem impor condição esse amor e não cria regras para amar essa flexibilidade que não é conivência com o mal tendemos a achar que nós fazemos isso para o outro Mas não é para o é em nós a flexibilidade em nós quando eu digo Fulano não tem jeito eu estou dizendo assim eu sou quando nós dizemos assim aquele grupo lá do Centro Espírita que não acontece isso ele não tem jeito eu estou dizendo eu sou irredutível eu sou inflexível eu imponho condições para acreditar mas não é assim que Jesus deu exemplo Jesus deu exemplo da confiança da aceitação aceitou Judas confiou em Judas mesmo sabendo que ele poderia traí-lo aceitou e confiou em Pedro a pedra aquele que na casa do caminho foi o Esteio mesmo Pedro tendo negado ele três vezes confiou e Tomé mesmo às vezes não acreditando confiou em Saulo confiou em Saulo mesmo Saulo fazendo tudo que estava fazendo então o exemplo de Jesus o modelo é confiança não é uma aceitação de conivência mas uma ação criativa é importante que nós conectemos com essa esse atributo co-criador para criar condições novas nós não criamos só um móvel novo uma cozinha mais planejada um ambiente mais harmônio com as flores nós devemos criar
te que nós conectemos com essa esse atributo co-criador para criar condições novas nós não criamos só um móvel novo uma cozinha mais planejada um ambiente mais harmônio com as flores nós devemos criar novas formas de nos relacionar Ah eu não estou tendo muito diálogo mas eu almoço em casa não não dá porque eu trabalho muito Como assim será que não é possível criar condições de ter refeições familiares será muitas vezes é possível outras talvez não mas sempre a criatividade precisa entrar ali no lar a criar um planejamento para que haja convivência e que o acordar falou inclusive os pais hoje quem está competindo com seu tempo de convivência Quem são os concorrentes da convivência familiar é a rede social é o lazer desnecessário distrações que não agrega nada na sua vida quem são os concorrentes seu com o seu cônjuge e que aí não cria espaços para essa com isso E falando em tecnologia mídias temos uma pergunta diante das novas tecnologias em particular com as redes sociais quais os desafios que os palestrantes identificam para o estabelecimento de diálogos entre pais e filhos em razão do provável facinho que as tecnologias exercem nas novas gerações vocês pensam a sociedade como um todo há uma pergunta do Livro dos Espíritos em que Kardec pergunta por que que a humanidade tem maior dificuldade de evoluir moralmente e enquanto tecnologicamente nós estamos muito à frente nós vamos perceber fazendo um paralelo daquele encontro de Jesus com Maria e Marta então a síndrome de Maria e Marta marta estava presa a fazer são de coisas a superficialidade o Cristo representava na sua presença ali na casa das irmãs de Lázaro como sendo aquilo que é o essencial para nossa vida aquilo que é o fundamental para as nossas vidas e Maria naquele momento ela sabia e soube distinguir com a sua maturidade psicológica e espiritual saber o que que é importante o que que é urgente o que que é superficial e o que que é essencial aquilo que é o essencial é o que Jesus disse não acumulas tesouros
maturidade psicológica e espiritual saber o que que é importante o que que é urgente o que que é superficial e o que que é essencial aquilo que é o essencial é o que Jesus disse não acumulas tesouros onde a traça corrói a ferrugem nós somos todos espíritos aqui de passagem então o essencial aquilo que nós vamos levar ou seja o que que nós vamos nessa vida a vida que levamos e a própria psicologia ela coloca aqui as nossas compulsões a gula o sexo desvairado a compra compulsiva a projeção social a bebida droga Está ocupando o lugar de alguma coisa que nós não estamos nos dando essencialmente então a tecnologia ela está vindo confie muito útil para a humanidade nos tirando daquilo que é o braçal aquilo que antigamente as nossas avós as nossas mães e muitos de nós viemos tu lavar roupa lá no tanque né hoje nós temos a máquina de lavar roupa aquela geladeira que ficava todo jeito tinha que desligar para tirar para fora e perdi Às vezes o que tava dentro hoje nós temos medo de hoje nós somos refrigerador frost free hoje nós temos micro-ondas né hoje nós temos máquina que faz café hoje nós temos essa tecnologia veio para sobrar tempo para que nós viajamos para dentro de nós e desenvolvamos a postura de Maria mas nós estamos substituindo este tempo para estar perto de quem está longe está longe quem está perto então nós temos preenchendo com esse vazio existencial o Facebook o Instagram o WhatsApp outro dia ouviu uma pessoa no WhatsApp que ela falou assim Olha tá vendo olha aqui aquele bandido do meu pai porque ela tá bandida era só bandido ela só postou meu pai já dá todo joinha eu ponho ele não faz nada ela é preferida dele então nós vamos perceber Essas tecnologias que veio como uma concessão divina para que nós possamos viajar para dentro de nós e fazer as nossas mudanças e toda mudança ela é desafiadora pegando a pergunta anterior com esta agora então nós vamos ver o que Jesus diz assim Vinde a mim todos vós que achais sobrecarregado de oprimidos e eu vos aliviarei ir a Jesus é você sabe a sua
iadora pegando a pergunta anterior com esta agora então nós vamos ver o que Jesus diz assim Vinde a mim todos vós que achais sobrecarregado de oprimidos e eu vos aliviarei ir a Jesus é você sabe a sua dor sabe onde dói em você Você sabe qual que é a sua fome porque se nós não souber não estivermos nos ouvindo essa dor vai falar depois no corpo através de doença então quando nós reconhecemos a nossa necessidade e Vamos ao Cristo que é o modelo e dia ou seja o Cristo aí é você estar exercitando no seu dia a dia aquilo que é o melhor que você se ama e quem se ama se dá o melhor isso vai refletir na relação como a esposa vai refletir na relação com meus filhos Então passa primeiro pela percepção O que que está acontecendo comigo por que que eu estou nessa situação o que que essa situação quer me dizer como eu posso me ajudar segundo passo é a reflexão eu começo refletir gente porque eu estou tão conturbado porque eu tô tão mal desse jeito ou então quando eu estiver bem gente eu tô tão feliz porque Outro dia eu ouvi uma companhia dizendo assim olha eu tô tão feliz não vou nem falar nem para ninguém só para você porque pode ser uma coisa muito drástica que vai me acontecer olhem então pelo contrário eu vou agora buscar refletir de uma forma objetiva e positiva da reflexão o que que vem agora eu vou tomar agora a decisão como eu quero hoje construir o meu dia por outro dia eu li um artigo interessante um artista iniciar dizendo assim cada dia uma página em branco para que você possa escrever algo novo reescrever o que não ficou bem então eu tomo uma decisão eu quero ser uma pessoa melhor comigo mesmo que ações eu posso agora está realizando para me ajudar eu vou diminuir o meu Facebook vou diminuir o meu WhatsApp eu vou diminuir todas essas aquilo que me chama a atenção e que me distrai e que eu fico muitas vezes jogando fora o meu tempo de me acolher amorosamente às vezes é uma fuga Olhe para suas dedos da mão quem é destro para mão direita quem é Canhoto para nós Observe seus dedos
e que eu fico muitas vezes jogando fora o meu tempo de me acolher amorosamente às vezes é uma fuga Olhe para suas dedos da mão quem é destro para mão direita quem é Canhoto para nós Observe seus dedos quem é que comanda esses dedos Aonde esse dedo vai apertar no controle remoto da TV ele vai escolher o que quem decide posso escolher aquilo que a ignorância humana ainda está produzindo e eu vou sofrer as consequências os efeitos dessa escolha o dedo na máquina mágica aí eu posso escolher que que eu quero o que que eu quero acessar é minha família que que eu quero acessar é aqui que a ignorância humana ainda produz eu vou ter os reflexos os mesmos dessas imagens essas falas e é produzido muita coisa desnecessária para você viver então escolha nós temos na rede social uma ciência chamada algoritmos para vir falar então se você fica ali 10 15 segundos numa imagem as próximas daqui a pouco você tá carregado de situações Conforme você está acostumando a isso não acostuma só o dedo e a mente se tá acostumando o seu aparelho olha o que a ciência está fazendo conosco antes o vício era só daquilo que eu pensei daquilo que eu tô ainda apegado não é a droga do cigarro A Droga da bebida alcoólica e Outras Drogas mais agora existe uma droga que eu alimento e aí eu começo a ficar no submundo ou no Mundo Paralelo que não é real Joana de anjos tem uma mensagem e fala sobre as futilidades e ela chama o celular de máquina mágica e chama e nos convida a viver a vida real convivência diálogo e como acordar disse essa ciência não veio para nos dominar viver é nosso saber fazer as escolhas fazer o planejamento não se expor tão invasivamente como a gente está se permitindo não se expor ter mais odor mas cuidado tem como você planejar para só sua família ver alguma festa íntima não precisa estar exacerbando toda essa questão da vaidade da exposição cheguem alguém que tá chorando tá triste e fala escuta Vamos tirar uma foto para o Facebook ela já fica alegre feliz é a foto sai diferente do que ela tá passando esse
questão da vaidade da exposição cheguem alguém que tá chorando tá triste e fala escuta Vamos tirar uma foto para o Facebook ela já fica alegre feliz é a foto sai diferente do que ela tá passando esse não é o mundo real mundo real é da convivência o diálogo da afetividade né quase chegando aos momentos finais fazer mais uma pergunta o ouvir o Saber ouvir é uma prerrogativa do Diálogo certo e como saber ouvir o outro e a si próprio para isso Deus nos deu duas bocas e um ouvido não foi aí ao contrário isso para que para ouvir mais e falar não mas a gente fala mesmo mas complica então para ouvir mais e falar de forma amorosa e mais acertar não é então o ouvir ela é fundamental Jesus por Excelência nos deu este exemplo E todas as vezes que ele ouvia alguém ele adentrava suas dores Joana diante coloca isso no livro Jesus é a atualidade então Jesus ouvia aquilo que além daquilo que nós estávamos falando Porque existe aquilo que está contido e não Manifesto existe aquilo que está manifesto que muitas vezes não vai ao encontro daquilo que está continua ou seja Jesus Diante daquele rapaz que ele convidou para o ajudar na difusão do evangelho e senhor deixar primeiro ir lá enterrar meu pai Jesus já se deixar aos mortos o cuidado de enterrar seus mortos por quê no fundo eu rapaz não queria não era enterrar o pai estava interessado naquilo que era a herança do Pai então quando nós ouvimos nós ouvimos muitas vezes sem falar nada a mãe às vezes passa a ver o filho Joãozinho meu amor tá tudo bem Ô mãe a senhora pode me ouvir Quem falou para ela que tinha alguma situação então nós somos intuídos quando nós estamos nessa postura de ouvir é uma arte amorosa primeiro ouvir quem a nós mesmo porque às vezes nós ficamos buscando coisas fora Para não ouvir a nossa própria dor a nossa própria necessidade Então tem um pensamento que diz assim o que que é que você vê em você que você não quer ver O que que você está ouvindo em você que você não quer ouvir então muitas vezes nós estamos num
a necessidade Então tem um pensamento que diz assim o que que é que você vê em você que você não quer ver O que que você está ouvindo em você que você não quer ouvir então muitas vezes nós estamos num clamor interno pedindo ajuda de nós mesmos e às vezes nós estamos negando elegando aí dentro vários fatores um fato é que quando eu não me dou quando eu não desenvolvo o autores respeito alto valorização Como eu posso fazer isso ao outro então ouvir primeiro passa nós nos acolher e a partir daí nós vamos também ouvir o outro sabendo que nós não temos como mudar o outro vamos pegar um exemplo uma referência maior quando só que o que eu sei é que nada sei porque porque quando o oráculo apitonisa disse para ele que sabe era o homem mais sábio da Grécia ele saiu perguntando as pessoas e todo mundo tinha a resposta para tudo Sócrates percebeu que ele não tinha resposta para tudo então ele passou a chover mais porque o que eu sei é uma gota d'água que eu não sei é um oceano então quando nós ficamos nesse AFAM de dar receita para o outro nós nos distanciamos de nós mesmos Às vezes a gente eu também tá vendo olha porque tá dando errado para você você não me ouve eu te conheço para o seu jeito eu sei onde que você tá fazendo agora quando nós ouvimos como Cristo ouviu por exemplo diante da mulher carente afetivamente ali estava ali a multidão E aqueles doutores da Lei criando uma cilada porque o Senhor esta mulher foi apanhado em Adultério então saber ouvir essa besteira e contexto então ali ela foi apanhado até diz a lei que devemos apedrejá-la isso é texto é contexto é texto Qual é o contexto ela estava adulterando sozinha a lei não é para todos Cadê o adúltero então demonstrava que a lei era machista portanto Jesus não se adentrou a essa questão porque qual era o mais importante ali a mulher carente agora ela sabia ou não que ela seria apedrejada sabia Por que que ela fez tamanha a sede da sua alma então naquele momento o que que Jesus faz aquele que tiver sem nenhum pecado
e ali a mulher carente agora ela sabia ou não que ela seria apedrejada sabia Por que que ela fez tamanha a sede da sua alma então naquele momento o que que Jesus faz aquele que tiver sem nenhum pecado olha ele ouviu cada um que estava com uma pedra tinha um conflito interno por isso que ele pergunta aquilo que tivesse sem nenhum pecado atire a primeira pedra ou seja quem não precisar de indulgência quem não precisar de perdão Quem não tiver alguma ferida na alma que está gritando dentro de si atire a primeira pedra aí depois veja ele além dele lançar a pergunta para que cada um pudesse se ouvir e se perceber ele passa agora escreveu os predicados menos feliz de cada um mas ele falou de quem olha a ética Olha aí a descrição porque Nenhum de Nós temos o direito de enfiar a ferida o dedo na ferida do próximo E logo depois ele volta para quem Para mulher e ele pergunta Cadê os que lhe acusavam ele sabia ou não então para quem que ele perguntou para que ela pudesse se ouvir naquele momento a sua carência é como se ele perguntasse é no outro que você vai se encontrar minha filha depois ele diz eu também não lhe condeno eu a consciência então quando nós estamos bem centrado na nossa consciência nós vamos saber ouvir o outro que nós estamos nos ouvindo e quem que ele via ali ele viu uma pecadora uma adúltera ou ele viu uma futura dirigente de uma galáxia ou ele via alguém como ele também e trazia um potencial de um Cristo interno então quando nós nos ouvimos nós vamos ouvir o outro serenidade nós podemos buscar na imagem de uma criancinha na sala se movendo Observe que a criança para ela ela é o centro do universo tudo deve para ela ter em torno para satisfazer ela não tem essa percepção do ambiente ela vai crescendo e vai aos poucos aprendendo não só a receber como a doar vai crescendo e vai aprendendo a compartilhar vai aprendendo socializando a viver também para dissolver ali o seu interesse somente para o espírito na infância moral ele só quer receber e muitos ainda estão encarnados querendo que o universo
lhar vai aprendendo socializando a viver também para dissolver ali o seu interesse somente para o espírito na infância moral ele só quer receber e muitos ainda estão encarnados querendo que o universo satisfaça principalmente os sentidos físicos ele quer as sensações para si que é curtir tudo que é que todos o atendam quer que a vida lhe atenda como se o universo deve se atendê-lo mas não é assim que funciona a vida nos Abas desce para que nós possamos também fazer o mesmo o convite é para que nós possamos utilizar inclusive os sentidos físicos para ir além não só receber o som que nós estamos ouvindo agora nós estamos filtrando vários sons para ouvir a voz existe inúmeros sons Às vezes a pessoa vai num parque e ela não ouve o som mas não é Só Ouvir para usufruir do som do Parque o que que os seus ouvidos estão doando Qual que é a energia que seu ouvido lhe permite como um veículo do espírito acessar dentro de você o que que você vai deixar naquele par Qual o olhar que você dá o seu olhar é só de receber a beleza das flores a beleza da natureza ou você está ali também doando um olhar que alimente as plantas você pode chegar num ambiente que tem uma planta se você não for seca Pimenteira porque você vai doar o que ele né Você pode conversar com a planta tipo Xavier não fazia isso ele não olhava usufruir como ele fazia o mesmo com a natureza o ouvir parte desse ouvir todas as energias todas as os sentimentos buscar esse sentimento nas nossas mais desafiantes nos mais desafiantes experiências ouvir o que que essa experiência está me convidando Qual é a virtude que vai amenizar e vai permitir que eu encontre um outro caminho ouvir com oração ouvir com o sentimento ouvir com o coração ouvir com o sentimento sair do egoísmo para o altruísmo sair do só receber para começar a doar-se doando primeiramente a si e ao próximo como a si mesmo eu vou começar a sair daqui hoje eu vou começar a ouvir outras coisas e vou dar meu ouvido para você vou querer ouvir você eu quero doar o
oar-se doando primeiramente a si e ao próximo como a si mesmo eu vou começar a sair daqui hoje eu vou começar a ouvir outras coisas e vou dar meu ouvido para você vou querer ouvir você eu quero doar o meu ouvido aqui que vai alcançar o meu coração o meu sentimento realmente quer ouvir você mas porque o meu porque eu também tenho os momentos na minha vida e eu perco a voz não posso mais infelizmente nosso tempo infelizmente ali não já temos daqui a pouco a gente tem uma outra palestra dos meninos ainda mais também estão chegando infelizmente a gente agradece a vocês dois gostarem aqui lições passamos aprendizados passaram da família que constituíram que a gente conhece lá do Mato Grosso e pensando de que a família é a célula Mater da sociedade então a gente que constitui que constituiu o que vem de família a gente tem que pensar muito nessas famílias porque são os nossos filhos são os nossos netos e os nossos netos estão chegando e que não estarão continuidade a Essa sociedade e ela vai ser aquilo que eles fizerem dela e eles farão nela aquilo que nós estamos passando e ensinamos para eles cada um tem a sua história cada um traz a sua maneira de ser e de constituir mas a responsabilidade como pais educadores de uma família educadores de filhos é muito grande e isso não será cobrado Então vamos pensar em tudo que a gente está passando na Constituição e da criação dessas crianças e deste jovens e em relação a questão da das mídias sociais a gente precisa colocar limites na nossa menina obrigado gente obrigada a todos vocês estão conosco a luz e o vermelho já sentou Flaviana obrigada gente Obrigada Saulo obrigado pela mais maluco é porque eu já tô pensando na Maísa que tá chegando né Cris agradecer a todos vocês que nos acompanharam pessoal aqui do chat o Vitor Almeida Angélica o Marcondes e outros aqui que nos acompanharam um abraço grande a vocês vamos fazer uma breve prece só você pode fazer vamos orar Jesus o teu olhar nos traz tanta paz só ele é capaz de nos dar direção
o Marcondes e outros aqui que nos acompanharam um abraço grande a vocês vamos fazer uma breve prece só você pode fazer vamos orar Jesus o teu olhar nos traz tanta paz só ele é capaz de nos dar direção a tua voz desata os nós que trazemos em nossos corações o mestre de amor meigo Rabi sol de nossas almas tocamos que abasteça nos de força dos valores e das virtudes que vão ser as lamparinas de Deus na Terra ajude nos mestre ampliar O discernimento para que com Lucidez possamos fazer as escolhas e nos trarão a felicidade tudo mais pode não ser acrescentado se os nossos esforços sintonizarem o seu convite amoroso e com seu projeto de iluminação de nosso querido planeta tchau encerrar as atividades deste momento possamos compreender esse convite do seu amor e seguimos protegendo frutos afrodescer no seu amor e na sua paz assim seja obrigada obrigada a todos vocês que a família comunhão está em festa e temos as barraquinhas lá fora e lá que a Maísa
Vídeos relacionados
Mayse Braga | QUANDO O AMOR ADOECE: SUPERAR A DOR E CONSTRUIR RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS E DURADOUROS
Comunhão Espírita de Brasília · Mayse Braga
Conversando com Mayse | #141 - O AMOR É UM GRANDE LAÇO, MAS NÃO PODE ENFORCAR
Comunhão Espírita de Brasília · Mayse Braga, Waleska Maux, Leandro Carraro
O TEMPO DE CADA UM - Luciene Silveira (PALESTRA ESPÍRITA)
Comunhão Espírita de Brasília · Luciene Silveira
Conversando com Mayse | #211 - A VERDADEIRA FAMÍLIA
Comunhão Espírita de Brasília · Mayse Braga, Waleska Maux, Leandro Carraro
Conversando com Mayse | #122 - VISITAS INDESEJADAS - Mayse Braga
Comunhão Espírita de Brasília · Mayse Braga, Leandro Carraro, Waleska Maux
Conversando com Mayse | #210 - CONSCIÊNCIA
Comunhão Espírita de Brasília · Mayse Braga, Waleska Maux, Leandro Carraro
Conversando com Mayse | #132 - A VIDA COMO ELA É! - Mayse Braga
Comunhão Espírita de Brasília · Mayse Braga, Waleska Maux, Leandro Carraro
Conversando com Mayse | #189 - OS MANSOS HERDARÃO A TERRA?
Comunhão Espírita de Brasília · Mayse Braga, Waleska Maux, Leandro Carraro